No Fica a Dica de hoje, gostaríamos de compartilhar com as irmãs uma interessante entrevista, tanto na lida pastoral, como no convívio familiar.

O entrevistado é o Pr. Jônatas Abdias Macedo, Doutor em Aconselhamento Bíblico. Ele esclarece logo no início da entrevista que não é um estudioso especializado em adolescentes, porém se prontifica a dar conselhos realizada pela Rádio da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, no quadro Men Up, referente ao trato com adolescentes bíblicos mediante também às suas experiências como pastor e pai de duas moças. Ele aborda alguns assuntos que são tidos pelo mundo como polêmicos, mas demonstra com habilidade o quanto as Escrituras são suficientes para tratar deste tipo de relacionamento e, de como os pais devem continuar ensinando e guiando seus jovens no temor do Senhor.

Dentre tantas afirmações confrontadoras e instruções sábias, o pastor menciona: “Existe uma maneira cínica com a qual lidamos com a adolescência. Estou pegando emprestada esta expressão de Paul Tripp, em seu livro ‘A Idade da Oportunidade’. Tento, na medida de minhas possibilidades, vacinar aos pais e à igreja contra isso – não podemos lidar com a adolescência com cinismo.” O Pr. Jônatas enfatiza que esta fase não deve ser encarada como um aborrecimento, mas sim como uma bênção. É quando os pais têm a oportunidade de verificar parte do que semearam na infância, ainda tendo tempo de consertar algo que se note necessário. É uma época desafiadora, de busca por respostas, mas já predita em Deuteronômio 6.20: “Quando teu filho, no futuro, te perguntar, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos, e juízos que o Senhor, nosso Deus, vos ordenou?”. Em seguida, com destaque dos versos 21 ao 24, Deus mostra como devemos estar preparados para este momento precioso e responder contando a história do povo da Aliança e dando esclarecimentos existenciais. E de como precisamos nos lembrar continuamente de pregar o Evangelho para nossos próprios filhos.

Como é citado no final de sua fala, devemos pedir a Deus por graça, disposição e sabedoria para conduzir firme e graciosamente nossos filhos na dependência do Senhor.

Rogamos a Deus que Ele use estas palavras como instrumentos abençoadores para você e sua família!

_________________

Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição;
Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie;
Mestre em Teologia Pastoral – Aconselhamento – pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper; Doutor em Teologia Pastoral (Ph.D) pela North-West University (NWU) em Potchefstroom, SA.