victorian-wedding-1Era uma vez uma garota que sonhava que um dia encontraria o homem perfeito – bem, de alguma forma perfeito para ela. E quando esse homem surgiu ela sabia que era aquele. Eles se apaixonaram, casaram e viveram felizes para sempre. Bom, não exatamente.

Geralmente o que eu ouço de mulheres (e eu pessoalmente tive essa experiencia) é que o “felizes para sempre” acaba em algum momento da lua de mel ou logo depois disso. O marido e esposa entram em algo que chamo de ciclo da “Mulher Feroz/ Homem Medroso”, e assim paredes vão sendo formadas isolando um do outro.

Quando isso aconteceu conosco, eu entrei em uma longa e sóbria fase de desesperança. Durante essa fase sombria do nosso casamento eu geralmente me sentia como se:

– As coisas nunca irão melhorar

-Eu estou presa a alguém com quem eu não quero passar o resto da vida.

– Deve haver uma solução para nossos problemas, mas ele não está disposto a mudar.

– Se ele considerasse ter um aconselhamento nós teríamos alguma chance

– Eu já tentei de tudo, mas nada do que eu tentei parece fazer a diferença. Ele continua a agir como se eu fosse o inimigo.

Alguma dessas frases soa familiar pra você?  Hoje vamos colocar em oposição algumas dessas dúvidas com verdades:

As coisas nunca irão melhorar.

Seu relacionamento pode não melhorar. Na verdade, ele pode até piorar. Mas melhorar o seu relacionamento não deve seu objetivo principal. Todas as nossas motivações e desejos precisam estar arraigados na glória de Deus. Quando nós conduzimos nossa vida a partir dessa perspectiva, então nós podemos confiar que mesmo que eu não veja as mudanças que eu ache necessárias ocorrendo, eu ainda tenho motivos para louvar e agradecer a Deus.

Jesus é o nosso “tudo em tudo”, não o nosso marido, filhos, ou circunstancia da vida. Quando nossos corações estão firmemente mantidos nas mãos dEle, nós podemos nos alegrar somente nisso. Lembre-se com frequência do fato de que você ainda não viu o restante da história. Deus está sempre trabalhando e Ele é capaz de fazer mais do que você pode imaginar.

Eu estou presa a alguém com quem eu não quero passar o resto da vida.

“Presa” é uma palavra muito forte. Eu conheço algumas mulheres que verdadeiramente tiveram um pesadelo de vida e para elas existe um recurso. Se eu marido é abusivo, controlado por vícios, envolvido em atividades criminais, ou imoral, por favor não se mantenha em silencio. Siga a orientação das Escrituras para a confrontação, busque ajuda dos líderes espirituais da sua igreja e contate as autoridades se necessário.

Entretanto, algumas mulheres se sentem presas porque sua vida não se tornou o que ela esperava e sonhava. Ao invés de focar tanto que você está desapontada quanto a como as coisas estão e achando que elas nunca vão melhorar se coloque a disposição de estar grata em todas as coisas. Peça a Deus para que Ele ofereça Sua graça por esperança. Com Deus, nós temos todas as razões para confiar que suas boas obras serão cumpridas.

Deve haver uma solução para nossos problemas, mas ele não está disposto a mudar.

Minha pergunta pra você é: Você está disposta a mudar?

Eu tenho notado que culpar o cônjuge é a reação mais comum quando existe um conflito conjugal. (Tudo isso começou com o primeiro casal) Eu culpei meu marido por anos e acreditei verdadeiramente que ele era a fonte de nossos problemas. Mas um dia eu parei de culpar meu marido e comecei a pedir a Deus pra me transformar, e Ele depois disso mudou meu marido! Isso não aconteceu da noite para o dia, na verdade, isso demorou alguns anos antes que eu pudesse começar a ver avanços e mudanças. Mas o trabalho que Deus fez na vida do meu marido é incrível. Você está disposto a considerar mudanças no seu coração? Você pediria a Deus que transformasse problemas do seu coração que você nem tem conhecimento?

Se ele considerasse ter um aconselhamento nós teríamos alguma chance

Aconselhamento- biblicamente bom/conselho é útil – é um grande recurso. Mas muitos homens temem ir a um conselheiro pedir por ajuda. Se você tiver pedido pra ele e ele rejeitou a ideia, comece pedindo a Deus para que ele abra seus olhos para um casal maduro espiritualmente que sejam amigos confiáveis, convide-os para um jantar, gaste tempo com eles e busque oportunidades envolvendo atividades juntos. Ao construir um relacionamento com crentes maduros isso irá permitir uma base para que eles falem a verdade sobre suas vidas e desenvolvam uma amizade saudável e responsável.

Eu já tentei tudo. Nada que eu tente parece fazer diferença. Ele age como se eu fosse seu inimigo.

Você não é o inimigo. Seu marido pode sentir que você é, e as vezes você pode trata-lo como se você realmente fosse, mas você não é o inimigo. Nós temos um inimigo muito real, e eu garanto a você que ele se alegra com você tomando a culpa de seus esquemas maldosos.

É de vital importância para um casal desenvolver objetivos únicos e propósitos no casamento (e se divertir ao longo do caminho ajuda tremendamente!) . Quando vocês trabalham juntos por propósito em comum, essa atitude desenvolve lealdade. Busque por caminhos em que vocês tenham propósitos unificados. Isso pode ser uma atitude pequena como estar no mesmo time em um jogo de dominós com amigos ou complexa como trabalhar juntos por objetivos em cinco e dez anos. Criação de filhos traz seus próprios desafios, então é importante trabalhar em direção a ter uma frente de ação unida quando começarem a ser tomadas escolhas para a vida de seus filhos.

Fale para o seu marido (com frequência) que você está no time dele! Só em afirmar isso claramente para ele irá mudar a atmosfera do seu lar.

Finalmente, pegue Colossensses 3:12-21 e considere usar isso como um plano de fundo para sua vida no lar. Pergunte a seu marido se ele está disposto a ler essa passagem para a família depois do jantar (antes de todo mundo sair e se separar) e abrir uma discussão entre os membros da família sobre como seria se concretizassem essa passagem em sua casa. Talvez isso seja um projeto que dure um mês ou então você pode usar uma frase a cada refeição familiar e discutir sobre ela.

Você perdeu todas as esperanças? Como você pode substituir seus sentimentos desesperados pelas verdades que foram lembradas hoje?

2014-08-14

__________________

kimberly wagnerEste post foi publicado originalmente no blog True Women, traduzidos e re-publicados com permissão.O post foi publicado originalmente como uma série, encontrando-se aqui minimamente editado e agrupado.  

Kimberly  é casada com o pastor LeRoy Wagner,  mãe de Rachel ( casada com Adam) e Caleb (casado com Lindsey) e avó de um número crescente de netinhos.