Boa noite, minhas irmãs. Muito bom tê-las aqui nesse primeiro congresso. Nós vamos orar iniciando as atividades de hoje à noite, e, depois, procederemos com a leitura do texto sagrado que consideraremos para instrução e edificação das nossas almas. Vamos dirigir nossos corações e pensamentos ao nosso Deus Todo Poderoso. Vamos orar: “Santo Deus, Amado Pai, Pai Santíssimo, Pai Amoroso, Pai de muitas filhas e filhos; nós graças Te damos, ó Deus, pela oportunidade que Tu nos dá de mergulharmos na Tua palavra, de investigá-la no que diz respeito ao caráter da mulher cristã, e daquilo que Tu espera dessas que o Senhor salvou das trevas e trouxe para o Reino do Filho do Teu Amor. Agora, pois, ó Deus, uma vez que nós gastaremos esses dias aqui juntos, tanto hoje pela noite, quanto nos próximos dias, em outros horários, escutando outros palestrantes, nós Te rogamos, ó Deus, que tudo seja feito para a glória do Teu nome e para a nossa edificação. Que cada palavra e cada palestra que aqui for proferida sejam de fato proveitosas. Que seja uma palestra cujo o conteúdo molde o caráter, o pensamento e o coração das tuas servas aqui presentes. Ó, Senhor, nós Te rogamos que, sejam quais forem as dificuldades, que o Senhor possa nos ajudar a superá-las, e que, em nome de Cristo, Pai, Tu possas honrar Teu Santo Filho e glorificá-lo através dessa conferência e desse congresso. É o que nós Te rogamos, ó Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo. Amém!”

Por favor, abram a Escritura Sagrada em Tito. Nós faremos uma leitura um pouco extensa quanto ao conteúdo que será tratado hoje à noite, para que nós possamos ter uma ideia do contexto dessas características que vamos considerar. No livro de Tito, capítulo 1, consideraremos a partir do verso 10 e daremos sequência então até o versículo 5 do capítulo 2. Escutem agora com atenção e com reverência a leitura da Escritura Sagrada. Esta é a palavra de Deus, inerrante e autoritativa: “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância. Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade. Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”

Você já passou pela experiência de chegar em uma loja, seja ela aqui ou fora do Brasil, e, enquanto você passa os seus produtos no caixa, de repente a atendente pega as notas que você acabou de dar pra ela e começa a esfregar os dedos na nota? Ela levanta, coloca a cédula contra a luz, vira do outro lado… Ela pega uma canetinha debaixo de seu balcão, que tem uma cor específica, passa na cédula e espera ver se aquela tinta vai atingir uma coloração específica. É nada mais, nada menos, do que um teste para verificar se aquela cédula é falsa ou verdadeira.  

Uma vez, passando por uma situação dessa, me sentindo um tanto constrangido, perguntei à balconista qual era o motivo pelo qual ela estava fazendo aqueles testes com as minhas notas. “Por acaso eu tenho cara de falsário? Por acaso você acha que eu sou desonesto?”. Ela falou: “Olha, se o senhor é falsário ou desonesto, eu não sei. Eu só posso saber se eu testar o produto que o senhor está me entregando”.

Tendo em vista essa resposta, eu perguntei para ela: “Então, por favor, me explique. Quais são exatamente as características que você busca na tentativa de perceber se uma cédula é falsa ou verdadeira?” Primeiramente, ela me falou a respeito da textura. Exatamente por isso que ela esfregava seus dedos na cédula: “Olha, percebe? As cédulas falsas têm a tendência de serem mais lisas. As verdadeiras têm papel mais rugoso, mais pesado”. No que diz respeito à coloração (por isso que ela passa aquela caneta com tinta em cima), ela me diz: “Olha, quando você passa essa caneta aqui, se a cédula for falsa, essa tinta fica da mesma cor. Entretanto, se a cédula for verdadeira, a tinta passa de uma tonalidade mais clara para uma tonalidade mais escura”. Ela me explicou, ainda, que as cédulas vêm com certos tipos de marcas e de fitas, e que algumas delas vêm com um certo tipo de número de série que, quando colocado contra a luz, você consegue identificá-lo. “É exatamente através dessas marcas”, disse aquela senhora pra mim, “que eu consigo saber se o senhor é ou não um falsário, ou se, pelo menos, você foi enrolado por uma outra pessoa que te deu uma nota falsa”.

