il_340x270.560686084_nwa8Harry foi um dos muitos jovens cativados pela busca de ouro no Alasca. Milhares se juntaram à grande corrida rumo aos seus territórios auríferos. A fim de partir nessa longa viagem, Harry precisava comprar equipamentos e suprimentos, mas ele não tinha dinheiro, então encontrou um emprego em um navio que ia para uma cidade do Alasca chamada Nome. Este emprego não só lhe conduziu ao seu destino, mas pagou-lhe o suficiente para comprar o equipamento de que precisava. Tais equipamentos eram muito caros, por isso, depois de comprá-los, ele precisou encontrar trabalho novamente, a fim de prover-se de comida, roupas e abrigo para sua caminhada rumo ao norte.

Seu sonho, como de tantos outros, era encontrar uma fortuna no Alasca. No entanto, também como tantos outros, ele passou muitos longos e cansativos meses trabalhando para outros com nenhum ouro em troca de todo o seu trabalho duro. Então, ele decidiu voltar para casa, nem um pouco mais rico do que quando partiu. Desanimado, começou a beber. Ele tornou a vida insuportável para ele e sua jovem esposa. Irritado e amargo, ele a deixou, culpando-a por seus fracassos. Ele viveu uma vida ímpia, tentando afogar as mágoas e sua consciência com a bebida. Por fim, chegou a um estado em que sua “má sorte” tirou-lhe toda a esperança, e então decidiu acabar com sua vida pulando nas águas frias e profundas do Lago Superior. Ele não queria admitir que só ele era responsável por sua própria miséria.

Em seu caminho até o lago, passou pela missão Betel em Duluth, Minnesota. A porta estava entreaberta, e ele ouviu as pessoas cantando um hino e parou ali. Enquanto estava na calçada em frente a essa missão, lutando contra a vontade de acabar com sua vida, Deus o atraiu a aquele canto. Harry entrou e sentou-se para ouvir a pregação. O missionário começou a pregar sobre a parábola que Jesus contou a respeito do fariseu e do publicano (Lucas 18:9-14). O Espírito Santo conduziu a mensagem ao coração de Harry e ele fez a oração do publicano: “Deus, tem misericórdia de mim, pecador” (v.13b).

A vida de Harry foi mudada. O Senhor graciosamente ouviu sua oração sincera e deu-lhe um novo coração. Com a ajuda dos trabalhadores da missão, Harry voltou para sua esposa. O missionário começou a levar Harry com ele em suas viagens. Mais tarde, Harry se tornou um missionário para os marinheiros na região dos Grandes Lagos. Ele amava pregar o evangelho de Jesus Cristo àqueles homens, e se alegrava quando pecadores eram levados ao arrependimento e à fé em Cristo.

 “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos” (Salmo 18:6).

 

__________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Maio/Junho de 2014), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa