pensamentos-secretos_capa-233x350Como uma conversão poderia ser mais improvável? Normalmente, esperamos que pessoas comuns sejam convertidas, ou talvez aquelas que são de algum modo fracassadas e infelizes; talvez por serem solitárias, talvez por possuírem vícios que lhes corroem o corpo e a alma. Mas, como ela?

É assim que Rosaria inicia os Agradecimentos em seu livro:

“Deus, por que escolher-me?

Quando eu contava com 28 anos, corajosamente declarei-me lésbica. Estava concluindo um doutorado em Literatura Inglesa e Estudos Culturais. Era professora associada de um dos primeiros e mais fortes Departamentos de Estudos da Mulher da nação. Estava sendo recrutada por universidades para assumir funções administrativas e docentes no avanço de ideologias esquerdistas radicais. Eu realmente acreditava que estava ajudando a tornar o mundo um lugar melhor.

Com 36 anos, era uma das poucas mulheres catedráticas de uma grande universidade de pesquisa, administradora em ascensão e ativista na comunidade. Tornei-me um dos “radicais catedráticos”. Eu tinha vencido sob todos os aspectos. Naquele mesmo ano, Cristo me chamou para si e a vida que conheci e amei chegou a um final humilhante.”

Final humilhante. É sobre isso que a autora pretende falar. Afinal, o que é realmente a conversão? Será uma narrativa de vitórias pessoais, em que o personagem principal é o “convertido” que, por fim, alcança um estado de sucesso e realização? Ou será, na verdade, tal como um descarrilamento de trem, que se desdobra enquanto apenas vivemos nossa vida diária normalmente? Será uma escolha por Cristo, em um tranquilo caminho de flores? Ou será uma escolha de Cristo, que te envolve ainda que relutante?  No final do processo, o que nos sobra do que possuíamos antes? Nas palavras de Rosaria: “em resumo, esta foi minha conversão: perdi tudo, menos o cachorro”.

Rosaria não escolheria a Cristo, nem eu e nem você. A verdade é que a nossa conversão é tão  improvável quanto a dela. Ela estava feliz e realizada em sua vida de pecado e assim também nós. Porém, agradou ao Senhor Jesus Cristo trazê-la da morte para a vida por meio de Sua morte sobre a cruz. Rosaria não transformaria sua vida inteira em um caos para conformá-la aos padrões das Escrituras, nem eu e nem você. Pois também a nossa santificação é tão improvável quanto a dela. Porém, assim como agradou a Cristo morrer por nós e resgatar-nos da morte, assim também agrada ao Espírito Santo nos purificar diariamente por meio da lavagem pela Palavra, conduzindo-nos para longe de nossa antiga vida de pecado e para perto do nosso Deus e Pai, que amorosamente nos escolheu.

Como professora de literatura, Rosaria possui uma fluência na escrita que torna seu livro “Pensamentos Secretos de Uma Convertida Improvável”, publicado em português pela Editora Monergismo, maravilhosamente envolvente. Suas páginas nos fazem refletir a respeito de nossos posicionamentos pessoais e nos identificar com ela em alguns aspectos de sua conversão e nova vida. Em apenas 5 capítulos, ela narra sua trajetória de conversão e crescimento na fé, trazendo à tona questões que desafiam à igreja e confrontam seus leitores. Sendo profunda conhecedora dos temas do homossexualismo ativista nas universidades e do pensamento pós-moderno, Rosaria tem muito que nos dizer. Além disso, a autora desvela suas secretas reflexões a respeito da vida em Cristo e dos conflitos que a conversão lhe causou a nível pessoal e profissional, provocando mudanças radicais em sua vida inteira, e transformando desde a sua forma de se enxergar até sua forma de enxergar o mundo e a igreja. Enfim, este é um livro que vale a pena ser lido.

Conforme escreveu o Dr. Carl R. Trueman: “Nenhuma recomendação entusiasmada de minha parte acerca deste livro lhe faria justiça. Não concordo com tudo que ela diz, mas aprendi com tudo que ela escreveu […]”. “Este é um livro para a leitura e a ponderação de todos os cristãos por demonstrar o poder da graça de deus na transformação de até mesmo uma “convertida imporvável” em um vaso de graça. Não se trata de um relato sentimentalista: a salvação abalou sua carreira e lhe rendeu o que ela designa “caos completo”. No entanto, sua história é instrutiva e edificante, e seu significado ultrapassa a vida descrita. Ele condenará, desafiará e encorajará em igual medida, mesmo quando informa sobre alguns dos desafios mais sérios à fé cristã em nossos dias.” 

Não deixe de conferir!

Leia, seja edificada e lembre-se de presenteá-lo aos seus queridos!

Que o Senhor abençoe a sua leitura,
Em Cristo,

Arielle

______________

*Rosaria Butterfield é casada com Kent Butterfield e mãe de quatro filhos. Atualmente, vive com seu marido e três dos seus filhos na Carolina do Norte (EUA), onde Kent serve como ministro do evangelho em uma igreja presbiteriana.