Dentre tantos livros sobre casamento, Reformando o casamento, Editora Clire,é um que não pode deixar de ser lido por quem pretende se casar e também por quem já é casado. Seu autor é Douglas Wilson. É divido em 9 capítulos e trata, como o próprio nome já diz, da estrutura do casamento e como ele deve ser vivido pelos cristãos.

O autor discorre sobre várias áreas do casamento e analisa à luz da Bíblia como deve ser cada uma delas. Fala sobre os papéis do homem e da mulher, a forma como a esposa deve ser tratada – parte mais frágil – como ela deve se portar, sexualidade, criação de filhos dentre outros assuntos. Mas o objetivo maior desta obra é mostrar como o homem deve amar sua esposa, tendo como base o relacionamento de Cristo e a Igreja, que de forma sacrificial se entregou por ela.

“O amor e afeição de Cristo estão unicamente sobre o seu povo. Do mesmo modo, os maridos devem amar somente a esposa. Esse é o dever que espero explicar detalhadamente no decurso deste pequeno livro.”

Logo no início, ele vai falar da base do casamento e o pacto que há nele. Sua base é o livro de Gênesis. Ele mostra de forma inequívoca como Deus criou o homem, lhe deu funções e também uma auxiliadora idônea.

Em seguida, vemos o papel do homem no casamento: sua autoridade e responsabilidade sobre tudo no lar. Ele mostra de forma muito clara o papel do homem e da mulher no casamento. O homem é o cabeça. Deus não manda o homem ser isso, ele o é, quer queira quer não. O padrão é sempre Cristo e a igreja. Se homens não agem de forma piedosa, estão envergonhando o nome de Cristo.

O autor constata de forma dura e triste como a igreja tem se deixado levar pela influência do mundo e como os homens estão se abstendo de sua responsabilidade, sobrecarregando suas esposas com tarefas que não são delas, como prover sustento para o lar, assumir a responsabilidade por tudo no lar.

“Se os homens cristãos amassem a esposa assim como Cristo ama a igreja, se guiassem a esposa, se aceitassem dela a ajuda necessária para cumprir a vocação que receberam de Deus, jamais haveria espaço para qualquer tipo de pensamento feminista dentro da igreja. Homens cristãos que abdicam da autoridade dada por Deus, ou que se envergonham dela, estão deixando a esposa sem proteção.”

É muito relevante quando Wilson fala sobre os conflitos que há no lar e a forma de lidar com eles. Ele apresenta preciosas dicas de como se portar diante de problemas e como resolvê-los.

“Para que um casamento seja saudável, marido e esposa devem entender o que é pecado, qual a provisão de Deus para o pecado feito na cruz, e o que fazer quando pecam contra Deus no relacionamento matrimonial. Uma parte importante do moderno distanciamento da compreensão bíblica do casamento é a minimização do problema do pecado.”

O pecado deve ser confessado. A outra parte deve perdoar. O faltoso deve fazer isso de forma sincera e arrependida e o que sofreu a falta também deve aceitar verdadeiramente o pedido de perdão. O que foi ofendido não tem o direito de não perdoar.

Outra questão muito importante e bem delicada é a forma como o sexo é enxergado no casamento. Wilson fala de forma polida mas muito sábia sobre esse tema tão mal abordado inclusive entre cristãos. Fala do leito digno de honra e como devemos lidar contra a imoralidade tão comum em nosso mundo.

Outra abordagem bem realista e bíblica é a que ele faz sobre a maternidade. Não se trata simplesmente de se dizer quantos filhos ter e quando, mas de sondar o coração e observar se a motivação para tê-los é piedosa ou não, atentando para a grande responsabilidade que é educar: “Fazer filhos é fácil e envolve uma boa dose de prazer. Conduzi-los no temor do Senhor é difícil e envolve uma boa dose de sofrimento, sacrifício cristão e amor – em suma, exercer a mordomia bíblica.”

O tempo todo Reformando o casamento mostra que o homem é responsável pelo casamento e ele é quem deve conduzir a família. Apesar de Wilson apontar bastante para a liderança do homem, é uma ótima leitura às mulheres, pois traz lições preciosas sobre a nossa função no casamento, mostrando de forma prática como podemos viver piedosamente para honrar e glorificar ao nosso bondoso Senhor.

Espero que este livro seja tão edificante para sua vida como foi para a minha. Deus a abençoe!

_________________________

Douglas Wilson é pastor da Christ Church em Moscow, Idaho, Estados Unidos, e editor da revista Credenda/Agenda. Ele é autor de “Reformando o Casamento”, Fidelidade” e outras da série best-seller sobre família. Casado com Nancy, tem três filhos e muitos netos.

_________________________

Resenha por: Poliana Valente Coutinho, 36 anos, formada em Letras – Português, já trabalhou como revisora de textos, mas atualmente se dedica integralmente ao lar. É casada há 17 anos com o Pr. Milton Jr., da Igreja Presbiteriana da Praia do Canto, em Vitória/ES, e tem 2 filhos: Fernanda (10) e Filipe (6).