fonte da imagem: Pinterest

Além desse aspecto público, essa ideia de serem sérias no seu proceder tem um outro aspecto ao qual eu quero chamar a sua atenção: a submissão divina. Eu sei que submissão é uma palavra que às vezes dói no ouvido de algumas mulheres. Certamente, as mulheres que aqui falarão, e talvez alguns homens, tratarão desse assunto ao longo desses dias. Utilizar a palavra submissão é quase que um palavrão, é quase uma afronta para algumas mulheres. Talvez o motivo desse sentimento é que elas não entenderam ainda que, ao serem reverentes no seu viver, elas estão exercitando um certo tipo de submissão. E é nada mais, nada menos, que a submissão divina. Pense bem, se a Escritura que comanda vocês, mulheres, especialmente as idosas, a viverem como se estivessem eternamente, o tempo todo, na presença de Deus, na presença de Cristo, isso necessariamente implica que cada uma das suas atitudes vai ser moldada em respeito, reverência e submissão ao Senhor Jesus. A Sua vontade, o Seu desejo, os Seus padrões, as Suas exigências serão importantes para você. Exatamente por isso, às vezes, é tão difícil para mulheres serem submissas aos seus maridos. Lembra o que o texto exige das mulheres? Que elas sejam submissas aos maridos como ao Senhor. Se você não é submissa a Cristo, como é que você vai ser submissa ao seu marido? Se você não é submissa ao Rei dos reis, ao Senhor dos senhores, como é que você vai ser submissa àquele que é seu marido, que está na sua casa? E isso acontece porque vocês, mulheres, querem viver do jeito que vocês querem. Vocês querem pensar do jeito que vocês pensam.  E suas decisões e ações muitas vezes são tomadas sem se checar nas Escrituras se é aquilo que Cristo quer para a sua vida. Entretanto, a Palavra de Deus coloca tudo isso abaixo nessa noite e diz que, para que vocês sejam mulheres do Reino de Cristo, vocês precisam viver sérias, reverentemente, nessa vida. Vocês precisam viver em absoluta submissão ao Rei dos reis, ao Senhor Jesus Cristo.

Exatamente por isso que vocês têm que amar doutrina. Se vocês não amam a doutrina, como é que vocês vão saber a vontade de Deus nas suas vidas? Se vocês não amam a Palavra de Deus, como é que vocês vão se submeter ao Senhor da Palavra? É impossível! Não é isso que acontece na sua casa, com seu marido, quando você quer agradá-lo? Você não pergunta a ele o que ele quer? Quando você está atrás daquela bolsa da Gucci ou daquela joia bonita de uma boutique, você chega no seu marido e pergunta pra ele: “Benzinho, o que você quer hoje pra comer? O que você quer que eu cozinhe pra você?”. Melhores ainda são aquelas vezes que você nem precisa perguntar, porque você já sabe.  E não funciona? Talvez não uma bolsa da Gucci, mas alguma coisa semelhante você possa ganhar. O fato, minhas queridas, é que para que vocês agradem aos seus maridos, vocês precisam conhecê-los. Vocês precisam saber quais são seus gostos e o que é que lhes agrada. E para que vocês vivam reverentemente ao Senhor Jesus Cristo, vocês necessariamente precisam saber o que é que agrada a esse Senhor. Portanto, não há qualquer desculpa para a sua preguiça de não estudar a Palavra de Deus. Não há! Sabe aquelas prateleiras vazias da sua casa? Quando a gente chega lá, o máximo que a gente encontra são alguns livros de devocionais bem ralinhos. Nessa noite, a Palavra de Deus está dizendo pra você: conheça o seu Senhor Jesus Cristo, ame-O mais, leia mais sobre Ele, conheça a Sua vontade, para que uma vida reverente comece a surgir no seu viver.

Publicidade e submissão divina. É isso que está implícito no ser séria em seu proceder. Mas, na sequência, agora no versículo 5, o apóstolo Paulo nutre a expectativa de que as mulheres mais idosas serão mestras das mulheres mais jovens, e, a partir de seus exemplos prático e experimental, elas vão mostrar para as mais jovens o que é ser genuinamente sensata. Antes de a gente entrar propriamente dito nessa palavra, preciso falar algo para vocês, mulheres mais jovens, que não estão dentro da categoria das mulheres idosas. Eu já falei nessa noite que vocês precisam amar a velhice, que vocês não precisam ficar comprando creme da Lancôme para esconder seus “pés de galinha”. Não precisa. Ame a sua velhice! Não estou dizendo que você precisa ser feia e desarrumada, não é isso! O que estou dizendo é para que você ame os anos caminhados com o Senhor Jesus Cristo, cada um deles. Mas vocês, moças mais jovens, precisam amar as mais velhas, precisam respeitá-las e buscá-las como referência. Sabe por que você precisa ser lembrada disso? Está aqui, é a Escritura que está dizendo, não o pastor Breno.  É o Espirito Santo de Deus que diz que a sua expectativa deve ser de que mulheres mais velhas ensinem para você. Obviamente, mulheres mais velhas que estão aqui presentes, isso põe um peso bem grande nos seus ombros, não é verdade? Porque isso necessariamente implica que os olhos das mais novas estarão sempre em vocês. Nem adianta você reclamar das roupas apertadas que as meninas usam na igreja, se você é a primeira a aparecer lá com elas. Qual a moral que você vai ter para reclamar com as mais novas? Seja você um exemplo no seu vestuário. Não adianta você, mulher mais velha, reclamar das palavras e das conversas que as mulheres mais novas têm, porque você não dá o exemplo. Você é a primeira a falar a respeito de coisas fúteis.

