mother-and-child-paintingOi crianças, Eu costumo escrever todos os dias algumas linhas para a mamãe e para o papai, mas hoje eu pensei em escrever algo para vocês. Outro dia, eu estava fazendo um estudo bíblico sobre filhos, e descobri que a palavra mais comum que Deus usa quando fala sobre filhos é “obediência”. Aqui estão dois versículos do Novo Testamento para vocês: Efésios 6:1 e Colossenses 3:20. Vocês também podem encontrar esta palavra muitas vezes no Antigo Testamento, especialmente no livro de Provérbios. Seja o que for que vocês queiram ser, vocês devem se focar e se esforçar para serem obedientes. Isso não é muito complicado, certo? Significa, simplesmente, fazer o que lhes é dito por Deus, por seus pais, por seus professores, e por outros em posições de autoridade sobre vocês. Mas a obediência não é uma ideia que está na moda ou que seja popular hoje em dia. Na verdade, estamos em perigo de perder todo este conceito em nossas famílias, nossas igrejas e nossa cultura. Então aqui está um rápido resumo do tipo de obediência que Deus requer de vocês, e vamos nos concentrar principalmente em obedecer nossos pais.

  1. Obediência Total: Façam tudo o que seus pais dizem a menos que seja claramente contrário à Palavra de Deus. Sublinhem “em tudo” em Colossenses 3:20.
  2. Obediência Rápida: demorar para obedecer é desobedecer.
  3. Obediência Contente: Não com o rosto carrancudo e espírito ressentido, mas de bom grado e alegremente.
  4. Obediência Inquestionável: Conforme vocês vão ficando mais velhos, pode haver momentos em que peçam uma explicação de por que a mamãe e papai estão pedindo para fazer alguma coisa. Mas esse questionamento não deve nunca ser rebelde ou uma forma de desobediência, mas sim um estímulo à obediência.
  5. Obediência não Vista: Isso significa obedecer, mesmo quando seus pais não estão lá para ver.
  6. Obediência Proativa: Não basta esperar passivamente até que lhes peçam para fazer alguma coisa. Vocês devem ativamente se voluntariar para ajudar, e perguntar de que forma podem obedecer melhor a vossos pais.
  7. Obediência Feliz: Paulo diz que obedecer a nossos pais não é apenas correto, mas também é agradável a Deus (Cl 3:20), isso O alegra. Mas isso nos faz feliz também. O Salmo 1 celebra como uma vida vivida no estudo e prática da Bíblia é a vida mais feliz que podemos ter.
  8. Obediência que Prolonga a Vida: Se nós honramos nossos pais, obedecendo-lhes, Deus promete estender nossa vida (Ex. 20:12). Claro que Deus às vezes sabiamente decide fazer algumas exceções a isso, mas em geral, podemos dizer que as crianças obedientes vivem mais tempo, não só porque seu estilo de vida será mais seguro, mas por causa da bênção de Deus.
  9. Obediência Temporária: Quando é que a obrigação de obedecer a nossos pais termina? Alguns dizem que aos 18 ou 21 anos, ou quando vamos para a faculdade. No entanto, estas são todas normas culturais. A Bíblia aponta para o casamento como o divisor de águas. Embora nunca devemos parar de honrar nossos pais, a obediência sofre uma mudança após o casamento. Nós “deixamos” nossos pais e mães, e nos “unimos” às nossas esposas ou maridos. Embora seja prudente continuar a consultar os nossos pais e procurar a sua bênção sobre nossas decisões, o casamento cria uma nova unidade familiar e um novo centro de autoridade. (O que isso significa para adultos solteiros é outro assunto).
  10. Obediência Reveladora: Seus pais são os representantes de Deus em suas vidas. Ele os designou para governar em Seu nome. O jeito que vocês falam com eles e os ouvem revela como vocês falam e ouvem a Deus. O estado de seus relacionamentos com eles, revela o estado da relação de vocês com Deus.

___________

David Murray* Esse artigo foi originalmente publicado no Blog Head Heard Hand, traduzido e publicado em Português com permissão do autor.

** Dr. David Murray é pastor na Free Reformed Church em Grand Rapids, Michigan e ensina Antigo Testamento a Teologia Prática no Puritan Reformed Theological Seminary na mesma cidade dos EUA. Ele nasceu em Glasgow, Escócia e foi pastor por 12 anos, primeiro em Lochcarron Free Church of Scotland e depois em Stornoway Free Church of Scotland (Continuing). Ele e sua esposa, Shona, têm cinco filhos: Allan, Angus, Joni, Amy e Scot. Ele bloga no Head Heart Hand.

**Tradução: Arielle Pedrosa