Quando o dia nasceu é um livro escrito por Piet Prins, publicado pela Editora CLIRE, tem 24 capítulos e 194 páginas.

Essa história é sobre um menino chamado Martin Meulemberg, que teve de fugir de sua vila porque estava sendo perseguido por causa da fé reformada, a sua fé.

Fonte da imagem: Amazon

Com seu amigo Boudewyn, um ferreiro, eles foram forçados a fugir de sua vila, que ficava na Holanda, após os pais de Martin terem sido presos por causa de sua fé. Eles iam para Emden, uma cidade livre da perseguição à sua amada fé.

Mas antes de irem embora de casa, Martin pegou sua Bíblia e a Confissão de fé em um esconderijo na sua casa, uma linda arca de madeira.

Depois foram libertar seus pais da prisão em sua cidade. Como ótimo ferreiro, Boudewyn conseguiu destrancar as portas da cela e as correntes em que o senhor e a senhora Meulemberg, os pais de Martin, estavam presos.

Martin, seus pais e Boudewyn começaram a fugir da cidade, mas era tarde demais! Justamente neste momento Simon Roelfs, um espião, disse isso ao xerife e então o senhor e a senhora Meulemberg tiveram que fugir para Emden, antes de Martin e Boudewyn. Por quê? Porque o filho do querido casal ainda não tinha chegado com o cavalo para conduzir a carroça que eles usariam para a fuga!

Eles passaram por vários perigos, mas sempre orando a Deus para que Ele os guardasse. Muitas vezes eles foram encontrados pelos católicos romanos, mas conseguiram escapar, graças a Deus. Finalmente chegaram a Emden e encontraram os pais de Martin, para o seu imenso alívio.

O jeito como eles agiram foi impressionante, pois eles confiaram no nosso Deus e que Ele os protegeria até o fim de sua perigosa viagem. E foi o que aconteceu nessa linda história!

No fim desse livro você vê o porquê do nome dele. Um novo dia está nascendo, você sabe o motivo? Porque os personagens do livro sabiam que um dia a perseguição iria terminar. Ela ainda não acabou… Mas não precisa ter medo disso, pois, quando Jesus voltar, tudo de ruim vai ser exterminado do mundo! Inclusive isso! Lembre-se: o Senhor sempre vai estar com você, assim como esteve o tempo inteiro com Martin e Boudewyn.   

O que aprendemos com essa história? Que Deus nos guarda em todos os momentos de nossa vida, até nos mais difíceis. Como eu sei? Ah, leia o livro e entenda que você pode (e deve!) confiar no Senhor. Ele sempre cuida dos seus filhos! Deus nos ama e você também deve amá-lo.

Devemos lembrar que Deus sempre está conosco, como Martin e Boudewyn fizeram. Diferente de muitas pessoas, Ele nunca vai nos abandonar, e nós com certeza somos muito gratos por isso!

 Eu indico este livro para pessoas de todas as idades. Depois deste livro, há outro sobre Martin também. O nome é Dissipando a tirania.

Fernanda Valente Coutinho. 10 anos. Filha de Milton Jr e Poliana. Tem um irmão chamado Filipe (6).  Natural de Vitória/ES, é da Igreja Presbiteriana da Praia do Canto, a qual seu pai pastoreia. Gosta muito de ler, brincar e fazer atividades em família. É uma ótima ajudante da mamãe.