O peso que é colocado sobre as mulheres idosas é de que elas sirvam de referência. Por outro lado, vocês, mulheres mais novas, precisam parar de buscar referências aonde elas não estão. E eu vou dizer alguns lugares onde elas não estão. Vocês, mulheres mais novas que estão numa universidade, a sua referência não é aquela que dá aula na sua sala de aula. “Ah, pastor, mas eu admiro tanto a independência e intrepidez da minha professora!”. Ela é crente? Ela é redimida por Cristo? Ela foi salva pelo Senhor Jesus? Se a resposta para essas perguntas for não, então tudo o que você vai testemunhar e escutar da boca dessa pessoa é nada mais, nada menos do que palavras vindas do próprio inferno e proferidas pelo próprio Satanás. Sim, porque é isso que a Escritura diz de todos que são ímpios: são fantoches do maligno. E, infelizmente, muitas jovens, crentes, da igreja, têm tomado como referência professoras, palestrantes, doutoras, ímpias desse mundo, em vez de olharem para dentro dos celeiros do Senhor Jesus Cristo, para as mulheres que têm caminhado dia após dia submissas ao Senhor Jesus. E isso tem que parar! O seu exemplo é a mulher mais velha do seu lado. As suas referências precisam ser aquelas que estão caminhando há mais tempo que você ao lado do Salvador da sua vida. Os artistas de Hollywood também não são referência para você, muito menos os da novela da Globo. Os personagens de um romance não são referência para você. A Escritura, nessa noite, lhe ensina que, quem deve ser referência para você, quem você deve observar, são as mulheres mais velhas. Elas é que vão te ensinar a ser uma boa mulher cristã.

Moças jovens, vocês já fizeram essa experiência? Talvez você diga: “Poxa, pastor, eu nunca experimentei isso. Eu nunca fui ensinada por uma mulher mais velha“. Você já chamou alguma mulher mais velha para sair com você? Você já chamou alguma esposa de um presbítero, ou, talvez, a esposa do seu pastor, para ir ao cinema, talvez com você mesma ou com outras garotas, e, depois daquele filme, vocês passaram um bom tempo falando sobre coisas da Escritura e sobre como viver a vida cristã? Certamente que não. Mas, talvez muitas de vocês aqui essa noite, ansiariam por ter essa oportunidade com a chefe do seu trabalho, que já passou por dois divórcios e está caminhando para o terceiro agora. Só porque ela é sua chefe, bem-sucedida e já passou em três concursos, você acha que ela é referência para você. Não! A Escritura diz não! A sua referência são as mulheres mais velhas, aquelas que estão caminhando aos pés de Cristo, que amam ao Senhor Jesus mais que tudo, que estão prontas a darem sua própria vida antes de sucumbirem às tentações do maligno. Essas são suas referências, para essas que você tem que olhar, correr atrás, imitar. É isso que a Bíblia diz pra você nessa noite.

A primeira coisa que nós vamos considerar é que vocês precisam olhar para elas e aprender com elas como vocês podem ser prudentes. Veja mais uma vez o texto. Se você está lendo aí a sua Almeida Revista e Atualizada, como a minha, você está encontrando a palavra “sensata”. Se você está lendo a Almeida 21 ou a Almeida Corrigida, você está lendo a palavra “prudente”. Independente de quaisquer que sejam as palavras que você esteja enxergando, você certamente precisa entender o que isso significa no original. A ideia é de que aquela que é sensata, prudente, é aquela cuja mente, cujos pensamentos, são completamente limpos das influências mundanas. Elas não têm mentes anuviadas pelas vãs filosofias deste século. Suas mentes são semelhantes à mente de Cristo, de tal maneira que elas podem tomar decisões acertadas. Isso é ser prudente. Uma coisa engraçada é que esse é um dos requerimentos que também é feito aos homens. Vejam no versículo 2: “que os homens idosos sejam temperantes, respeitáveis e sensatos. É exatamente a mesma palavra. Engraçado, né? A Bíblia, por tantas vezes, é chamada de um livro machista. Entretanto, aqui você percebe a mesma exigência tanto para um grupo, quanto para outro. Se homens precisam ser sensatos e sábios, segundo a Escritura, mulheres também precisam ser, semelhantemente. Minhas queridas, isso é importante tanto no contexto original dessa carta, quanto nos dias de hoje. Creta era, nada mais, nada menos, que um daqueles territórios que pertenciam à antiga civilização grega. Todos nós sabemos da persuasão do pensamento grego, dos seus filósofos, dos seus argumentos e de como isso poderia influenciar e moldar os valores e as decisões de uma mulher cristã. Não somente isso, mas, os valores que esse tipo de pensamento e filosofia promoviam no meio da sociedade, apressadamente poderiam se transformar numa verdadeira névoa na mente das mulheres cristãs, impedindo-as de ver, de fato, o desejo e a vontade de Deus, e fazendo-as caminhar por caminhos tortuosos e longes da vontade do Senhor.

