Um nhoque fácil de fazer e delicioso, leva poucos ingredientes e é muito saudável.

Fonte da Imagem: Pinterest

Ingredientes:

  • 400g de cenoura sem casca
  • 250g de batata-doce sem casca
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 gemas
  • ¼ xícara de farinha de rosca
  • ½ xícara de farinha de trigo (aprox)
  • Noz-moscada
  • Azeite
  • Sal

Preparo:

  1. Descasque as cenouras, corte em pedaços. Escolha uma forma, coloque um pedaço de papel manteiga ou alumínio, a ideia é fazer um pacote para proteger a cenoura.
  2. Coloque a cenoura sobre ele, regue com azeite e polvilhe sal. Feche o pacote, mas não completamente e leve para assar por aproximadamente 1h a 220°C até que a ela fique macia.
  3. Cozinhe a batata-doce, elas podem ser assadas ou cozidas no vapor, até ficarem macias.
  4. Assim que as cenouras estiverem macias e frias, coloque-as no processador e bata para obter uma mistura uniforme, então acrescente e a batata-doce e processe rapidamente até ficar lisa.
  5. Se você não tem processador, use o amassador de batatas, começando pela cenoura, amasse bem para não deixar pedaços inteiros e então acrescente e amasse as batatas.
  6. Em uma tigela coloque a mistura processada e fria, adicione sal, noz-moscada, queijo ralado, as gemas, a farinha de rosca e misture bem usando uma espátula.
  7. Comece a colocar a farinha aos poucos, a fim de obter uma massa modelável, evite excesso de farinha.
  8. Para saber se a massa está no ponto, pegue um pequeno pedaço, sobre a bancada enfarinhada, faça um rolinho de 1cm, se você conseguir cortar e modelar sem grudar muito, ela está no ponto.
  9. Modele os nhoques fazendo rolinhos e cortando, acomode-os em uma forma enfarinhada.
  10. Cozimento em àgua: Coloque bastante água em uma panela, adicione sal e aguarde ferver. Coloque os nhoques, não todos de uma só vez, faça aos poucos. Assim que os nhoques boiarem, retire-os com uma escumadeira e reserve em uma panela fechada para que eles fiquem quentinhos. Repita o processo até que todos estejam cozidos. Então é só servir com o molho que você desejar. Eu servi com um molho rústico de tomates delicioso e queijo parmesão.
  11. Cozimento na frigideira:
    Aqueça uma frigideira larga, e se possível, de fundo grosso, adicione manteiga e um fio de azeite de oliva e algumas folhas de sálvia. Então, coloque os nhoques, evitando sobreposição, deixe dourar de um lado e vire, a fim de deixar os o nhoque grelhado por fora e ainda macio por dentro. Finalize com sal, noz-moscada e pimenta! Se necessário, retire da frigideira e repita o processo com o restante.

Fonte da Receita: www.melepimenta.com