Nunca se está imune a desentendimentos no casamento. Mesmo em uma família cristã, que sabe os papeis de cada um dentro do lar — marido, esposa, filhos, pais —, e mesmo sabendo todos os versículos bíblicos de cor, a nossa tendência ao pecado nos faz perder o foco de qual é o objetivo do casamento.

No livro “Casamento Cristocêntrico – Uma Proposta Bíblica para Casamentos em Crise”, lançado em formato ebook — pelo Kindle —, Brayner faz uma exposição da doutrina bíblica do casamento e explica qual a única forma possível de se redimir um casamento em crise: apenas quando o casal se volta para Deus, seu Senhor e Salvador, e, juntos, procuram viver uma vida piedosa.

Esse livro é excelente para “recalibrar” os conceitos dentro do casamento por ser um livro sucinto; ao mesmo tempo, é riquíssimo com citações de grandes nomes como Jay Adams, Gerard Van Groningen, Joel Beeke, Vos Geerhadus e diversos outros autores e pastores. Ele pode ser usado por líderes para instrução sobre o tema.

O livro é dividido em 3 partes. A primeira delas apresenta a visão bíblica da instituição do casamento, a segunda expõe os efeitos nocivos da queda na vida conjugal e a terceira mostra a solução viável para que casais se utilizem da Palavra de Deus na manutenção da vida conjugal saudável.

Na primeira parte, o autor nos leva de volta a Gênesis, contando como Deus criou Eva pela necessidade que Adão tinha de uma auxiliadora, e nos lembra como Deus criou maravilhosamente o casamento para ser uma família (não uma instituição), concedendo a Adão e Eva a herança da Aliança.

“Essa é uma união não apenas de corpos, mas de seres espirituais criados à imagem de Deus. Dessa forma, o vínculo da aliança do casamento deve ser encarado muito mais do que apenas uma união civil entre duas pessoas; deve ser encarado como um relacionamento regulado pelo criador entre duas criaturas que são a coroa de toda sua obra.”

Quando Brayner relembra qual o papel da mulher, não é possível dissociar isso da nossa triste realidade em que os conceitos femininos superam, no coração das mulheres, os mandamentos que Deus requer de seu povo. A mulher foi colocada de forma especial na vida de Adão para o complementar em responsabilidades diferentes; se assim não fosse, Deus poderia ter criado outro homem. Brayner cita Jay Adams dizendo que grandes problemas no casamento, quase sem exceção, vêm de marido e mulher que não desempenham os deveres que a Palavra de Deus exige, mesmo que por vezes tenham “regras” combinadas entre os dois.

Segundo Groningen, citado pelo autor:

“[…] quando Deus disse que faria uma auxiliadora, ele estava dizendo a Adão: ‘Eu darei a você alguém que espelha um outro aspecto da minha imagem. Eu darei a você alguém que ficará ao seu lado, não alguém infinitamente melhor como pessoa, ou que é inferior a você, mas que é igual a você e irá representar-me de uma forma única para você.”

Não há espaço “machista” ou “feminista” no propósito do casamento. “Ele criou a mulher correspondente ao homem, para realizar uma obra que espelha a Sua própria”. Creio que a disputa “homens x mulheres” só existe pela não compreensão bíblica da importância de cada um deles na Bíblia. Deus também trabalha em nós, mulheres, através da bênção da maternidade.

O papel do homem, como líder do lar é discorrido no capítulo 3 relembrando já no primeiro parágrafo os mandatos do homem em encher a Terra, sujeitá-la e de não comer do fruto proibido.

“Ciente de que o homem criado à sua imagem necessitaria de um modelo perfeito de liderança, por causa de suas inerentes limitações, o próprio Deus se propôs a apresentar imagens de seu relacionamento com seu povo, para ensinar os maridos como exercerem uma liderança positiva.”

O marido tem por papel liderar a família como esposo, pai, provedor e mantenedor, sendo a sua “palavra de ordem” o AMOR, conforme é dito em Efésios: “maridos, amem suas esposas”.

“Contudo, essas imagens só podem ser uma realidade na vida de um casal quando o marido é alguém comprometido com Deus, como enfatiza Hernandes Dias Lopes: “É impossível ser um líder sem conhecer a verdade, amar a verdade, viver a verdade e proclamar a verdade. Não podemos dar o que não temos. Não podemos ensinar com autoridade o que não vivemos”

Nas partes 2 e 3 o autor fala de como toda a beleza da criação de Deus foi desorganizada e destruída pela queda e, apenas em Cristo, nosso redentor, podemos resgatar o papel excelente de esposas em auxílio aos nossos maridos, que, com a graça de Deus, serão líderes cada vez mais piedosos em nossos lares.

Recomendo fortemente a leitura.

Em Cristo

Equipe MP