Para nós, cristãos, não há debate acerca de quando a vida começa. Cada vida importa, inclusive as que estão dentro do útero materno. Podemos nos alegrar imensamente desde o primeiro dia da concepção de um bebezinho, e por isso, podemos chorar quando eles se vão também.

Infelizmente, muitas de nós passaram, passam ou passarão por algum tipo de perda dos bebês ainda dentro do útero. Diante dessa dor e situação tão difícil, diversas coisas podem passar pelo nosso coração. Foi pensando nisso e nas dores que já passei ao perder meus filhos que resolvi escrever este texto, na esperança de ajudar às irmãs em Cristo que porventura possam passar pelo mesmo.

Minha intenção é trazer algumas questões que eu e outras famílias cristãs experimentamos ao passar por isso. Minha expectativa é que as famílias em luto possam ser consoladas, e que a igreja do Senhor tenha mais uma ferramenta para ajudar os enlutados.

Lidando Com o Sofrimento

Este é um mundo de dores, e a verdade triste e pouco reconfortante é que, após a queda, nenhum de nós está isento de sofrer. Entretanto, nosso Senhor não quis que ficássemos apenas com essa má notícia. É verdade que o sofrimento de perder um filho ou mais pode ser a maior dor que muitos de nós iremos experimentar. Mas, por maior que seja essa dor, ela não é maior que o nosso Senhor.

Passar por um luto pode ser algo extremamente individual, a depender do nosso coração, nossa estrutura e das circunstâncias acerca da perda. Tudo isso torna a escrita deste texto ainda mais desafiador, pois só Deus conhece cada uma dessas circunstâncias. Entretanto, as verdades que consolam nosso coração são para todos. Por isso, deixe-me começar por elas.

# Deus é quem Ele é…

… E quem é Deus? O Catecismo Maior de Westminster responde na pergunta de número 7:

“Deus é espírito, em si e por si infinito em seu ser, glória, bem-aventurança e perfeição; todo – suficiente, eterno, imutável, insondável,

onipresente, infinito em poder, sabedoria, santidade, justiça, misericórdia e clemência, longânimo e cheio de bondade e verdade.”

Nosso Deus é um Deus grande, mas tão grande que é infinito. Glorioso, tão glorioso que não podemos suportar sua glória. Perfeito em tudo que é e faz. Não foi criado e é em si mesmo suficiente. O próprio tempo não pode contê-lo, pois é eterno e nunca muda. Também não podemos sondá-lo e saber todas as suas razões, mas está em todos os lugares e pode fazer todas as coisas. Seu poder, sabedoria, santidade e justiça são infinitos e não se desprendem da sua bondade, misericórdia e paciência. Esse Deus é em tudo santo e cheio de toda a verdade, sendo Ele mesmo a própria verdade.

Esse mesmo Deus, que não se contradiz em seu ser, é todas essas coisas ao mesmo tempo. Ele cuida de todos os eventos grandes e pequenos do mundo e o faz de maneira bondosa sem se contradizer. Esse Deus grande se relaciona conosco e é nosso Pai, por isso podemos buscar consolo nele.

E o que isso significa para nós quando sofremos?

Por que Deus é soberano, nós somos guiadas por Ele. Nada é por acaso. A sua vida, a de seu filho e a de todos nós é guiada por Ele. Ao mesmo tempo, porque Deus é infinito em sua bondade, essa soberania não se dá de forma sádica, em um Deus que quer nosso mal e quer nos ver sofrer. Não, não é assim que Deus é. Deus é infinito em sua bondade, de forma que nós podemos acreditar que isso faz parte do plano bondoso de Deus. Sendo Ele o doador e mantenedor da vida, você também pode acreditar que seu filho fez parte do plano bondoso de Deus. A vida dessa criança não foi por acaso, e sua morte também não.

Precisamos pedir o auxílio do Senhor para gravar essas verdades no nosso coração. Saber que Deus é soberano e tem em suas mãos o destino do mundo nos permite ter paz mesmo em situações difíceis e nas tragédias da vida. Podemos descansar de nossas lágrimas sabendo que Deus não somente controla tudo, mas faz tudo para o bem dos que amam a Deus. Mesmo as situações aparentemente más são para nosso bem.

É possível que, por causa da dor, não consigamos ver um palmo além da situação. Podemos passar por emoções difíceis e confusas, e chorar um choro aparentemente inconsolável por vezes. Pela condição do nosso coração, talvez precisemos travar uma verdadeira luta interior para acreditar nessas verdades que por vezes podem parecer tão opostas

aos sentimentos agudos e difíceis.

Mas, ao final da luta e do choro, é Deus quem enxuga as lágrimas, consola com sua verdade e sustenta nosso ser. Deus, nosso pai, não nos abandona. Você pode não entender o porquê, mas para o agora basta saber essas verdades eternas.