Eu espero que nenhuma de vocês aqui tenha experimentado a sensação de ficar bêbada. Rogo ao Senhor que essa não seja a experiência de nenhuma de vocês, assim como nunca foi a minha experiência também. Entretanto, lendo um artigo a respeito da bebedeira e vendo um vídeo que descrevia os sintomas, foi altamente incômodo perceber como um bêbado se sente por estar inebriado pelo álcool. Sua mente turva, a lentidão para tomar decisões, a letargia que acontece entre uma ação e reação do bêbado… Tudo por causa do álcool. É nisso que implica a palavra sensatez: é estar livre dos efeitos alcoólicos do mundo de hoje; é estar livre dos efeitos alcoólicos do feminismo; é estar livre dos efeitos inebriantes das vãs filosofias que colocam você contra o seu Senhor. Perceba como isso se encaixa perfeitamente conosco. Porque, minhas irmãs queridas, se na sua cabeça você não passa a amar aquilo que a Escritura manda que você ame, certamente os seus caminhos serão equivocados. Por isso que nós começamos essa palavra dizendo que vocês precisam amar a família, o casamento e o lar. Se esses três pilares, esses três princípios, não estiverem parafusados em suas mentes, as suas visões desse mundo começarão a ficar inebriadas. E, em vez do pilar da família, você terá o pilar da carreira; em vez do pilar da piedade, você terá o pilar do “faço tudo pra me dar bem”; em vez do pilar do marido, você terá o pilar de si mesma; em vez do pilar da família, você terá o pilar da centralidade naquilo que você quer.

Quando você não ama aquilo que Cristo manda você amar, você deixa de ser sensata para se equivaler a outro adjetivo que a Escritura utiliza: você passa a ser néscia. Quando as suas mentes passam a estar seduzidas e embebidas pelas vãs filosofias desse mundo, em vez de terem suas mentes cativas e submissas ao Senhor da sua salvação, vocês perdem a sensatez e a capacidade de tomar boas decisões. É isso o que a Escritura exige de vocês, mulheres mais novas. E vocês precisam disso, não é verdade? Vocês têm tantos anos ainda pela frente para tomarem decisões… Vocês precisam de sensatez. E onde é que vocês vão buscá-la? De acordo com esse texto, olhando para as mais velhas. Por isso, vocês, mulheres mais velhas, precisam abandonar a tolice e buscarem, mais e mais no Senhor, a serem sérias e prudentes.

É interessante nós percebermos isso, porque o livro de Provérbios claramente nos diz que esse é o claro testemunho de uma mulher que pertence ao Senhor: a sua sabedoria. Provérbios 19:14 usa a mesma palavra no hebraico equivalente a essa palavra encontrada aqui. E, naquele texto, nós percebemos que a mulher sensata e prudente é uma mulher cuja identidade está atrelada a Javé, ao Deus da aliança. Como anda sua mente, minha irmã? No que é que você tem pensado? Será que você tem deixado o Senhor Jesus Cristo genuinamente reger os seus pensamentos e objetivos, de tal maneira que as suas decisões são sensatas aos olhos Dele, mesmo que elas pareçam imprudentes aos olhos do mundo? Ou será que você tem preferido ser sensata aos olhos do mundo, mas ser uma néscia perante o Senhor? Talvez você diga nessa noite: “Poxa, mas isso é tão difícil de ser. Como é difícil ser prudente!”. E eu não vou discordar de você. Mas é por isso que você precisa amar a doutrina. Se por um lado a doutrina nos fala da depravação total, de outro ela também nos fala da regeneração total; se por um lado a Escritura nos fala e a sã doutrina nos ensina a respeito da depravação das nossas faculdades e pensamentos, de outro ela fala que no Espírito Santo de Deus, pela obra redentora de Cristo, nós somos totalmente regenerados – não completamente (ainda), mas totalmente regenerados. Se você está em Cristo, é possível que você seja sábia e sensata, sim. E a maneira de você o ser é na dependência do Santo Espírito de Deus.

