Todos os anos, o Portas Abertas publica uma lista com os 50 países mais opressores ao cristianismo. Em 2012, os cinco países onde é mais difícil viver como cristão são:

  1. Coréia do Norte
  2. Afeganistão
  3. Arábia Saudita
  4. Somália
  5. Irã

Como recentemente tivemos o caso do Pastor Iraniano Yousef Nadarkhani, condenado à pena de morte por ter abandonado o Islamismo, vejamos com um pouco mais de detalhes a situaçao dos Cristãos nesse país. As informações abaixo foram retiradas do site do Portas Abertas.

Apesar do Irã ser uma República Teocrática e ter um presidente, quem dita as regras é a elite religiosa dos aiatolás. A religião oficial do país é o islamismo, sendo os xiitas a maioria. Existem pequenas minorias de zoroastras, bahaístas, judeus e cristãos. Mas num país onde são faladas 77 línguas, e metade de sua populaçao é persa, os direitos de cristãos, judeus e outros grupos são até previstos na Constituição, mas na prática tem-se apenas retaliação e perseguição.

O governo do Irã está consciente do crescimento da Igreja nas últimas décadas e, por isso, as restrições e a perseguição têm se multiplicado rapidamente nos últimos anos, especialmente dos jovens que estão mostrando interesse em se converter ao cristianismo. No site Gospelmais encontramos um lista de cristão presos até Fev/2012. Cristãos ativos são interrogados, presos, violentados e até mesmo executados. Os muçulmanos que se convertem ao Cristianismo são constantemente questionados e espancados. A Bíblia pode até ser ensinada ao povo, mas não na lingua oficial do país (persa), e muitas igrejas são monitoradas por visitas de policiais disfarçados. Mas a violência contra cristãos não vem só das autoridades, a própria sociedade também os perseguem negando-lhes empregos, boicotando os seus negócios etc. (Alguém lembrou das cartas do Apóstolo Pedro?)

Aproveitemos a “liberdade” que ainda temos no Brasil e não deixemos de orar pelos que são perseguidos.