Fonte da Imagem: Pinterest

Moisés estava morto, e agora Josué iria liderar o povo de Deus à terra prometida. Os israelitas acamparam ao lado do rio Jordão, prestes a conquistar Jericó. Com a promessa da presença de Deus e o poder para tomar Canaã nas mãos, Josué mandou dois homens para espionar Jericó, uma grande cidade com muros largos e fortificados. Era uma cidade muito perversa, cheia de sensualidade e idolatria e digna de completa destruição (Dt. 20.17).

Os dois espias entraram na cidade e encontraram um lugar para se hospedar durante a noite em uma casa construída em cima do muro da cidade. Esta não era uma casa qualquer, era a casa de uma prostituta chamada Raabe, um reflexo da própria cidade. Assim que os homens chegaram, mensageiros do rei de Jericó logo apareceram às portas de Raabe ordenando que os espias saíssem. Raabe rapidamente os escondeu em seu terraço embaixo de talos de linho seco. Ela disse aos mensageiros que de fato dois homens apareceram, mas que ela não sabia de onde eles vinham. Ela lhes informou que eles foram embora à noite, pouco antes de os portões se fecharem, mas que se eles corressem, ainda poderiam de alcançá-los.

Raabe cometeu traição ao esconder os inimigos e mentir para o seu rei. Porquê essa mulher, que tinha um estilo de vida tão pecaminoso, fez isso?

Certamente, Raabe notou instantaneamente que aqueles homens não eram como seus típicos visitantes, é bem provável que eles a tenham tratado de maneira bondosa, com dignidade e respeito! Para ela,  essa era uma questão de vida ou morte, mas ia muito além disso! Aqui vemos o início da fé em sua vida. Essas são suas confissões: “Todos os moradores da terra estão desmaiados” e “desmaiou-nos o coração…” (Josué 2.9-11).

Ela confessou que o Senhor é Deus nos céus e na terra. Ela creu e agiu como tal imediatamente, escondendo os espias e os protegendo do rei. Ela não compreendia completamente o que estava acontecendo e provavelmente estava com medo, mas para que executasse aquele plano ousado, ela provavelmente teve muita fé.

Depois de conversar com os espias, ela lhes rogou que fossem bondosos para com ela e sua família quando voltassem para destruir Jericó. Os espias prometeram que iriam agir com bondade e honestidade para com ela, mas que ela precisaria deixar um cordão escarlate pendurado em sua janela. Raabe prometeu àqueles homens que não contaria a ninguém sobre o seu plano, ela creu em suas palavras e lhes ajudou a escapar usando o cordão escarlate para descer o muro da cidade. O cordão ficaria fixo na janela como um sinal de sua fé, assim como de sua libertação.

Com a surpreendente queda da cidade de Jericó, Raabe e sua família tiveram a vida poupada. A Bíblia recorda seu ato heróico de fé, “…e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó” (Josué 6.25). Assim, Josué acolheu aquela mulher com seu passado sórdido, dentro do pacto da comunidade de Israel.

Mas este não é o fim do legado de Raabe. Na genealogia de Jesus, em Mateus 1, apenas cinco mulheres são mencionadas, e Raabe é uma delas! Que maravilhoso testemunho de graça! Cristo não veio para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento. Raabe e seu estilo de vida pecaminoso magnificam o trabalho unilateral e a misericórdia de Deus. Ela não fez nada para merecer o favor de Deus, muito pelo contrário!

Em nossas vidas acontece o mesmo, não podemos ganhar o favor de Deus devido às nossas próprias obras, pela forma como nos sentimos ou mesmo pelo que evocamos. Salvação é apenas pela graça!

O legado de Raabe é registrado novamente em Hebreus 11.31. Lá ela é listada no hall da fé, pois creu e recebeu os espias com paz. Tiago 2.25 também menciona a fé e as obras de Raabe para provar que a fé sem obras é morta. Raabe é um poderoso exemplo da graça de Deus revelada a uma alma improvável, uma prostituta.

Enquanto Jesus ensinava na Terra, Ele advertia os fariseus que os publicanos e as prostitutas entrariam no céu antes deles. Será que nós depositamos toda a nossa confiança para a Salvação somente na Graça? Somente pela Fé? Somente em Cristo? Ou estamos apostando secretamente em nossa educação religiosa ou em nossa vida moralmente decente?

Estamos dispostos a receber e a verdadeiramente aceitar “forasteiros” em nosso meio, mesmo aqueles com um passado desprezível? Ou nos aproximamos apenas daqueles que são exatamente como nós e olhamos de cima para baixo para “aqueles outros”?

Nossa fé é acompanhada por obras?

Raabe, em todos os aspectos, deveria ter morrido na destruição de Jericó, porque Deus havia ordenado que aquela cidade perversa fosse eliminada da face da Terra. Mas, por seu grande amor e misericórdia, Deus redimiu Raabe de uma casa de prostitutas para o hall da fé.

Ele é o mesmo Deus hoje. Clame por Ele, Ele é fiel e jamais o lançará fora.

_______________
*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de julho/agosto de 2016) , traduzido com permissão do editor.

**Jennifer Kuivenhoven é esposa de pastor, mãe e dona de casa. Ela vive e
serve ao lado do seu marido, Maarten, em Grand Rapids, Michigan, nos Estados Unidos, onde o seu marido é pastor na Heritage Netherlands Reformed Congregation.

*** Tradução: Adriana Botelho. Revisão: Flávia Silveira