“O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento. Porque tu o sacerdote, rejeitaste o conhecimento…” (Oséias 4.6)

Fonte da Imagem: igrejacriativaoficial

Somos tentados ao longo da caminhada pastoral a negligenciar o conhecimento, chegando até a pensar que o que já aprendemos nos é suficiente! Suficiente para administrar a igreja, pregar os sermões, dar aulas na Escola Dominical e aconselhar os que nos procuram. Na realidade, alguns de nós, não somente estão satisfeitos com o que já sabem, mas vão além, pensando que já aprenderam tudo o que deveriam saber.

 Ouvi em certa ocasião alguém dizer: “Somos seres em processo”. De fato, os ministros da Palavra são como todos os demais homens, são seres em processo! Não são perfeitos, não sabem de tudo o que deveriam saber! Não estão completamente formados depois que pegam o diploma do seminário! Ainda estamos em um processo de aprendizagem. Reconhecer isso é o primeiro passo para continuarmos aprendendo sobre as doutrinas, sobre o relacionamento humano, sobre a caminhada com Deus, sobre os documentos da igreja e a dinâmica conciliar, sobre como aconselhar os que nos procuram e assim por diante.

Precisamos de oração para que não venhamos a perder o desejo de continuar aprendendo. Infelizmente, é possível perceber que o aprendizado, para alguns nós vem sendo encarado como algo de menor importância. Alguns de nós caímos na tentação de deixarmos de aprender, pois aprender exige esforço, demanda tempo e é exaustivo! É mais fácil e cômodo nos iludirmos com a ideia de que já sabemos tudo ou que já sabemos o suficiente. Somente Deus pode nos despertar e animar para continuarmos aprendendo.

Precisamos de oração para que não venhamos a perder o desejo de continuar aprendendo com a Palavra de Deus! Não há maior fonte de aprendizagem do que a Palavra de Deus. Ela é um manancial de sabedoria que jamais se esgota! A Bíblia dá sabedoria aos símplices, alimenta a mente e o coração. Ela nos desperta para novas lições espirituais na mesma proporção em que esclarece e solidifica aquelas que já conhecemos.

A Bíblia foi preservada por Deus para instrução dos seus filhos, portanto, ela permanece sendo um livro vivo e penetrante. Deus resguardou a Bíblia em todos os ataques malignos porque Ele quer que aprendamos a respeito Dele, bem como da sua vontade através desta fonte que é infalível.

Precisamos nos dedicar mais às Escrituras, a ponto de podermos exclamar como o salmista: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!” (Salmo 119.97).

Precisamos de oração para que não venhamos a perder o desejo de continuar aprendendo com os irmãos que são mais experientes do que nós! Quantos erros poderíamos ter evitado se os mais experientes na fé cristã fossem consultados com maior frequência por nós? Bom, não é possível apontar um número para essa indagação, contudo, estimamos que se fosse possível, o número seria bastante elevado.

O ministério pastoral é muito difícil, todavia, os irmãos mais experientes na fé podem ajudar ensinando os menos experientes. Fazendo-nos ver onde estamos errando, como podemos acertar, ou até mesmo quando devemos nos calar! Os irmãos mais experientes já vivenciaram situações e passaram por caminhos que os mais novos ainda irão vivenciar ou passar, isso os torna professores mais prudentes, e por isso devem ser consultados nas mais diversas situações.

Precisamos de oração para que não venhamos a perder o desejo de aprender com os personagens históricos. A história está repleta de personagens interessantes! Homens e mulheres cujas histórias podem nos ensinar a alcançar o sucesso e a enfrentar os fracassos, que podem nos ajudar a lidar com a oposição e perseguição, bem como o luto e a aflição. Um personagem histórico com o qual creio que todos os pastores podem aprender muito é Ashbel Green Simonton! A biografia de Simonton nos ensina que devemos nos envolver mais nos dilemas sociais que estão ao nosso redor. É nossa responsabilidade como servos de Deus nos posicionarmos biblicamente diante dos grandes dilemas que envolvem a nossa sociedade, e também, sermos mais honestos e frequentes em nosso autoexame.

Precisamos de oração para continuarmos aprendendo, a fim de podermos continuar ensinado à Igreja que Deus nos chamou para pastorear, pois os pastores que caírem na tentação de negligenciarem o conhecimento e de perderem o desejo de aprender, poderão também, em breve, perderem o desejo de ensinar! Contamos com a oração de vocês!

__________________

Alencar Torres da Silva é casado com Lucília e tem duas filhas, Ana Lívia e Alice. É formado como ministro presbiteriano pelo seminário JMC, é pastor da 2ª Igreja presbiteriana de Martinópolis/SP e atual presidente do presbitério de Presidente Prudente.