Foi assim, dia após dia, que Deus me consolou. Foi me apegando ao que eu sabia que podia me apegar e confiando nas verdades bíblicas mesmo quando meus sentimentos me diziam outras coisas. E tenho certeza que a mesma graça abundante que Deus revelou à minha vida está disponível a você através do sangue de Cristo. Meus sentimentos me diziam o contrário do que a Palavra do Senhor dizia e pareciam mais fortes que Deus. Entretanto, tudo isso passou, e o Deus eterno permaneceu.

Por isso, não confie nos seus sentimentos. Leve-os a Cristo, confronte-os com a verdade que não é passageira. Chore, sim. Mas chore aos pés de Cristo, o que é infinitamente melhor. Não se esqueça que Deus é quem Ele é, independente da situação que você esteja passando agora.

Os sofrimentos vêm e vão, e às vezes sentimos que são grandes demais. Não podemos fazer muito sobre isso. Mas, quando o sofrimento vem, onde estaremos? Estaremos confiados na rocha inabalável da Palavra de Deus, e em um Deus muito maior que nossos problemas, ou seremos levados para onde nossos sentimentos quiserem nos levar? Será que o Deus com quem nos relacionamos é o Deus todo-poderoso das escrituras ou é um Deus fraco, mirrado, que nada pode fazer? Essa é a pergunta que deve substituir as muitas outras que por vezes fazemos.  

# Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mt 5.4)

Por vezes, podemos acreditar que o melhor que podemos fazer é engolir o choro e seguir em frente. Podemos até mesmo acreditar que é isso que o Senhor requer de nós. Entretanto, isso não está mais longe da verdade! Nosso Deus não apenas espera que choremos, mas promete nos consolar. Isso deve nos animar. Deus não promete nos dar tudo o que pedimos e oramos, mas nunca nos abandona e promete nos consolar.

Por isso, chore. Mas chore aos pés de Cristo e creia que Ele vai consolar seu coração. Saiba que Ele entende seu sofrimento, pois experimentou o maior sofrimento de todos. Ele sabe o que é sofrer.

# É bom poder contar com irmãos em Cristo

Deus não nos colocou em igrejas por acaso. Ele queria que seu povo vivesse em comunidade e fosse apoio uns para os outros em tempos de dificuldade. Estar na comunhão dos santos é, ou deveria ser, uma fonte de graça em nossas vidas.

De fato, nada além de Cristo pode nos consolar verdadeiramente, e precisamos ter cuidado para não pôr a responsabilidade do nosso consolo nas costas dos nossos irmãos, pois esse é um fardo que nenhum ser humano consegue carregar. Entretanto, existe algo terapêutico em estar entre irmãos, especialmente quando essa companhia nos leva ao Senhor. Cantar cânticos, lembrar-nos da bondade do Senhor, ter com quem chorar… Tudo isso pode ser um bálsamo nas nossas vidas, e, como cristãos, não podemos e não devemos nos esquivar disso.

Sei que, por causa do pecado, a vida em igreja não é perfeita. Nem sempre todos os irmãos terão a delicadeza para lidar com essa situação difícil, e isso pode de fato causar mágoas ao nosso coração. Já passei por isso e inúmeras mulheres com quem já conversei também. Entretanto, pior do que ser ferida pela companhia é não ter companhia nenhuma. Mesmo com as dificuldades por vezes enfrentadas, busque ajuda! Talvez seja necessário, dependendo do seu contexto, escolher bem essa ajuda. Entretanto, não se deixe caminhar sozinha, esse não é o desejo do nosso Senhor.

Por fim, não se esqueça de contar com o auxílio dos pastores, presbíteros e diáconos. Podemos nos surpreender com o que Deus pode fazer ao nosso coração com essa ajuda.

# Tenha paciência e persevere

O luto não é um processo fácil, linear e rápido. Por vezes, gostaríamos que fosse assim. Gostaríamos de colocar uma data no relógio e “seguir em frente”. Mas comumente o que acontece é que sofremos por mais tempo do que gostaríamos, e por vezes nos perguntamos se isso jamais irá passar.

Pode ser frustrante e desanimador, mas tenha paciência e persevere no Senhor. Deus promete nos consolar, e Ele vai fazer isso! Pode não ser da forma como gostaríamos, nem no tempo que gostaríamos, mas Ele sempre cumpre suas promessas.

# Apegue-se a Cristo

Por fim, apegue-se a Cristo. Alimente seu relacionamento com Deus, tenha convicções firmes acerca de quem Ele é, ore e medite na sua Palavra, tenha conversas edificantes. Dessa forma, Ele lhe dará tudo o que você precisa para passar por esse vale. Ele é nosso pastor que nos conduz aos pastos verdejantes.

Eu me perguntava como poderia passar por isso, e pode ser que você também se faça a mesma pergunta. A verdade é que eu não sabia e você também não tem como saber. Mas conhecemos Aquele que sabe, e, ao nos apegar a Ele, sabemos que passaremos pelo vale e chegaremos a um lugar de descanso.

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

(Salmos 23)

_________________________


Cynara de Souza, casada há dois anos com Quésede de Souza, membro da Igreja Presbiteriana Filadélfia em Marabá-PA, dona de casa e Engenheira de Produção.