Nesta semana e na próxima, apresentaremos duas obras preciosas às famílias cristãs.

Em meados de 1930 uma mãe piedosa tinha dificuldade para encontrar um livro de histórias bíblicas que fossem fiéis às escrituras e que transmitissem a emoção dos acontecimentos. Dessa dificuldade, Catherine Vos aceitou como projeto de vida produzir tal material. Em 1934, após sua primeira publicação, em Inglês, essa obra tornou-se um verdadeiro clássico cristão infantil.

O primeiro volume, composto por histórias de Gênesis a Rute, foi traduzido de forma inédita para o português em 2019, pela Shema Publicações e está dividido em quatro partes: A criação, Peregrinação, Leis e A Conquista.

A primeira parte, intitulada Criação, a autora descreve os primeiros capítulos de Gênesis de modo expositivo e gracioso:

“Agora que a linda terra estava vestida com gramas, flores e árvores, e o sol quente a envolvia com sua luz e calor, ela estava pronta para que alguns animais começassem a morar nela”

De maneira que a criança perceba o primor da criação do mundo, Catherine também explica claramente a diferença entre os animais e o homem:

“Quando um animal morre, o seu corpo está morto, e este é o fim do animal. Mas quando nós morremos, este não é o nosso fim. Nós fomos criados a imagem de Deus, e a Bíblia promete que, por sermos especiais, nós seremos ressuscitados e viveremos novamente, com corpos novos e gloriosos.”

Ainda durante a queda e, diversas vezes posteriormente, nos é lembrado sobre a História de Deus e o plano maravilhoso da redenção:

“A Bíblia toda é a história de como Deus planejou e preparou a vida do seu Filho, e de como o Salvador finalmente veio à Terra e morreu para pagar pelos nossos pecados.”

Catherine, com tom materno em toda narrativa, explica detalhes da Bíblia ligados ao contexto da época, fazendo pontes de trechos e encaixando-os perfeitamente, como uma ágil costureira de uma colcha de retalhos, na historia linda de nosso Senhor Jesus Cristo. Veja como ela conclui o teste de Deus a Abraão:

“Muito tempo depois de tudo isso, houve outro Pai que ofereceu o seu Filho em sacrifício, e não houve ninguém naquele dia para segurar a sua mão e dizer: “Não machuque o menino”. Aquele Pai era o Próprio Deus, e o Filho que morreu por você e por mim – e por Abraão e por Isaque – era o nosso Senhor Jesus. Ele era o Filho de Deus e também era o filho de Abraão. Pois ele era aquele que Deus havia prometido a Adão e Eva, e a Abraão. Ele era aquele em quem todas as nações da Terra seriam abençoadas”

Confesso ser um livro tão rico que se tornou especialmente difícil escolher apenas alguns trechos para a citação.

Seguindo para a parte II, Peregrinação, a autora descreve como o povo de Israel “surgiu” no Egito e como Moisés foi providencialmente salvo de Faraó por Deus, para livrar o Seu povo do Egito e, através das pragas, especialmente da última, com a celebração da Páscoa, Deus os tirou da escravidão;

“Isso também os lembraria do Salvador que Deus havia prometido mandar um dia; pois o cordeiro não poderia realmente pagar pelos pecados do povo. Não, o cordeiro era apenas um sinal, apontando adiante, para Jesus, que iria ser o verdadeiro Cordeiro de Deus, e que iria morrer para que todos que confiassem nele pudessem ser perdoados.”

Na terceira parte do livro, Leis, Catherine fala sobre as leis presentes nos livros de Levítico, Números e Deuteronômio. De forma bastante explicativa ela descreve sobre o culto, o dia da expiação, as festas de Israel, o ano jubileu e os obstáculos no caminho da peregrinação até a morte de Moisés. A elucidação de acontecimentos que apontam para Cristo seguem-se de modo brilhante:

“A serpente de bronze apontava para uma pessoa que, muito tempo depois desse acontecimento, iria também ser levantada.”

Por fim, na parte IV, A Conquista, conta como de forma milagrosa, Josué liderou o povo de Deus na conquista de Canaã e, do auxílio de Raabe aos espias sendo, depois, incluída no povo de Deus.

Esse livro termina com a História de Sansão – finalizando os Juízes – Rute e encerrando com o nosso Senhor:

“O filho, quando cresceu, foi o avô do grande rei Davi. Com o passar do tempo, de sua família veio Jesus, nosso Salvador.”

Como recursos extras e para melhor compreensão dos acontecimentos, existe a linha do tempo e um mapa ilustrativo no final do livro, ambos coloridos.

Esse livro não é apenas um livro para Crianças. É um livro expositivo sobre o evangelho para edificação de quem o ler. Como mãe, já aguardo ansiosamente pelo segundo volume.

Cordialmente

Equipe MP

Catherine Francis Smith nasceu no estado de Illinois, EUA, em 1865.  Ela casou-se, em 1894, com o importante teólogo, professor e poeta Geerhardus Vos, considerado o pai da teologia bíblica reformada. O casal teve 3 filhos: Bernardus, Johannes e Geerhardus Jr, e uma filha, Marianne.  Em 1973, depois de anos sofrendo com uma saúde frágil, Catherine Voz partiu para glória e seu marido a seguiu 12 anos depois.  Sua dedicação e foco na família permitiram que seu devoto marido focasse em seu importante trabalho.