best-friends

Fonte da imagem: Google Imagens

Ainda não leu a Parte 1? Leia Aqui 

Que associação pode haver, então?  

Por causa desta descomunal diferença é que Paulo é tão veemente em 2 Coríntios 6, ao dizer que não há associação entre a justiça e a iniquidade, entre a luz e as trevas, entre Cristo e o Maligno. Com estas palavras Paulo deixa claro que ele está falando de coisas que são impossíveis de acontecer. Simplesmente não existe esta possibilidade! Ou você acha mesmo que pode haver alguma harmonia entre Cristo e o Maligno? A mesma negativa óbvia serve também para os outros exemplos. O que me leva a pensar que quando estamos em comunhão com as trevas, quando nos colocamos em jugo desigual, é porque não estamos em Cristo! Quão solene é esta acusação!

Calvino argumenta da seguinte forma:

Paulo faz sua exortação ainda mais forte ao mostrar quão absurda e desnatural é a tentativa de harmonizar coisas que, por sua própria natureza, são opostas, porquanto o cristianismo e a idolatria não podem conviver, como a água e o fogo não o podem… prender-se em jugo desigual com os incrédulos significa nada menos que manter comunhão com as obras infrutíferas das trevas e estender-lhe a destra de companheirismo… assim como existe inimizade irreconciliável entre Cristo e Satanás, também deveis manter-vos livres de toda e qualquer conexão com a impiedade. (Comentários sobre 2 Coríntios, João Calvino, Editora Paracletos, pgs 138, 139 e 140)

 E quando vier o juízo sobre eles?

Calvino diz que ninguém que deseja ardentemente conhecer a sua lei e viver por ela, pode fazê-lo sem reconhecer que todos os ímpios são miseráveis e que os que não se afastam de sua companhia se envolverão na mesma destruição a eles destinada. Se temos comungado com os inimigos de Deus, logo, nos tornamos inimigas também. Será que estamos dispostas a receber sobre nós a mesma porção que eles? Você tem ideia do tamanho e da magnitude da ira de Deus sobre os pecadores que não têm suas vergonhas cobertas por Cristo? Você lembra o que a Bíblia diz sobre o fim deles? Lembra qual é o inexorável desfecho de suas vidas? Será que você também deseja compartilhar do juízo que virá sobre os ímpios, não apenas nesta vida, mas também durante toda a eternidade?

Veja como as Escrituras descrevem o fim do perverso ainda neste mundo:

“O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira.” Provérbios 11.18

A desventura persegue os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem.” Provérbios 13.21

Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os perversos, o mal os apanhará em cheio.” Provérbios 12.21

O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.” Provérbios 10.27

Na casa do justo há grande tesouro, mas na renda dos perversos há perturbação.” Provérbios 15.6

“Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no SENHOR, a misericórdia o assistirá.” Salmos 32.10

“Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniqüidade se desvanece.” Provérbios 11.7

Quanto à sua casa…

“O mau, é evidente, não ficará sem castigo, mas a geração dos justos é livre.” Provérbios 11.21

A casa dos perversos será destruída, mas a tenda dos retos florescerá.” Provérbios 14.11

E quanto ao porvir…

“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento.” Provérbios 10.25

“A luz dos justos brilha intensamente, mas a lâmpada dos perversos se apagará.” Provérbios 13.9

“O SENHOR fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.” Provérbios 16.4

“Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia.” Provérbios 5.22-23

“Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice.” Salmos 11.6

“…e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 13.42

“Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro.” Apocalipse 14.9-10

“…e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” Apocalipse 6.16-17

“Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” Hebreus 10.31

“O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” Naum 1.2-3

Com estas esmagadoras ameaças à vida presente e eterna do ímpio, quem se habilita a se colocar no mesmo jugo que ele? Quem de nós está disposta a fechar os olhos para tamanhas desgraças e juízos que sobrevirão a eles e àqueles que compactuam com eles? Ou você ainda não entendeu que aquele rapaz que está te paquerando , ou aquela amiga muito chegada,que são tão legais, tão moralmente íntegros, são estes perversos que o texto cita? Você ainda tem alguma dúvida que o “só falta ser crente” é a exata medida de sua condenação eterna em fogo inextinguível?

Nos próximos textos, trataremos de forma mais prática o tema. O que realmente se configura jugo desigual? Até que ponto podemos nos relacionar com os ímpios sem nos comprometermos com suas corrupções? Como viver neste mundo, sem pertencer a ele? Como abster-nos das contaminações que querem nos arrebatar?

E as amigas descrentes?

À luz de tudo que já foi dito, precisamos pedir ao Senhor sabedoria para gerir nossa vida neste aspecto. Não podemos sair do mundo, não iremos para uma ilha deserta, nem nos tornaremos Amishs! Sabedoras da separação clara que há entre o povo da aliança e os filhos do príncipe deste mundo, precisamos ordenar nossos relacionamentos de forma íntegra e santa.

