772px-Jezabel-and-Ahab-Meeting-Elijah-in-Naboth-s-Vineyardcazinda não leu a Parte 1? Leia Aqui

O nome Jezabel (‘Iyzebel) aparece pela primeira vez em 1 Reis 16.31. O significado de seu nome é provavelmente: Baal exalta ou Baal é marido de ou também pode significar “impuro”. Alguns traduzem como “sem marido”. No capítulo mencionado, é demonstrado que ela era filha do rei do Sidon: Etbaal (com Baal ou marido de Baal). Parece que o texto relata que aquela que era sem marido ou mulher de Baal, seguindo a trajetória de seu pai de idolatria, casa-se com o rei de Israel: Acabe (ele agarrou ou ele sustenta). Acabe foi um dos piores reis de Judá ( 2 crônicas 28).

Jezabel nasceu na cidade de Sidon (caça). Essa cidade era conhecida por sua idolatria e culto a Baal.  Em Mateus 11.21, Lucas 6.17 e Marcus 7.24, Jesus mostra que esteve na cidade e a usou como exemplo de incredulidade e a contrastou com a incredulidade de seus ouvintes dizendo que, se os sinais do messias tivessem sido pregados nesse local, eles teriam se convertido.  Sidon era forte no comércio e fabricação de objetos oriundos do vidro.  O local geográfico da cidade era entre Tiro e Beirute.

Jezabel aprendeu direitinho a idolatria do seu pai. Qualquer que seja o real sentido do seu nome, é bem curioso aplicá-lo no contexto. Tomando como significado a ideia de “sem realeza”, mostra que ela passa a ser rainha de Judá casando-se com um rei dentro de um casamento desastroso para o povo de Deus. Por outro lado, se entendermos o nome dela como sem marido, ela passa a ter como marido o rei Acabe, mas não se divorciou do seu outro significado, mulher de Baal. Tendo em vista que Baal significa senhor, marido, Jezabel continuou casada com esse deus semítico que era considerado o deus da tempestade e da chuva. Um deus requisitado pelos caldeus para abençoar a terra e torná-la fértil.

De qualquer modo, o nome de Jezabel é sinônimo na bíblia de prostituição cultual.

Em 1 Reais 16. 31, há o casamento de Acabe com Jezabel. Eles geraram um filho: Jorão (1 Rs 16.31 e 2 Rs 3.1; 9.22). Jezabel é o símbolo da impiedade. Ela promove culto ao seu primeiro marido Baal. Persegue e mata os profetas de Deus inclusive provocando a fuga de Elias 1 Rs 18.4 – 9.18.

O perecimento dessa mulher impiedosa é um dos mais horríveis descritos nos relatos bíblicos. Ela é punida com a morte e sua carne é comida por cães (2 Rs 9.30 -37): “Tendo Jeú chegado a Jezreel, Jezabel o soube; então, se pintou em volta dos olhos, enfeitou a cabeça e olhou pela janela. Ao entrar Jeú pelo portão do palácio, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor? Levantou ele o rosto para a janela e disse: Quem é comigo? Quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. Então, disse ele: Lançai-a daí abaixo. Lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos, e Jeú a atropelou.  Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita e sepultai-a, porque é filha de rei. Foram para a sepultar; porém não acharam dela senão a caveira, os pés e as palmas das mãos.  Então, voltaram e lho fizeram saber. Ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, que falou por intermédio de Elias, o tesbita, seu servo, dizendo: No campo de Jezreel, os cães comeram a carne de Jezabel. O cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo da herdade de Jezreel, de maneira que já não dirão: Esta é Jezabel”.

O fim dessa mulher é trágico. Enquanto Raabe entra na galeria da fé, Jezabel torna-se símbolo de incredulidade, malignidade e de prostituição cultual. Em Apocalipse (2:20), ela é o símbolo da incredulidade e de prostituição:  “Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”

Ela não encontra lugar de arrependimento; pelo contrário, em seu coração reinou, até a sua morte, a perversidade e ódio ao bondoso Deus.

O fim trágico de Jezabel aponta para tragédia final de todo aquele que não se render a Cristo. Em muitos momentos, a impiedade dessa mulher pode ter tido aparente  recompensa, mas o final mostra o verdadeiro destino de quem se afasta de Deus.

Provérbios 14:12:  “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte”.

Provérbios 16:25:  “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”.

Continua….

______________________

Pr Ricardo Rios casado com Tatiana Guedes Melo e pai de Rafael e Beatriz. Igreja Presbiteriana Memorial da Barra – Salvador/Ba – Brasil. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição (JMC) – São Paulo – Validação em Teologia Pela Faculdade Batista Brasileira (FBB) – Pós graduado em Metodologia do Ensino Superior pela FBB, Pós graduando Psicoterapia Psicanalítica pela Faculdade Bahiana de Medicina, Graduando em Psicologia pela faculdade Estácio de Sá, autor do blog: http://arrazoar.blogspot.com.br/