Sabe, minhas queridas… Nessa noite e a partir desses dias, nós vamos começar a perceber que, à semelhança de uma nota falsa ou verdadeira, existem mulheres que estão no Reino de Deus, e que, exatamente por não se acomodarem às características que o Senhor Jesus Cristo exige delas, há uma alta probabilidade de serem artigos falsos. De serem aquele joio que o Senhor Jesus Cristo profetizou que estaria no meio do trigo. Quando nós somos confrontados com o texto do segundo capítulo de Tito, nós claramente percebemos que existe um padrão, características específicas que mulheres cristãs, mulheres que fazem parte do Reino do Senhor Jesus Cristo, precisam ter. São características inalienáveis e inegociáveis que são exigidas pelo dono do Reino.

Será que você tem essas características? Será que você presta atenção nelas? Elas são artigos preciosos pra você? Você deseja, de fato, ver cada uma dessas características florescendo na sua vida? Elas são alvos da sua meditação? Elas são objetos da sua atenção? Ou, porventura, nessa noite talvez você comece a perceber que existe uma certa repulsa no seu coração para com essas características? É exatamente sobre isso que nós vamos nos deter hoje, nas próximas noites e nos próximos dias que nós nos encontraremos aqui. À medida que nós caminharmos pelo texto de Tito, cada uma de vocês – essa é a minha oração -, será confrontada com as características que precisam estar marcadas na vida e na caminhada cristã de cada uma de vocês que professam a Cristo como seu Salvador.

Nessa noite, de uma maneira específica, nós vamos nos deter em duas dessas características. Nos deteremos primeiramente na característica contida no versículo 3: de que elas são sérias no seu proceder. Depois, nos deteremos na característica de elas sempre serem sensatas. E o que nós vamos perceber e aprender essa noite, meus irmãos, é que Cristo requer que as mulheres do Seu Reino vivam como se estivessem sempre na Sua presença. O Senhor Jesus Cristo exige das mulheres que fazem parte do seu Reino que vivam como se estivessem sempre na Sua presença, tendo seus pensamentos moldados à Sua própria mente. Cristo exige de mim e de você, mas especialmente de vocês mulheres, que ao caminhar por esse mundo, que ao serem mães, que ao serem esposas, que ao serem profissionais, vocês façam, pensem, falem, ajam, decidam, planejem, como se vocês sempre estivessem na presença do Senhor Jesus Cristo. E que cada um dos seus pensamentos seja moldado de acordo com a mente do Senhor Jesus Cristo.

Entretanto, antes de nós entrarmos propriamente dito no versículo 3, é importante nós percebermos que a igreja em Creta, onde Tito estava servindo, estava sendo atacada por falsos mestres. Foi por isso que nós lemos também os versículos de 10 a 16 do capítulo primeiro. Os estudiosos discutem bastante a respeito de qual era a específica heresia que esses falsos mestres estavam disseminando entre os cretenses. Apesar de ninguém chegar a nenhuma conclusão precisa a respeito, uma coisa é clara, certa e revelada a nós: as consequências da heresia que estava sendo pregada. E, especialmente no que diz respeito às mulheres, as consequências para elas, tendo em vista os alertas que estão aqui elencados, é de que elas estavam começando a desvalorizar as coisas especiais e fundamentais para a vida de qualquer cristão: o casamento e a família. Semelhante aos dias de hoje?

CONTINUA>>>

_______________________

Pr. Breno Macedo é Bacharel em engenharia eletrônica pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em divindade (M.Div) pelo GPTS em Greenville, South Carolina, mestre em teologia histórica e sistemática (Th.M.) e doutorando pelo Puritan Reformed Theological Seminary, Grand Rapids, Michigan. Casado com Roberta e pai dos 3 lindos filhos.

  • Esse texto é uma transcrição da primeira palestra proferida em nosso I Congresso Mulheres Piedosas, que aconteceu de 13 a 15 de outubro de 2016 no Auditório do Colégio Presbiteriano Mackenzie em Brasilia, DF.