painting1Vocês acham que Deus se importa com vocês? Vocês acham que Deus realmente sabe tudo sobre vocês? E se Ele sabe, será que Ele se preocupa com todos aqueles detalhes? Vamos nos voltar para a própria Palavra de Deus para encontrar essas respostas.

Primeiro de tudo, Deus fez você. Quem quer que você seja, onde quer que viva, você foi criado por Deus. Você não nasceu por acaso; Deus planejou cada detalhe de seu corpo. No Salmo 139, Davi fala sobre isso: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste” (14a). O versículo 15 declara: “os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra”. As palavras traduzidas como “no oculto fui formado” significam ” bordado com muitas cores”. Assim como um bordador altamente qualificado coloca cuidadosamente cada ponto em seu lugar, o Senhor teve o cuidado de criar cada parte dos nossos corpos.

Deus não somente nos criou, Ele cuida de nós. Jesus disse à multidão de pessoas: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais! Bem mais valeis do que muitos pardais” (Lc 12:7). Pedro nos exorta a “[lançar] sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). O que isso significa? Significa simplesmente isso: Deus se preocupa com você. Você pode ter certeza que quando fala para Ele todas as suas ansiedades, sejam elas espirituais ou físicas, Deus vai te escutar.

Em segundo lugar, Deus nos deu a bênção do batismo. Você foi batizado quando bebê? Este é um grande privilégio. No batismo, Deus promete que, assim como a sujeira é lavada com água, assim também o Senhor Jesus Cristo vai lavar seus pecados, quando, pela graça, vocês se arrependerem e crerem nEle. Deus promete a salvação a qualquer um que venha a Ele com fé e arrependimento, dons que só Deus pode dar. Esta é uma bela promessa da qual vocês podem lembrar a Deus quando orarem. Vocês podem dizer: “Senhor, eu fui batizado. Tu colocaste Teu grande nome ao lado do meu, e tens prometido que, se pela fé, eu te clamar por um novo coração, Tu se agradarás em me conceder. Oh, me dê uma fé verdadeira”. ” Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência” (Gênesis 17:7).

Em terceiro lugar, Deus criou você com uma alma, o que torna você mais elevado do que os animais. Quando os animais morrem, eles retornam ao pó e a sua existência termina. Mas, quando Deus criou Adão, Ele lhe deu uma alma que viveria para sempre. “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gênesis 2:7). Somos mais valiosos do que os pardais. Deus criou cada animal, árvore, flor, e pedra. Estas criações são maravilhosas em seus propósitos. Se Deus teve tanto cuidado em criar essas coisas tão belas, como Ele não cuidaria de nós, que temos almas que nunca morrem?

Mais uma vez, Jesus disse às pessoas o quanto Deus se preocupa com elas, “Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6:28-30).

Deus criou o seu corpo e a sua alma. Ele criou cada um de vocês especificamente. Ele colocou você no lar que você tem, com os pais e irmãos ou irmãs que você tem. Pense em todas as suas bênçãos; elas são presentes de Deus. Você vive em um lar cristão? Você frequenta uma escola cristã? A sua família vai à igreja? Você tem uma Bíblia? Tenho certeza que você pode adicionar muitas outras bênçãos à essa lista. Com todas elas, Deus está dizendo que Ele se preocupa com você.

Você tem uma vida difícil? Talvez você não tenha uma casa legal ou a sua família não vá à igreja. Isso quer dizer que Deus não se importa? Não, não quer. Você está lendo isso agora porque Deus quer que você saiba que Ele se importa. Muitos dos filhos queridos de Deus enfrentam enormes dificuldades e provações em suas vidas; Sua Palavra está cheia de promessas para eles. Talvez a sua vida seja cheia de problemas. No entanto, se você colocar sua confiança no Senhor Jesus Cristo, a sua alma estará segura. “Porque foste a fortaleza do pobre e a fortaleza do necessitado na sua angústia; refúgio contra a tempestade e sombra contra o calor; porque dos tiranos o bufo é como a tempestade contra o muro” (Isaías 25:4).

A salvação é a maior dádiva de Deus. Busque-a. Não duvide de que Deus é sincero quando diz que se importa. Quando Jesus olhou para Jerusalém pouco antes de Sua morte, Ele chorou e disse: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mateus 23:37).

Você irá até Ele? Peça-Lhe que dê a você ouvidos para ouvir a Sua voz. Você irá crer nEle? Peça ao Senhor pelo dia em que Seu poder fará com que você se torne realmente disposto a seguí-lo. Corra para Ele e confie nEle para cuidar de todas as suas necessidades, tanto do corpo e como da alma. Você nunca irá se arrepender disso, pois não há alegria como a alegria do povo de Deus. “Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em ti se refugiam!” (Salmo 31:19).

_____________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Setembro de 2007), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa