Como parte do Congresso “Os Puritanos” que ocorreu em Aracajú em julho de 2022, a partir do minuto 16 deste vídeo, Joel Beeke prega sobre a importância da Leitura das Escrituras e seu Ensino na Adoração Familiar.

Beeke discorre sobre o motivo da adoração familiar dito em Josué 24:14,15

  • “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor , escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor .”

Os puritanos diziam sobre ao menos 4 motivos para realizar o Culto Doméstico

1 – Adornar o lar com santidade.

2 – Satisfação em uma consciência em paz diante de Deus.

3 – Um profundo impacto para a Salvação dos filhos.

4 – Fortalecimento do relacionamento entre pais e filhos.

A Adoração deveria ser feita a partir de Deuteronômio 6:4-9

  • “Ouve, Israel, o Senhor , nosso Deus, é o único Senhor . Amarás, pois, o Senhor , teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.”

O Pr Beeke fala sobre o que os puritanos tem a dizer sobre o culto familiar falando, no início, sobre as características familiares que ele observou serem comuns àquelas em que os filhos crescem para ser bênção à Igreja. Os puritanos tinham a mais alta visão sobre o culto doméstico e como é bom, pessoalmente falando, ver tantos homens de Deus, incluindo o pastor Joel Beeke, dizerem da influência desses em sua vida.

Sabemos que Deus age soberanamente e nada que fazemos garante a salvação de nossos filhos, mas devemos nos lembrar também que o Senhor tem prazer em ser fiel em cumprir as promessas a respeito das obrigações que Ele, de forma ordinária, ordenou em sua palavra.

“Os pais que não fazem culto doméstico constantemente estão preparando a alma de seus filhos para o inferno”.

Mas como fazer o culto doméstico?

1 – Oração – de louvor a Deus, pedidos sinceros sobre as necessidades da família e de cada membro e ações de graças.
2 – Leitura da Bíblia e explicação sobre o que foi lido. Podemos usar diversos recursos se não estivermos acostumados a explicar sobre a Bíblia em nosso lar.
3 – Música ao final para fixação durante o dia. Os puritanos costumavam cantar os Salmos mas podemos usar cânticos bíblicos e mesmo nossos hinos.
Seus filhos veem e tem um impacto profundo em saber que seus pais os amam e estão preocupados sinceramente com suas almas.

Finalmente, o Pr. Joel Beeke finaliza com sua experiência de como a fé de seu pai o impactou em sua vida adulta. Suas memórias eram avivadas livrando-o de tentações e o estimulando a ser mais fiel a Deus.

UMA PALAVRA AMIGA ÀS QUERIDAS MULHERES.
a) Se seu esposo já faz o culto doméstico, o ajude como puder.
b) Se seu esposo não faz o culto doméstico por não ser convertido, faça com seus filhos e o convide para o momento. Seja agradável, mostre gentileza e preocupação quanto à alma dele.
c) Se seu esposo não faz o culto doméstico e é crente, que tal convidá-lo a assistir essa pregação com você?

Algumas vezes o cobramos como uma mãe cobra a tarefa de casa aos filhos e, como tenho visto, isso não funciona para nossos maridos. Mas seja sábia: acenda a necessidade, encoraje sem ser rixosa, facilite o momento – quem sabe aquele café animado, um pouco mais cedo com as Bíblias no canto da mesa como que já esperando para o momento seja o incentivo que ele precisa?

Nossa oração é que sejamos fieis ao Deus misericordioso e que tem prazer na salvação dos nossos filhos.

Com Carinho

Equipe MP

Acesse o vídeo clicando aqui!


Dr. Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA). É pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation, editor da Banner of Sovereign Grace Truth, diretor editorial de Reformation Heritage Books, presidente da Inheritance. Foi co-autor, escreveu ou editou mais de 50 livros, dentre os quais, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo”. Obteve seu Ph.D. em Teologia da Reforma e Pós-reforma no Westminster Theological Seminary. Ele é convidado freqüentemente para lecionar em seminários e pregar em conferências ao redor do mundo. Ele e sua esposa, Mary, foram abençoados com três filhos: Calvin, Esther e Lydia.