Aqui no Norte o amor por peixes é algo que já nasce com a gente, dificilmente você conhecerá alguém que não ame se deliciar com um bom peixe assado ou uma caldeirada. É a opção preferida dos fins de semana, tanto para aqueles que comem nas Peixadas ou para quem prepara o peixe em casa. Pensando nisso hoje vamos fazer o delicioso Tambaqui, um peixe que tem um lugar especial no coração da minha família.

Fonte da imagem: Facebbok @oamazonico

Para começar você pode comprar a banda (metade) de um tambaqui que já venha limpo (o que vai facilitar muito sua vida), uma banda de tamanho médio (30cm), normalmente fornece carne pra 04 pessoas.

Ingredientes

01 banda de tambaqui tratado (existe a opção sem espinhas, custa mais caro mais vale SUPER a pena)

05 limões

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

03 Batatas médias

Preparo:

Corte e esprema 03 limões, passe no peixe como se estivesse lavando-o com esse suco, tempere com sal e pimenta do reino a gosto;

Corte as batatas em rodelas, tempere com sal e azeite, use-as para forrar o fundo do refratário;

Disponha o peixe com a pele virada para baixo sobre as batatas ;

Regue com mais azeite e se quiser acrescente salsinha picadinha;

Leve ao forno por cerca de 50 minutos (vai depender do seu forno e do tamanho do peixe).

Acompanhamentos:

Normalmente servimos acompanhado de 03 itens bem simples:  arroz (ou baião de dois), farofa e vinagrete (faço apenas com tomate, cebola, suco de limão, azeite e uma pitada de sal).

Dica: Divida dois limões em quatro partes, deixe em um pires sobre a mesa (pra quem quiser usar). Esprema sobre o peixe, fica um delícia!