diferentesO mundo diz que garotas não podem fazer isso ou aquilo. Nós sabemos que elas podem. Nós temos provado ao mundo que garotas podem cantar rock, podem ser fortes, podem fazer rap, podem ser engraçadas, podem ser protagonistas e podem comandar o show. Você apenas tem que ter coragem e desafiar a noção do que significa ser uma garota. Provamos que garotas podem.

Não é nenhuma surpresa que um recente comercial de maquiagem, contendo atrizes e cantoras famosas citando falas como essas, tenha recebido instantaneamente milhões de visualizações logo que chegou ao YouTube.

Eu não sei se você percebe, mas as garotas do século 21 escolheram uma batalha, e é contra elas mesmas.

As garotas, em geral, decidiram que os gêneros masculino e feminino já foram vistos como diferentes por muito tempo. Elas querem quebrar essa ideia e mostrar ao mundo que as garotas podem ser como os rapazes e, em muitos casos, ainda melhores. Elas dizem que as qualidades e características que fazem as mulheres serem distintamente femininas precisam ser removidas. As garotas precisam mostrar ao mundo que não há diferença entre os sexos e que uma garota pode fazer qualquer coisa que um rapaz faz. Elas dizem que clamam por igualdade que, segundo elas, vem da uniformidade.

 

Espere.

Posso fazer algumas perguntas? Desde quando ser distintamente garota tornou-se tão incrivelmente ruim? O que há de tão horrível sobre ser uma garota e por que estamos tentando lutar contra isso?

Depois de pensar nisso e fazer algumas pesquisas, eu cheguei a algumas respostas. Provavelmente, eu não vou conseguir meu próprio comercial pelo que estou prestes a dizer e posso obter algumas mensagens de ódio por isso. Mas, eu realmente não me importo. Se aquele comercial pode desafiar a noção do que significa ser uma garota, então eu acho que também posso. Afinal de contas, elas disseram que as garotas podem. Então, eu vou.

 

1. Zona de Guerra dos Sexos

Vamos voltar ao início. Você se lembra de quem criou o mundo? É isso mesmo, Deus criou. Ele, então, foi adiante, criando o homem. Observe que Ele não criou um “isso” ou dez gêneros diferentes. Ele começou com um gênero, o homem. Depois que o homem (Adão) nomeou todos os animais e viu que cada animal tinha uma companheira, ele perguntou onde estava sua companheira. Foi quando Deus interveio e criou a mulher. Observe, Deus não criou outro macho, Ele especificamente criou uma fêmea. Dois gêneros distintos.

Passemos rapidamente alguns milhares de anos até o século 21. O que nós temos? Garotas e rapazes que humilham o sexo oposto e que lutam pela uniformidade. Estamos em uma guerra contra o nosso próprio gênero feminino. Em vez de lutar para proteger a nossa feminilidade e nos firmar para sermos garotas, estamos jogando tudo pelo ralo. Fomos informadas de que o nosso valor e dignidade vêm da uniformidade. A menos que nós realizemos as mesmas coisas que eles, simplesmente não somos iguais ou tão valiosas. Se essa é a verdade, então por que Deus criou dois sexos diferentes? Por que Deus não parou com o macho ou apenas criou a fêmea? Por que passar por toda complicação para criar dois gêneros se não há realmente alguma diferença?

 

2. Será que a igualdade baseia-se na uniformidade?

Vamos pensar em uma simples ilustração. Dê uma olhada em suas mãos e pés. Agora pense sobre isso, como seria absolutamente ridículo se pés e mãos entrassem em uma discussão sobre quem é mais importante. Seria (sejamos honestas) estúpido. Nós todos sabemos que o pé é extremamente importante e que a mão também é. Imagine quão tola eu pareceria se tentasse usar minhas mãos para executar as funções dos meus pés ou usasse os meus pés para executar as funções das minhas mãos. Ambos, minhas mãos e meus pés, me trazem maior sucesso na vida quando estão trabalhando para mim ao atuarem nas funções que receberam de Deus.

Por mais boba que essa pequena ilustração possa soar (ou parecer, case você a imagine), ela realmente nos ensina um ponto importante. Distinção e igualdade não são as mesmas coisas.

O que isso tem a ver com os rapazes e as garotas? Assim como seria bobo para mãos e pés entrarem em um debate sobre quem é mais importante, é igualmente bobo para homens e mulheres entrarem em um debate sobre quem é mais importante. Eu vou deixar isso realmente fácil para você entender: nem o rapaz nem a garota é mais importante. Ambos são igualmente importantes e valiosos aos olhos de Deus, simplesmente com diferentes funções. Assim como as mãos e os pés, rapaz e garota estão ambos no seu melhor, trazendo mais glória a Deus, quando vivem suas vidas pelo único desígnio dado Deus.