Quando falamos em amizade, estamos falando de pessoas em quem confiamos, com quem dividimos nossas vidas. Amigas são nossas conselheiras. Que tipo de amizade, nós mulheres, podemos manter com outras, que não amam a Deus? Acho que o limite é muito tênue, por isso devemos avaliar bem. Como podemos pedir conselhos ou compartilhar nossas dores com mulheres que não temem ao Senhor e, portanto, nos darão conselhos que não refletem sua Palavra? Quais os momentos de prazer e alegria poderemos dividir com esta amiga? O que dá alegria e prazer a ela é o mesmo tipo de coisa que dá prazer e alegria a você?

Pensemos em situações práticas: Como vocês duas assistirão televisão juntas, se para ela, sensualidade e cenas de sexo não são problemas? Ela morrerá de rir com as piadas indecentes, e você? Se tirarem férias na praia, por exemplo, que tipo de roupa de praia ela usará na presença de seu marido e de seus filhos? Qual o juízo de valor que ela fará quando uma terceira amiga, que tem um casamento infeliz, se disser apaixonada por outro homem? Como conciliar mundos tão distintos, com alvos tão opostos e Senhores tão diferentes?

Simplesmente não há como fazê-lo! Nossa amizade com mulheres que não temem ao Senhor é absolutamente impossível! Podemos ser colegas, companheiras de classe, boas vizinhas. Podemos tomar um chá de vez em quando (odeio chá!!!), dar um pulinho ao shopping… mas amizade? Envolvimento? Dividir a vida? Abrir o coração? Jamais! Nós somos diferentes demais para isso. Nosso padrão é elevado demais, nosso alvo não é terreno!

Portanto, nosso envolvimento deve ser comedido e ao menor sinal de estarmos pegando seus hábitos de pensar, seu linguajar ou seu modo de vestir, devemos bater em retirada e procurar amigas que nos estimulem à fé, que nos façam querer nos parecer mais com Cristo. Aliás, esta deveria ser nossa meta ao procurarmos amigas: que elas fossem verdadeiras companheiras de peregrinação nesta terra, que nos ajudassem todos os dias a nos afastar do nosso pecado e do mundo, para espelharmos Cristo! Eu já sou tão pecadora, já enfrento tantas dificuldades… por que investiria meu tempo numa amizade que só me levaria para mais longe do meu Senhor? Pelo contrário! Procuro amigas que sejam melhores que eu nas minhas fraquezas, e assim, sirvam de estímulo ao meu crescimento com Cristo. Precisamos remir o tempo, pois os dias são maus! A Bíblia estimula a amizade e a proximidade com as irmãs em Cristo. Elas devem ser nossas conselheiras!

“Consolai-vos, pois, uns aos outros, e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” 2 Tessalonicenses 5.11

“Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria…” Colossenses 3.16

Com estas palavras, Paulo deseja nos ensinar quão preciosa é a comunhão dos santos, e que dentro do povo de Deus, encontraremos a amizade, o cuidado e o encorajamento que precisamos para nossa caminhada!

E as amigas que “parecem” cristãs?

Esta é uma categoria ainda mais perigosa! Quando nos deparamos com uma mulher incrédula, que não teme ao Senhor, já estamos preparadas e sabemos que o que vier dela precisará ser ouvido e analisado com muita cautela. Entretanto, quando julgamos que uma mulher é santa, pois está no meio do povo de Deus, estamos desarmadas! Quanto a essas pessoas, as Escrituras nos advertem severamente:

“Não vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes… (esta tradução aqui, não se refere a tradições de homens, mas aos ensinos da Palavra de Deus que Paulo estava trazendo! 2 Tessalonicenses 3.6

“Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros; refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo. Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” 1 Coríntios 5. 9-11

Repare que, neste último texto, Paulo, que já havia os advertido sobre a associação com os impuros, agora volta sua exortação com muito mais veemência aos impuros que estão dentro das igrejas! Com estes, Deus ordena através de Paulo, que nem ainda nos assentemos à mesa para comer! Estes são ainda piores que os ímpios!

Portanto, queridas, precisamos estar muito atentas ao escolhermos as amigas que irão dividir a vida conosco e com nossa família. Precisamos ter crivo para trazer alguém para o seio de nosso convívio íntimo. Que estas amizades sejam bênção e não pedras de tropeço para nós!

Continua…

2015-03-23

_________________

simone* Simone Quaresma é casada há 25 anos com o Rev. Orebe Quaresma, pastor da Igreja Presbiteriana de Ponta da Areia em Niterói, Rio de Janeiro.
Professora de educação infantil, deixou a profissão para ser mãe em tempo integral de 4 preciosidades: Lucas (23 anos), Israel (22 anos), Davi (19 anos) e Júlia (17 anos). Ela trabalha com aconselhamento e estudos bíblicos com as mulheres da Congregação.