NETO, Emilio Garofalo. Redenção nos campos do Senhor: As boas novas em Rute. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2018, 172 p.

Emílio Garofalo Neto é pastor da Igreja Presbiteriana Semear, em Brasília/DF.  Em As Boas Novas em Rute: Redenção nos campos do Senhor, Pr. Emílio nos presenteia com seis capítulos, além de um prefácio apaixonante escrito pelo pastor Wadislau Martins Gomes e uma introdução tão cativante que não lhe deixará mais parar a leitura.

Quantas vezes você já leu o livro de Rute? Quantas vezes já não bateu o martelo de que Noemi era egoísta ou ranzinza? E quantos “e se” não quis colocar ao final de cada capítulo? Uma coisa é certa, este pequeno livro da Bíblia traz consigo uma enxurrada de novos olhares para aquilo que Deus é desde a eternidade.  Aliás, novo olhar é exatamente o que o autor nos proporciona neste livro. Ele nos faz entrar na história e viver o dia a dia dessa moça moabita que encontrou redenção no Deus verdadeiro. Sim, cada página tira de nós sorrisos discretos, lágrimas, questionamentos, e o melhor: a certeza de que Deus salva TODO aquele que nele crê.

“É uma história real de amor entre gente de carne e osso que ilustra verdades profundas

acerca de como Deus age, de como ele está ao mesmo tempo tratando os corações de cada indivíduo e movendo adiante a história da redenção. Infelizmente, muitos conhecem a história de maneira isolada, sem entender que ela é uma pequena parte de uma história maior” p.19.

Cada capítulo nos faz refletir, sempre, sobre dois belíssimos pontos, tornando-os ainda mais importantes, exigindo de nós maior atenção e nos proporcionando nuances diferentes para cada um deles.

Escolhas e Tragédias, o primeiro capítulo, é um daqueles que nos faz querer recomeçar a caminhada rapidamente. Fazer as coisas do nosso próprio jeito e longe do Senhor, fez parte da história de Elimeleque, de toda sua família e da nossa também. Mas repletos de esperança, terminamos esse lindo trecho, com a certeza de que “começos difíceis, podem terminar em glória”, p.49.

No segundo capítulo, Retorno e Amargura, compreendemos bem de pertinho as atitudes, jeitos e trejeitos de Noemi e Rute; além disso, a oferta do Pão da Vida, o exercício de voltar do pecado e seguir para Cristo; o arrependimento e a fé. No terceiro e quarto capítulos, Soberania e Responsabilidade e Descanso e Proteção, Emílio Garofalo nos oferece um baquete de detalhes sobre o plano perfeito do Redentor em trazer para perto de Rute, Boaz, seu resgatador e não apenas isso, nos mostra que em Cristo, nosso  goel – uma figura descrita no Antigo Testamento, um parente próximo de alguém empobrecido, que poderia remir dívidas, ou restituir propriedades – (cf. Lv. 25.25), encontramos proteção e descanso verdadeiro, aquilo que nossos irmãos do passado tanto procuravam.

O capítulo cinco, Resgate e Notoriedade, mostra um homem disposto a oferecer seu nome, sua reputação, seus bens e sua vida em obediência àquilo que estava na lei de seu Deus e segui-lo. Boaz demonstra um amor inexplicável por Deus; tal amor chega a Rute e atrai pessoas para a benção de pertencer a Ele.  Por fim, o capítulo seis, intitulado Graça e Posteridade, coloca-nos frente a frente com nossa natureza pecaminosa, cheia de conflitos e dificuldades, porém, abre nossos olhos para ver que Deus utiliza toda e qualquer situação para resgatar pessoas feridas, quebradas, sujas e deixá-las perfeitas. A boa notícia é que todos podem vir, há lugar para todos e, todos estaremos juntos nos campos do Senhor.

Quando a última página de As Boas Novas em Rute, redenção nos campos do Senhor for lida, você terá a certeza de que nada, nada, nada está fora daquilo que o grande autor da vida escreveu para seu povo. Das coisas mais simples às mais complexas, Deus está lá. Cada passo desta família, desde a saída até o retorno à Belém, dos dias difíceis de dor e luto até a alegria do nascimento de um herdeiro, Deus está agindo e cada um de nós faz parte desse plano perfeito. O livro de Rute não é apenas uma linda e emocionante história de amor (e creia, é muito amor), mas assim como toda a bíblia, é útil para nos deixar mais parecidos com Cristo. “Humanamente desprotegida, mas divinamente amparada, p.90”; não há acaso, Deus está agindo sempre. Creia!

Com Amor,

Equipe MP.

_________________

O Rev. Emilio Garofalo Neto é ministro presbiteriano e pastor da Igreja Presbiteriana Semear em Brasília-DF (http://www.ipsemear.org). É formado em Comunicação Social–Jornalismo pela Universidade de Brasília. Concluiu o Mestrado em Divindade no Seminário Teológico Presbiteriano de Greenville, Carolina do Sul, e obteve o grau de Ph.D. em Estudos Interculturais no Seminário Teológico Reformado, em Jackson, Mississipi.

Resenha por:
Marcele Quirino tem 40 anos e é casada há 12 com Felipe Quirino, pastor da IPB de Balneário Camboriú/SC. É dona de casa, mãe de Danilo, 09 anos e Miguel de 06. Coopera com o Blog Criativação.