The ProposalDiante de um mundo que tem sido devastado pela revolução sexual, quero compartilhar um fardo em especial com relação às mulheres. Acredito que nós, como mulheres cristãs, podemos contribuir muito para estabelecer um clima no qual os homens são motivados a serem moralmente puros. Ao mesmo tempo, podemos ser o instrumento para a queda moral de qualquer homem.

Há muitos anos, a passagem em Provérbios que fala da mulher com um coração imoral me fez parar para pensar. Ela diz, “porque a muitos feriu e derribou” (Provérbios 7:26a, ARA) [*Nota: Na versão em Inglês da Bíblia – King James Version – esse texto diz: “Muitos homens fortes foram mortos por ela”]. Pense sobre isso: muitos homens – muitos homens fortes – destruídos por uma mulher que não é moralmente pura. Que incrível influência e responsabilidade temos como mulheres cristãs!

Oro para que Deus me faça sábia, prudente e discreta nos meus relacionamentos com os homens. Peço à Deus para fazer de mim uma encorajadora e uma benção para os homens com quem tenho contato, para usar minha vida para edificá-los na sua fé.

Acredito que você compartilha desse desejo em oração.

Princípios de Um Comportamento Edificante

Como pode o seu comportamento ser mais moralmente edificante do que destrutivo? Deixe-me oferecer três verdades-chave.

1. A pureza moral começa no coração. Uma mulher com um coração puro amará os outros com o amor de Cristo – um amor abnegado ao invés de egocêntrico. Esse amor resultará nela vivendo de maneira moral.

2. O que alimentamos em nossas mentes determinará nosso comportamento. Aqueles que desejam ser moralmente puros vão escolher pensar em coisas que são puras. O viver santo seguirá pensamentos santos.

3. Devemos cuidar para não defraudarmos uns aos outros (I Ts 4:6). Defraudar alguém é criar expectativas que não podem ser satisfeitas de forma honrosa. Mulheres podem defraudar os homens ao se vestirem sem modéstia, flertando ou usando palavras lisonjeiras.

Por ser tão fácil defraudar o outro moralmente é que temos a responsabilidade de considerar nosso comportamento e colocar limites. O objetivo é respeitar os casamentos e a moral, tanto os nossos como os dos outros.

Evitando o Comprometimento Moral

O apóstolo Paulo deixou claro que a vontade de Deus para cada crente é que sejamos moralmente puros, que nos abstenhamos de toda forma de imoralidade (I Ts 4:3-8). Num tempo em que o adultério e o divórcio são epidêmicos, temos a obrigação de fazer tudo o que pudermos para fortalecer casamentos e evitar qualquer coisa que possa enfraquecê-los.

Como uma mulher solteira, tento investir em esposas e nos casamentos dos homens à quem sirvo. Eu também estabeleci limites nos meus relacionamentos com homens casados no meu trabalho e na minha vida social que podem parecer extremos para alguns. Tenho gasto muitas horas ajudando pessoas a reconstruírem seus casamentos despedaçados pela infidelidade e eu não quero fazer nada que possa contribuir para tamanha dor.

Mulheres casadas, da mesma forma, deveriam focar em edificar seus próprios casamentos. A medida em que amam e respeitam seus próprios maridos e mantêm o foco em seu próprio casamento e em seu próprio lar, elas serão muito menos propensas a ter qualquer oportunidade, muito menos o desejo, de tentar outro homem a errar. Como mulheres casadas se misturam com outros homens na igreja e na comunidade, elas podem estabelecer limites nesses relacionamentos através do cuidado com o que vestem, dizem e onde vão com outros homens.

Mulheres sábias irão evitar qualquer situação, contato ou comportamento que possa, de fato, tornar outros, ou a si mesmas, vulneráveis ao menor comprometimento moral. Dessa forma, elas não apenas irão evitar sofrimento, mas também experimentarão a alegria da pureza moral.

 A Benção dos Limites

Um compromisso com a pureza moral é essencial para experimentarmos a completude da benção que Deus deseja para nós. Jesus disse, “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus“. (Mateus 5:8, ARA).

Quando estabelecemos e mantemos limites bíblicos de pureza moral, as bênçãos resultantes são como a água que salpica do lago quando é jogada uma pedra. É o compromisso que afeta de forma maravilhosa a nossa própria saúda e bem-estar espiritual, nossos relacionamentos, nossas casas e nossa cultura.

Tornando Pessoal

Como está a sua pureza moral? O quanto você pode estar colocando em risco sua pureza e a pureza dos homens que você conhece? Invista tempo nesta semana orando, refletindo e falando com outras mulheres piedosas sobre como você pode estabelecer limites morais para si.

_________

Este post é uma tradução de um artigo de Nancy Leigh DeMoss publicado originalmente no site “Revive Our Hearts”, traduzido e re-publicado com permissão.

* Nancy Leigh DeMoss é autora, conferencista e apresentadora do Revive Our Hearts (Aviva Nossos Corações), um programa de rádio diário para mulheres. Ela tem vários livros, CDS e DVDs com palestras de sua autoria, e os usa para promover avivamento pessoal e em grupo, e auxiliar mulheres a desenvolver um relacionamento mais íntimo com Deus.

Tradução: Vivian Viviani