The_Duties_of_Parents__85509_zoomClique AQUI para ver todos os posts dessa série.

A veracidade é muito menos comum no mundo do que nós estamos dispostos a pensar à primeira vista. “A verdade completa e nada além da verdade” é uma regra de ouro que muitos fariam bem se a mantivessem sempre em mente. A mentira e a prevaricação são pecados muito antigos. O Diabo foi o pai deles: ele enganou Eva com uma ousada mentira e desde a queda este é um pecado contra o qual todos os filhos de Eva precisam sempre vigiar.

Pense somente em quanta falsidade e engano existem no mundo! Quanto exagero! Quantas adições são feitas a uma simples história! Quantas coisas são deixadas de fora ou omitidas por não servirem ao interesse daquele que a está contando! Quão poucos há entre nós acerca dos quais podemos dizer que depositamos toda a nossa confiança nas suas palavras, sem hesitar! De fato, os Persas eram sábios em sua geração: um ponto crucial na educação dos seus filhos era que eles deveriam aprender a falar sempre a verdade. Que prova terrível da pecaminosidade humana é o fato de até mesmo ser necessário que mencionemos este ponto!

Leitor, eu gostaria de ressaltar a você o quão frequentemente Deus é chamado, no Antigo Testamento, de O Deus da Verdade. A verdade parece ser especialmente colocada diante de nós como um traço fundamental do caráter Daquele com quem nós nos identificamos. Ele nunca se desvia do reto caminho. Ele abomina a mentira e a hipocrisia. Procure manter estas coisas continuamente diante da mente dos seus filhos. Enfatize a eles, a cada momento, que qualquer coisa a menos do que a verdade é mentira, e que o “fugir do assunto”, o “inventar desculpas” e o exagero são como meio caminho andado na direção do que é falso, e devem ser evitados. Encoraje-os a serem sempre diretos em todas as circunstâncias, e a falarem sempre a verdade, custe o que custar.

Eu realço que você dê toda a atenção a este assunto não somente pelo bem do caráter dos seus filhos neste mundo (embora eu dê o maior valor a isto), mas eu lhe encorajo a ser firme nesta questão principalmente para o seu próprio conforto e assistência em todo o seu relacionamento com eles. Você verá quão grande ajuda é, de fato, poder sempre confiar nas suas palavras. Isso servirá até mesmo para prevenir aquele hábito do encobrimento que, infelizmente, às vezes prevalece entre as crianças. O caráter franco e honesto depende muito do tratamento que os pais dão a esta questão nos dias da sua infância.

2014-08-12

__________________

j-c-ryle-profile2* Esse artigo foi publicado em português originalmente no blog Maçãs de Ouro e re-publicado com autorização da tradutora. Trata-se da tradução de um capítulo do livro “Os Deveres do Pais”.  Observação: Esse livro foi publicado em português pela Editora Letras, porém esse texto não foi tirado da edição em português, é uma tradução independente.

** John Charles Ryle, comumente referido com J.C.Ryle foi um clérigo inglês, e o primeiro bispo da diocese da Igreja da Inglaterra em Liverpool. Ele foi espiritualmente despertado em 1838 enquanto ouvia a leitura de Efésios 2 na igreja e foi ordenado em Winchester em 1842. Ryle ficou muito conhecido por defender a doutrina evangélica da Igreja da Inglaterra contrária ao Anglo catolicismo, por meio de diversos tratados e livretos, chegando a ser reconhecido como um dos lideres da chamada “Baixa Igreja” da Inglaterra. Alem desses tratados, Ryle procurou sempre escrever material para que o povo pudesse compreender as doutrinas cristãs evangélicas, e escrever diversos livros práticos, como “Santidade” , e os “Comentários aos Evangelhos”.

*** Tradução:  Anna Layse Anglada Davis