woman typing 2De facebook a twitter, de notificações a postagens em blogs, como guardamos o nome santo de Deus? Como podemos representar o Senhor em um mundo que blasfema contra o Seu nome? Essas são perguntas importantes a serem feitas quando nos engajamos no mundo da tecnologia e comunicação digital. Quando nós professamos ser Cristãos, nós somos chamados a representar a Deus para um mundo caído e que está morrendo. Nesse contexto precisamos nos lembrar do terceiro mandamento, que diz, “Não tomará o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não tomará por inocente aquele que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7). Sendo assim, como podemos fazer isso?

Honrar o Seu nome.

Deus revelou o seu nome em todas as páginas da sua Palavra. Pense em Moisés na sarça ardente (Ex. 3):  “EU SOU” Esse nome revela a eterna existência de Deus e sua santidade. Ele está além do tempo e da nossa imaginação fraca. Ele é o eterno e imutável Ser que falou e trouxe o mundo á existência:  “Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17:28).  Somente isso já nos faz responsável pelo uso do nome dEle  no mundo online e digital. Ele não se revela somente como o eterno e imutável supremo Ser e Criador, mas também como o Redentor de pessoas pecaminosas. Nos versos iniciais dos dez mandamentos, ele diz: “EU SOU o Senhor teu Deus  que te tirou da terra do Egito”  Ele é o Yaweh que salva o Seu povo.  Esse nome (Yaweh) reaparece no nascimento de Jesus Cristo em Mt. 1:21:  “e lhe porá o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles”.

Quando nós professamos que somos crentes precisamos fazer o máximo que pudermos para honrar esse nome. Quando fizermos isso precisamos ter uma estimativa correta sobre quem nós somos. Nós somos finitos, tolos e inconstantes, mas o Senhor é eterno, onisciente e imutável. Isso deve nos fazer dar uma pausa no mundo digital , um mundo que geralmente nos entorpece diante da realidade do grande nome do Senhor. As vezes pensamos que podemos navegar anonimamente, mas o mundo virtual também esta sob o controle dEle e de seu olho que tudo vê; isso demanda uma navegação cuidadosa para que não erremos levando o nome de Deus em vão.

Pense antes de postar

A correta estimativa do santo nome de Deus nos faz mais cuidadosos com o que postamos porque faz com que tenhamos conhecimento da nossa responsabilidade para com Ele, em cada palavra que nós falamos – incluindo o que postamos.

Faça essa pergunta a si mesmo: Esse post está glorificando o santo nome de Deus? Quando você está engajado em um debate online sobre alguma questão política, social ou religiosa, você é cuidadoso para guardar o nome de Deus, não somente com o que você escreve mais com a sua atitude? Quando você posta em um blog , o conteúdo da postagem honra o santo nome de Deus? Ele é zeloso pelo Seu nome – até mesmo no mundo virtual.

As tentações apelarão pra você e seus amigos, mas lembre-se que Deus zela pelo nome dEle. Ele vê o que você posta. E por acaso você fica calado quando vê outros tomando o nome de Deus em vão? O Catecismo de Heidelberg (A 99) equipara esse silencio com o pecado contra o nome de Deus e nos aconselha a não nos tornarmos participantes desses horríveis pecados de outros pelo silencio ou conveniência.

Fuja para o nome.

E se nós transgredirmos esse mandamento? E se o nosso post no Facebook  sujar o nome de Deus? Isso continua lá, gravado no mundo digital, compartilhado com amigos que compartilharam com outros. Seu nome está conectado e imortalizado com um erro de uso do nome dEle. Isso é algo sem esperança? Não, lembre-se de que Ele é o Deus que tirou o Israel pecaminoso do Egito. Lembre-se do sangue aspergido nas portas quando Israel fugiu do Egito, aquela noite sombria há tanto tempo atrás apontava para o nome de Jesus que salvou Seu povo dos pecados. Se volte novamente para o nome para ser limpo. Apesar de seus pecados estarem gravados no mundo digital eles podem ser limpos aos olhos de Deus pelo sangue de Cristo , cujo nome significa “ o SENHOR salva!” . Leve ao Senhor a sua representação errada feita online do nome de Deus e encontre restauração e cura nisso. (At 3:6-16)

__________________

kelderman

**Esse artigo foi publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de December/2013) , traduzido com permissão do editor.

Rev. Mark Kelderman atua como deão dos alunos e formação espiritual no Puritan Reformed Theological Seminary.

kuivenhoven

Rev. Maarten Kuivenhoven é pastor na Heritage Netherlands Reformed Congregation of Grand Rapids, Michigan.