É lamentável que o movimento pentecostal só foque em dons do Espírito que têm uma aparência extraordinária, visível, como o dom de línguas, de profecias e de curas. Eu nunca vi, ainda estou para testemunhar, os pensadores – e por assim dizer teólogos – do movimento pentecostal deterem-se um pouco mais na lista de dons do Espírito que está antes dessa, como, por exemplo, no dom do discernimento e no dom da sabedoria. Não é exatamente isso que a Escritura diz? São dons que provém do Espírito de Deus. Você tem orado por isso, minha irmã? Você tem rogado ao Espírito Santo de Deus para que lhe faça prudente? Para que tire as nuvens que atrapalham o seu juízo e o seu julgamento de ser de acordo com a mente de Cristo? Para que afaste e livre você de pensar de acordo com esse mundo, mas a pensar de acordo com o Senhor Jesus? Talvez seja exatamente por isso que seja tão difícil pra você: isso está ausente das suas orações. Você nem luta contra isso! Então, é claro que vai ser difícil para você. Nessa noite, a Palavra de Deus diz que não há desculpa para você ser néscia, porque o seu Senhor exige que você seja sensata. Em outras palavras, o seu Senhor exige que você viva como se você estivesse eternamente na Sua presença, tendo os seus pensamentos moldados à mente de Cristo. Que você seja sensata, mesmo que isso doa em você. Que você faça uma “cirurgia psicológica”, por assim dizer. Que você estirpe de sua mente tudo aquilo que vai contra a Palavra do Senhor, e que você injete nela os pensamentos puros, doces e santos do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Isso é ser sensata, é algo que você almeja ser. É algo que você, mulher mais velha, é. Esse é o mandamento da Escritura para vocês nessa noite. Esse é o chamamento do Senhor Jesus Cristo. E se vocês, genuinamente, pertencem a esse Reino, se vocês são uma cédula verdadeira do Reino do Senhor Jesus Cristo, aquelas que a gente passa a mão e sente a rugosidade, vocês certamente se esmerarão em ser sempre reverentes na sua vida, como se estivessem sempre na presença de Cristo, e a terem suas mentes cativas ao Senhor Jesus, para que então possam ser prudentes. Essa é a vontade do Senhor para as suas vidas. Se submetam a Ele. Roguem a Ele para que lhes capacitem a isso. Amem doutrina. Amem a família, o casamento e o lar. Amem a velhice. Que o Senhor as abençoe!

Vamos orar: “Senhor Deus, Todo Poderoso, a Tua palavra é tão clara, tão cristalina. E nós graças Te damos, ó Senhor, porque Tu não nos deixaste ignorantes quanto a Tua vontade. Mas nessa noite, ó Deus, para muitos aqui presentes, não é a ignorância o problema, talvez seja a resistência. Para muitos nessa noite, talvez o problema não seja a resistência, seja a preguiça. Talvez para alguns, não seja nem a preguiça, seja a rejeição completa; a rejeição completa daquilo que o Teu Santo Filho, pelo Teu Santo Espírito, claramente ordenou na Tua Santa Palavra. Mas nessa noite, ó Deus, eu Te peço que Tu concedas a cada uma dessas mulheres aqui presentes, mentes submissas a Tua santa vontade. Mentes prontas a caminharem sempre na Tua presença, e, assim, exibirem uma vida genuinamente fiel. Que Tu concedas a essas mulheres aqui presentes, ó Senhor, sabedoria do Alto, para que elas sejam, de fato, sábias; para que elas sejam prudentes, genuinamente, em suas decisões e em suas palavras para com seus maridos e filhos. Ó, Deus conforma a mente das tuas servas aqui presentes nessa noite à mente do nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Santo Filho. É o que nós Te rogamos, Pai Amado, no nome Dele, do nosso Salvador e Rei. Amém! Deus abençoe os irmãos”.

FIM.

_______________________

Pr. Breno Macedo é Bacharel em engenharia eletrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em divindade (M.Div) pelo GPTS em Greenville, South Carolina, mestre em teologia histórica e sistemática (Th.M.) e doutorando pelo Puritan Reformed Theological Seminary, Grand Rapids, Michigan. Casado com Roberta e pai dos 3 lindos filhos.

  • Esse texto é uma transcrição da primeira palestra proferida em nosso I Congresso Mulheres Piedosas, que aconteceu de 13 a 15 de outubro de 2016 no Auditório do Colégio Presbiteriano Mackenzie em Brasilia, DF.
  • Revisão por: Milena Ribeiro | Transcrição por: Caroline R. Scofield