aPor que Jesus teve que voltar ao céu depois que ressuscitou dos mortos? Não teria sido melhor Ele ter ficado na terra? Não teria sido melhor Ele ter ficado aqui para governar e ajudar o seu povo? Não, crianças, pode parecer que isso teria sido melhor, e é bom que vocês queiram que Jesus esteja perto de vocês, mas Deus sabe muito melhor do que nós o que é bom para nós.

Jesus terminou Sua obra nesta terra e estava pronto para voltar ao Seu amado Pai no céu. Jesus sofreu muito durante seus 33 anos nesta terra pecaminosa, mas depois Ele pôde entrar na glória: Seu sofrimento terminou e a salvação foi conquistada para o Seu povo. Se quiséssemos manter Jesus na terra para que Ele reinasse sobre seus inimigos, seríamos como os discípulos e as multidões que pensavam que Jesus tinha vindo para estabelecer um reino terreno. Ele já governa o céu e a terra, juntamente com o Seu Pai e o Espírito Santo. Podemos ir a Ele a qualquer momento, através da oração, e Ele prometeu nos ouvir.

Outra razão que Jesus teve para voltar ao céu foi para que o Consolador pudesse vir. Ele mesmo disse isso aos seus discípulos. “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.” (João 16:7). Os discípulos não entenderam nada disso, mas Jesus queria ensiná-los a viver pela fé. Quando Jesus já não estava fisicamente com eles, eles já não podiam mais falar com Ele face a face, mas podiam ir a Ele em oração, confiando que o Jesus que andou com eles nas estradas empoeiradas de Israel era o mesmo agora entronizado no céu com o Pai.

Vocês não devem pensar que isso foi fácil para eles, crianças. Os discípulos tinham acabado de superar o choque da morte e ressurreição de Cristo, e aí, então, Ele diz que deve ir embora! Quão confuso isso deve ter parecido para os discípulos e para os outros filhos de Deus na época. Quantas perguntas, dúvidas e medos eles devem ter tido! Nada estava acontecendo como eles pensavam que seria.

Vocês têm um irmãozinho ou irmãzinha? Vocês já repararam que quando vocês ou seus pais saem da sala e seu irmão ou irmã é deixado sozinho, ele ou ela chora? Psicólogos (pessoas que estudam como a mente funciona) acreditam que o bebê realmente acha que vocês ou seus pais desapareceram, e por isso ele fica com medo. Quando vocês deixam seu irmãozinho ou irmãzinha e vão para outro cômodo da casa, vocês não o esqueceram, nem desapareceram. Quando vocês voltam para a sala, o bebê fica feliz de novo, porque pode vê-los. De certa forma, era assim com os discípulos e amigos de Jesus. Quando ouviram dizer que Jesus estava indo embora para o céu, eles ficaram com medo. Viver sem Jesus? Eles não poderiam suportar isso! Mas, assim como o seu irmãozinho ou irmãzinha, eles não entenderam muito bem que Jesus não ia deixá-los sozinhos. Só porque eles não seriam capazes de ver Jesus com os olhos não significava que Jesus teria desaparecido e nunca mais pensaria neles. Ele amorosamente assegurou-lhes que não os deixaria sozinhos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” João 14:16-18.

Jesus ia para o Pai no céu, mas as três Pessoas da Trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – permaneceriam com os discípulos e amigos de Jesus. Eles tinham que aprender a confiar nEle e viver pela fé. Chega o momento em que os bebês aprendem que só porque vocês saem da sala não significa que os deixaram completamente sozinhos. Eles aprendem que quando choram ou chamam, alguém vem para ajudar. À medida que os pequenos crescem, eles aprendem que está tudo bem quando não podem ver a mamãe ou o papai, porque confiam que eles estão por perto mesmo que não consigam ver ninguém. A fé se parece com isso: acreditar sem ver. E foi exatamente isso que os discípulos tiveram que aprender. Jesus explicou que o Espírito lhes ensinaria tudo o que precisavam aprender: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26. O Espírito Santo não era alguém desconhecido, pois Ele havia vindo da parte do Pai, em nome do Senhor Jesus. Sua tarefa é ensinar os filhos de Deus a respeito de Jesus, a quem amam.

Quando o dia de Pentecostes chegou, os discípulos e amigos de Jesus estavam desnorteados, confusos e com medo? Não, pelo contrário! Eles estavam entusiasmados, e corajosamente proclamaram o evangelho de Jesus Cristo. Eles tinham visto Jesus subir ao céu e ficaram como filhos abandonados – da mesma forma que seus irmãozinhos chorariam ao vê-los sair da sala. Mas, nos poucos dias antes do Pentecostes eles haviam crescido e aprendido muito! Certamente o Espírito Santo estava trabalhando, assim como Jesus havia prometido: Ele estava ensinando-lhes e mostrando-lhes mais e mais sobre o Senhor Jesus. Vocês não acham que esses dias que eles passaram no cenáculo, à espera do Espírito Santo, foram maravilhosos? Atos 1 nos diz que eles “perseveravam unanimes em oração e súplicas” (v. 14). Eles passaram muito tempo em oração, sem dúvida pedindo pelo Consolador a quem Jesus havia prometido. Nos versículos 15 a 22, Pedro começa a falar às pessoas reunidas ali. Podemos ver que o Espírito Santo já havia começado a ensiná-lo, então, ele ensinou os demais. Eles devem ter tido muito o que conversar! Finalmente começaram a juntar tudo que tinha acontecido. Antes, as coisas não tinham feito sentido algum. Agora, o Espírito Santo os ajudava a lembrar do que Jesus havia dito, e isso deu-lhes mais e mais certeza de que Jesus é o Filho de Deus. Eles começaram a entender por que Jesus teve que sofrer e morrer, por que Ele não tinha criado um reino terreno, e por que Ele tinha que voltar para o céu para estar com o Pai.

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.” Atos 2:1-2. Eles não ficaram chocados ou assustados quando isso aconteceu, porque conheciam o Espírito Santo! O Espírito já vinha trabalhando, ensinando-lhes sobre o seu amado Jesus. “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes” – ou seja, o Pentecostes estava acontecendo durante todos os dias desde a Ascensão. Os discípulos estavam orando e conversando, e agora testemunhavam o derramamento do Espírito Santo. Que dia incrível deve ter sido! Os discípulos falavam em línguas diferentes, ensinando as multidões a respeito de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, e muitas pessoas foram salvas.

E quanto a vocês, queridas crianças? Vocês conhecem o Espírito Santo? Ele mora em seus corações? Ele está ensinando a vocês a respeito do Senhor Jesus? Ou Ele é um estranho para vocês? Vocês amam o Senhor Jesus Cristo? Alguma vez vocês já se arrependeram de seus pecados? Se não, vão agora ao Senhor! Peçam ao Espírito Santo para ser o Mestre de vocês também. Peçam-Lhe para entrar em seus corações. Já no Antigo Testamento Deus havia prometido dar o Seu Espírito para aqueles que o pedem: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Ezequiel 36:25-27. Não há maior alegria do que sermos ensinados pelo Espírito Santo, amados pelo Pai, e redimidos pelo Filho.

_____________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Maio/Junho de 2007), traduzido com permissão do editor.

** Estas histórias foram adaptadas do livro “Instructive Anecdotes Illustrative of the Old and New Testaments”, de John Whitecross (Glasgow : Thomas D. Morison ; Londres : Simpkin , Marshall, Hamilton, Kent & Co., n.d).

*** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.