A cada dia cresce o número de pessoas que tomam conhecimento do que seja a educação domiciliar (homeschooling). Alguns ficam apenas na simpatia, outros entendem ser esta uma boa ou a melhor opção para seus lares. A partir de então começam a buscar mais informações e, inevitavelmente surge a pergunta: e por onde começo?

Não há uma fórmula, um “abc” que mostre o caminho. Entretanto, neste post vamos tentar dar algumas dicas que te ajudarão a dar os primeiros passos na busca de conhecimento e tomada de decisões. Geralmente, o primeiro sentimento de quem decide educar os filhos em casa é o de insegurança. Será que vou dar conta? Será que ele vai aprender? Será que vou conseguir material adequado?

Infelizmente, por muitos anos nos foi passada a ideia de que a escola é o único lugar capaz de ensinar e de que fora dela não há como formarmos cidadãos competentes, letrados, inteligentes e capazes de exercer uma profissão. Isso não é verdade! A escola é uma das opções, mas não a única. Então, talvez o primeiro passo seja entender e acreditar que você é capaz de ensinar seus filhos.

Você é capaz!

Essa certeza não vem de uma confiança em nossas competências e inteligência. Ela vem da certeza de que Deus nos chamou para ensinarmos nossos filhos.

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:6-9)

Foi Deus quem nos chamou para ensinar nossos filhos. E não apenas ensinar “Bíblia”, mas qualquer coisa. Quando vivemos dentro de uma cosmovisão bíblica, entendemos que “qualquer coisa” que nossos filhos venham a aprender deve ser para a glória de Deus. Todo o conhecimento e verdade não existem fora da Palavra. Fisica, matemática, biologia?? Sim, tudo deve ser aprendido através das lentes bíblicas. Mas, isso é assunto para outro post. Por agora, o importante é lembrar que Deus sempre capacitou seus filhos para toda boa obra e ensinar não fica fora disso.

Não, você não vai receber o dom de ensinar química, mas Deus vai lhe dar sabedoria para achar o caminho para isso, seja através do autodidatismo (as crianças “aprendem a aprender”), seja através de aulas particulares, recursos na internet, etc. Mas o básico, como ensinar a ler e contar, Ele já te capacitou! Se você sabe ler e compreende o que lê, tem disposição e vontade de aprender, tem tempo para se dedicar ao ensino, então você é capaz! Uns terão facilidade, outros precisarão estudar e se preparar mais, entretanto, todos são capazes!

Ore e descanse!

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. (Tiago 1:5)

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6,7)

Peça a Deus que confirme a decisão em seu coração e, a partir daí, ore para que Ele te encha de sabedoria e paz. A vida do cristão, de uma forma geral, é norteada por esse princípio – orar sem cessar. E a oração abrange todas as áreas da nossa vida. Ensinar em casa, mais do que uma ferramenta educacional é um estilo de vida e precisamos estar em oração constante para receber de Deus força, sabedoria, paciência, conhecimento e muito amor pelos nossos filhos!

Escolha o tipo de educação que você quer oferecer a seus filhos

Independentemente da idade de seu filho, antes de sair comprando livros, escolhendo currículo ou imprimindo atividades, pense sobre o que você deseja para o futuro dele. Se você anseia algo além de apenas conseguir um “bom” emprego, então você precisa conhecer outra linha educacional além da tradicional, oferecida pela escola. Não vou citar nem explicar as que existem, pois haverá oportunidade para aprofundar o assunto. Em breve teremos outros posts sobre o assunto. Você pode visitar também o blog Maçãs de Ouro.

Gaste tempo aprendendo sobre homeschooling

Há pouco tempo, se você quisesse saber qualquer coisa sobre homeschooling teria que visitar blogs estrangeiros. Quase nada havia em português. Embora já existissem famílias educando em casa, não havia notícias nem material sobre o assunto. Porém, a realidade hoje é outra, graças a Deus!! Há muitas famílias criando blogs e sites a fim de compartilhar o que tem vivido, aprendido e produzido. Para todas os gostos, credos e idades.

Além disso, há teses, artigos e estudos sobre o tema, já disponíveis na internet. É preciso “arregaçar as mangas” e trabalhar!!! Educar em casa é um privilégio que tem suas responsabilidades e uma delas é estudar, estudar e estudar! Nós ensinamos, nós aprendemos!

Leia testemunhos de outras famílias, aprenda com quem já está mais a frente, pesquise sobre métodos de alfabetização, sobre recursos tecnológicos, e muitas outras ferramentas que servirão para sua “sala” de aula (ou quarto, ou cozinha, jardim….). Se você tem filhos pequenos, com menos de 5 ou 6 anos, não se apresse!! Tire “férias” por um determinado tempo (um mês, um semestre ou até mesmo um ano!!!) a fim de se preparar. Não tenha medo, pois seu filho não vai ficar para trás. Atrás de quem mesmo?? Não há competição, não há comparação. Ele não vai perder, nem vai se atrasar.

Enquanto você gasta tempo se preparando, separe um tempo para estar com ele. Fazendo qual tarefinha?? Nenhuma, por enquanto!! Leia, leia e leia. Leia enquanto eles estiverem brincando com uma massinha, desenhando, montando um quebra cabeça. Leia em voz alta muitas e boas histórias! Em breve você estará preparado para começar atividades mais estruturadas e todos sairão ganhando!!!

___________

Screen Shot 2016-05-25 at 4.14.35 PM* Carioca, Rachel mora há 26 anos em Aracaju, onde o seu esposo, Pr. Alauli Oliveira, pastoreia há 6 anos a Igreja Presbiteriana 13 de Maio (IPB). Rachel é pedagoga e doula, mas se dedica ao lar em tempo integral. Mãe de 5 filhos: Júlia 9 anos, Sophia 6, Lorena 4, Lucas 3 e Helena 9 meses, Rachel pratica Homeschooling (ou Educação Domiciliar) há  pouco mais de 3 anos. Ela escreve para os blogs www.educacao-domiciliar.com e www.tocandoideias.blogspot.com.