 

3. O que faz uma garota ou um garoto valioso(a)?

De onde vem o seu valor? Será que vem do que você pode fazer, das suas ações, ou de algo totalmente diferente? Se você não é cristã e não acredita na Bíblia, você terá que ficar com a primeira resposta. O seu valor vem do que você pode fazer e de quão bem você pode fazer. Se você é cristã e acredita que a Bíblia é verdadeira, então o seu valor como uma garota (ou rapaz) não tem nada a ver com você e tudo a ver com Deus.

Aqui está o que Deus tem a dizer sobre o seu valor. Rapazes e garotas estão ambos incluídos nisto:

Você foi assombrosa e maravilhosamente formado. ( Salmo 139: 13-14)

Você foi escolhido como filho de Deus antes mesmo de existir. (Efésios 1: 4)

Você é propriedade de Deus, escolhido para trazer-Lhe glória. Você é Seu filho. Ele tem um lar e uma herança esperando por você no céu. (Efésios 1: 13-14)

Enquanto você estava morto em seus pecados, Cristo morreu por você. (Romanos 5: 8)

Você foi criado à imagem de Deus. (Gênesis 1:27)

Pare e pense sobre esses cinco pontos que acabei de listar para você. Observe como nenhum deles tem nada a ver com o que você pode fazer, mas tudo a ver com o que Deus fez. Porque Ele te amava, apesar de sua condição (morto em pecado), agora você tem um valor incrível.

Você não tem mais que lutar por seu valor como as garotas fazem naquele comercial. Você é totalmente valorizada e amada por Aquele que te criou.

 

4. Criada por Deus

Quando sua vida está focada em seus planos, suas metas, seus desejos, faz sentido que o seu valor seja baseado em você. Quando você para de se concentrar em si mesma e começar a focar-se nAquele que te fez, faz sentido que o seu valor e mérito venham de Deus.

A Bíblia diz que você foi criada para a glória de Deus (Isaías 43: 7). Você não foi criada para a sua própria glória, ou para a glória da cultura pop, ou mesmo para a glória da sua melhor amiga. Você foi criada para a glória de Deus. Ele criou você com um propósito e para um propósito. Ele criou você como uma garota para trazer-Lhe glória de uma forma que os rapazes não podem. Da mesma forma que Ele criou os rapazes para Lhe trazerem glória de uma forma que as garotas não são capazes.

“A verdadeira feminilidade é um chamado distintivo para mostrar a glória de Seu Filho de uma maneira que não seria possível se não houvesse feminilidade.” – John Piper

Eu desafio você a olhar para o capítulo dois do livro de Gênesis. Quero que você veja por si só que Deus criou o homem e a mulher diferentes em propósito. Sua dignidade e valor não têm nada a ver com as suas diferenças. Na verdade, em nenhum lugar da Bíblia você vai ver Deus dizer que um ou outro gênero é mais importante.

 

 É hora de parar de lutar contra ser uma garota.

Pare de lutar para ser como os rapazes e comece a abraçar o seu verdadeiro valor encontrado em Jesus Cristo. Só então você será capaz de encontrar o propósito e valor que você tão desesperadamente anseia.

A próxima vez que você for tentada a provar ao mundo que “as garotas podem isso ou aquilo” pare e se pergunte “por quê?”. Por que você precisa provar o seu valor como uma garota para o mundo? Eles não podem adicionar uma única grama de verdadeiro valor à sua vida. Só Deus pode. É hora de pararmos de lutar por uniformidade e começarmos a abraçar nossas diferenças. Tudo para a Glória de Deus.

2014-12-17

 

___________________

bethany* Este post é uma tradução de um artigo Bethany Braid publicado originalmente no Blog “Girl Defined” traduzido e re-publicado com permissão da autora.

** Bethany Baird é a terceira mais velha de oito filhos. Ela tem vinte e cinco anos de idade e tem um pequeno e adorável cachorrinho chamado Fluffy. Ela é solteira, mas espera com ansiedade o dia que irá se casar. Ela é co-fundadora da Ministério GirlDefined  com a sua irmã Kristen Clark. Ela ama falar e escrever sobre os temas da feminilidade.

***Tradução: Bruna Faria Bugana