victorian ballA leitora pergunta:

“Estou amando essa coluna! Muitas dúvidas estão sendo esclarecidas! Obrigada por estarem sempre nos ensinando! Eu entrei na academia recentemente, e dentre as aulas disponíveis está a de dança, gostaria de saber se vocês acham lícito uma cristã participar desse tipo de aula?” G.L

Mulheres Piedosas responde:

Que bom que você tem gostado!!! Este é o nosso objetivo. Responder dúvidas de irmãs em Cristo, à luz da Palavra, para que a Sua igreja seja edificada e produza frutos para a glória Dele.
Sua pergunta é preciosa porque me levará a outros importantes aspectos no decorrer do texto. Mas, vamos à questão base. É lícito uma cristã fazer aula de dança em academia? Sim. Você pode fazer aula de dança. É uma atividade física que mantém seu corpo saudável, alivia o stress e te dá energia para as atividades cotidianas. Porém, algumas questões devem ser consideradas: Qual é o estilo de dança? Ela é sensual? Envolve contato físico com outros alunos? Qual é o tipo de roupa que você usa durante a aula? Qual é a motivação do seu coração para fazer essas aulas? As respostas a essas perguntas são a chave da questão. A Biblia diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas…Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Co 6:12;19. Portanto, minha irmã, este texto da Bíblia nos revela que você tem a liberdade para fazer todas as coisas, mas nem todas seriam adequadas para uma cristã. Cito o exemplo do estilo de música. Fazer uma aula de Axé ou funk, com músicas que têm letras degradantes, denigrem a imagem da mulher e que possuem palavras torpes, não me soa algo adequado para uma professa em Cristo.

Outra afirmativa importante no texto bíblico é que, optando por realizar algo, que este não domine o seu coração. A premissa aqui é que a atividade deve ser um meio para se alcançar um objetivo (equilíbrio da saúde) e não se tornar um ídolo no seu coração, que te faça dependente e que te leve a buscar coisas vãs (padrão mundano de beleza).

E, por fim, os últimos versículos nos dizem que devemos cuidar do nosso corpo, e aula de dança é um dos meios para isto, porque ele é morada do Espírito Santo. O cristão verdadeiro se preocupa com o espírito E com corpo. Nosso cuidado vem da consciência de que ele não nos pertence. É do próprio Deus, manifestado em nós pelo Espírito Santo. Que privilégio e responsabilidade nós temos de preservar o nosso corpo, não é mesmo?

Diante do mundo caído e da influência que ele tem exercido na vida de muitas irmãs, destaco algumas dicas para quem faz esse tipo de atividade:
– Vestimenta. “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos.” 1 Tm 2:9. A cristã deve ser prudente no seu vestir, inclusive ao realizar atividades físicas que movimentam seu corpo de variadas formas e que, dependendo da roupa, pode expor regiões que não deveriam e chamar atenção de homens para seu corpo. Por isso, opte por uso de top, ao invés de sutiã. Além de ser mais resistente para o impacto físico da aula, não ficará transparente quando você transpirar. Além disso, utilize camisas folgadas e que cubram a região do quadril, para não expor essa área nos movimentos de agachamento, ou alongamento do corpo. Evite também utilizar shortinhos que deixam a mostra as suas coxas.

– Sensualização. “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Rom 6:12-13. O que esse texto quer nos dizer é que nossos corpos não devem servir ao pecado e sim, a Deus. No momento que você escolhe músicas que te levem a dançar sensualmente, ou que você precise dançar com outro homem (como no forró), você e o seu par na dança podem ser levados a pecar em pensamento pelo momento sensual. Além disso, o homem pode cobiçá-la e, assim, adulterar (Mt 5:28). Portanto, escolha bem o tipo de aula para que o seu corpo não te leve ao pecado da sensualidade. Existe uma diversidade de estilos, sapateado, balé, dança de salão, valsa, flamenco, dança country, dança moderna, dentre outras.

Sabemos que somos pecadores e que nossa natureza caída é inclinada para o mal (Rm 3:10-12). Desta forma, siga essas dicas, pratique aula de dança com consciência cristã e exercite seu corpo para a glória de Deus!!!

Que Deus continue direcionando seu coração para buscar Sua vontade!!!

Deixo aqui duas dicas de vídeos interessantes sobre vestimenta e a verdadeira feminilidade cristã que me edificaram muito. Os dois vídeos podem ser achados no nosso blog.

“Moças, como as suas vestes fazem os homens cobiçarem” por Al Martin.

O Sentido Último da Verdadeira Feminilidade” por John Piper

Em Cristo,

Leilane Sena

2015-04-10-1

 

Ps. Se você também gostaria de ver a sua pergunta respondida aqui no blog Mulheres Piedosas, envie-a para mulherespiedosas@gmail.com

_______________

leilane *Leilane é casada com Jairo Sena e mãe do pequeno Caleb. Ela é formada em Fonoaudiologia mas atualmente dedica-se integralmente ao seu lar.