Vejam como ficaram bonitos.

Eu sou baiana e amo o meu Estado e o meu País, mas estou morando há 9 meses nos EUA devido aos estudos de meu marido. Muitas pessoas me disseram que quando eu viesse para cá, não iria mais querer voltar, que a vida no “primeiro mundo” é incomparável, que as pessoas são mais educadas, a estrutura é melhor, etc. Embora muitas dessas coisas sejam verdade, o nosso País também tem o seu valor. Tenho amado a experiência e tenho aprendido bastante, principalmente com a vida cristocêntrica das pessoas com as quais convivemos – igreja e seminário. Também é muito interessante e enriquecedor ver a influência da herança protestante / puritana na cultura desse povo. Ainda assim, não vejo a hora de podermos voltar para casa. Eu amo o nosso jeito espontâneo, o nosso povo, a nossa comida, o nosso clima, as nossas praias e moooooorro de saudades de tudo isso.

Grávida de 15 semanas, a saudade da comida brasileira aumentou! Já cheguei a sonhar que estava comendo um acarajé, mas também morro de saudades de tomar uma água de côco ao lado do farol da barra, e fico desejando comer um bom cuscuz de milho com ovo, uma deliciosa moqueca de peixe, beiju (tapioca), um bolinho de aipim (mandioca)… hum…

Não dá para achar ingredientes para fazer todas essas coisas aqui, mas já pude experimentar vários desses quitutes mesmo aqui no Michigan. Achei azeite de dendê em um mercado africano aqui em Grand Rapids (quem diria???), Aipim (Mandioca) e Goiabada em um mercado mexicano, uma amiga me enviou polvilho doce e azedo pelo correio, outra amiga trouxe farinha de milho flocada – para cuscuz – do Brasil… então já pude preparar moqueca e até bobó de camarão, aipim frito e cozido, bolo de aipim, beiju (tapioca) e o pão de queijo que vou ensinar a vocês hoje, enfim… estou bem servida (mas ainda faltam o acarajé e a água de côco … rsrs).

Eu sempre amei cozinhar, mas nunca dispensei a praticidade… sempre tinha um pacote de pão de queijo congelado em nossa casa em Salvador, mas nunca havia me aventurado a fazer a massa… até chegar aqui. Cheguei a pesquisar em mercados brasileiros daqui dos EUA na internet, mas os preços são muito altos e o valor do frete é um assalto à mão armada. Vejam um exemplo:

Assim, não me restou alternativa a não ser colocar a mão na massa. Pesquisei por várias receitas e após duas tentativas frustradas finalmente consegui fazer um pão de queijo gostoso, e como uma mulher virtuosa deve ser também prendada, decidi dividir a receita com vocês.

Estavam deliciosos!!!

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  • 50ml de óleo de soja
  • 50ml de água
  • 250g de polvilho azedo
  • ½ colher de sal
  • 1 ovo
  • 250g de queijo Minas (meia cura ou padrão) ralado

Modo de Preparo

  1. leve ao fogo o leite e o óleo até começar a ferver
  2. numa tigela coloque o polvilho e o sal
  3. depois de levantar fervura, coloque a mistura da panela na tigela do polvilho, escaldando-o
  4. quando a massa estiver menos quente, adicione o ovo e o queijo
  5. sove bem a massa até que ela fique uniforme e grudando pouco nas mãos
  6. leve a massa à geladeira por 30 minutos, para que a massa fique firme
  7. retire a massa da geladeira
  8. unte as mãos com óleo e forme bolinhas com a massa, dispondo-as em assadeira untada (eu usei papel manteiga ao invés de untar a bandeja)
  9. leve ao forno pré-aquecido (180o.C) até que os pães de queijo dourem.

Modificações:

Eu dificilmente sigo uma receita à risca… sempre experimento dar um “toque pessoal” então essas são as modificações que fiz:

  • Coloquei Manteiga derretida ao invés de óleo – a mesma quantidade.
  • Misturei polvilho doce com polvilho azedo, em quantidades iguais, pois li na internet que assim você tem a casquinha crocante do polvilho azedo e o meio molinho do polvilho doce.
  • Na minha casa não tinha queijo minas – aqui eu usaria o Quejo Fresco Mexicano, mas nem isso eu tinha na hora – então eu coloquei apenas queijo parmesão ralado e mussarela ralada – creio que você pode escolher o tipo de queijo que mais lhe agrada (acho que provolone deve ficar delicioso), mas se eu tivesse acesso ao queijo minas eu o usaria misturando com um pouco de queijo parmesão ralado – você pode também colocar um cubo de mussarela no meio da bolinha… vai ser uma deliciosa surpresa para os seus convidados.

Na verdade essa receita é bem prática e você prepara bem rapidinho. Vale a pena tentar.

Bom Apetite!!!
Com amor,
Flávia Silveira

Tentativa Frustrada: Pão de Queijo de Liquidificador. Eu não Recomendo.

Observação: Há receitas de pão de queijo de liquidificador na internet, e eu tentei uma, mas não deu certo, o pão de queijo não cresceu, mesmo levando fermento na massa, e a massa ficou muito líquida, não dava para fazer bolinhas, então tive que fazer em fôrma de muffin. Descobri depois que não há necessidade de pôr fermento na massa de pão de queijo pois o que faz o pão de quejo crescer é exatamente o ato de escaldar o polvilho. De fato, a diferença é gritante.

Fonte: Site Tudo Gostoso. Nesse site tem um video explicativo que pode tirar as suas dúvidas, mas se alguma dúvida persistir, basta comentar perguntando, ok?