luto_esperanca_consolo_g-4Luto. Quando “perdemos” um ente querido, é muito difícil passar por esse momento demonstrando ao Mundo, que nos observa, que a nossa fé é real e operante. Mesmo quando aquele amado que faleceu pertencia ao Senhor, dificilmente aproveitamos a oportunidade para testemunhar o que de fato cremos sobre a Morte, o Céu e o Inferno! Por outro lado, quando alguém próximo sofre pela morte de algum amado crente, nos calamos, incapazes de dar palavras de esperança, consolo e encorajamento.

Por que isso?

Morrer é lucro, disse o apóstolo Paulo. Hoje, porém, evitamos falar sobre a morte, como se fosse um assunto maldito. A verdade é que devemos meditar com freqüência sobre esse tema para que possamos considerar a fragilidade da vida, mantendo assim os nossos olhos fixos na Eternidade.

É uma vergonha que esses temas sejam considerados como tabus inclusive no meio cristão! Pais não conversam com seus filhos de forma franca sobre o fim de todos os homens e o seu destino eterno fora de Cristo,  e tornam, assim, a mensagem da cruz irrelevante para eles. Nós mesmas tememos a morte e nos agarramos a essa vida como se não tivéssemos fé, como se depois disso fosse o fim.

A verdade é que não estamos preparadas para a realidade da morte por que não estudamos as Escrituras e não meditamos sobre a Glória! 

Nesse pequeno livro “Luto, Esperança e Consolo”, publicado em português pela Vida Nova, há profunda riqueza! O autor Albert Martin escreve como alguém que teve a experiência de perder a pessoa que mais amava, a sua primeira esposa Marylin. Passando por profundo sofrimento, ele se apegou às Escrituras e passou a meditar no que a Palavra de Deus nos revela sobre a morte dos seus santos. “Este livro, portanto, é fruto de sua dor, suas lágrimas, angústias, orações e de seu estudo concentrado da Palavra de Deus”. Em suas próprias palavras: “Eu precisava desesperadamente de clareza e conforto para a minha alma, então, procurava por isso onde sabia que poderia encontrar: nas palavras infalíveis das Sagradas Escrituras e na oração. Pela Graça de Deus, queria desesperadamente estudar e aprender o que significa lamentar a perda de um ente querido em Cristo para a glória de Deus, a fim de poder fazer isso em minha própria vida e compartilhar o que estava aprendendo com outros.”

Desse estudo surgiu uma série de sermões, que por sua vez serviram como ponto de partida para o livro.

Ele aborda as verdades gloriosas que envolvem a morte para os crentes: Somos dotados de perfeição moral, entramos na presença de Cristo, entramos na companhia dos santos, entramos no descanso prometido. Nos ensina a manter cativo o nosso pensamento naquilo que pode nos dar consolo: devemos pensar no que Jesus ganhou com a morte desse seu servo, o que o nosso ente querido ganhou com a sua própria morte, qual é a esperança que todos nós cristãos compartilhamos, quais são os propósitos de Deus em nós através da morte e o que nós ganhamos com isso. Ele conclui o livro com uma palavra de encorajamento para o crente e uma palavra de exortação ao descrente.

Esse livro é pura preciosidade… a leitura dele eleva o nosso pensamento aos céus e nos faz almejar o nosso encontro com o nosso Salvador Jesus Cristo.

Conforme disse o Dr. Joel Beeke: “Al Martin entrelaça ternura pessoal e ensino bíblico neste doce livro de consolo. Ele eleva nossa mente até o céu para que possamos contemplar a glória do Redentor e de sua noiva embelezada. Mas também traz conhecimento e consolo para nossa experiência aqui na terra. Que presente abençoado para dar a um amigo em luto! Compre este livro e o dê de presente, mas se assegure de comprar outro exemplar para você também. Nunca é demais se preparar para o sofrimento de perder um ente querido.”

Não deixe de conferir!
Leia, seja edificada e lembre-se de presenteá-lo aos seus queridos em luto!

Que o Senhor abençoe a sua leitura,
Com amor,
Flávia
citação2014-08-01

______________

*O Pastor Albert N. Martin serviu fielmente ao Senhor  e ao seu povo como Presbítero da Igreja Batista de Trindade de Montville, Nova Jersey por 46 anos, desde a sua fundação em 1967. Mais de trinta anos de experiência pastoral e um evidente dom de pregação fizeram do Pastor Martin um conselheiro e ministro amplamente reconhecido, sendo convidado para pregar em várias conferências. Em 2008, aposentou-se devido a problemas de saúde e se mudou para o Michigan junto com a sua esposa, Dorothy.