*Fonte: Site Our Cottage Garden

A Bíblia fala dos filhos da carne e dos filhos da promessa. Abraão teve um de cada. Vamos falar agora sobre o filho da carne, Ismael. O que nos é dito sobre a vida de Ismael e o que podemos aprender dela?

Ismael teve um nome especial (Gn 16.11)
Mesmo o Senhor tendo prometido a eles um filho, Abrão e Sara tiveram que esperar um bom tempo. Por isso, acabaram ficando impacientes e resolveram cuidar eles mesmos da situação. Abrão ficou com Agar, uma criada, a fim de ter um filho. Mas o pecado sempre traz mais pecado; esse resultou em briga, levando Agar a fugir (Gn 16.7). Ainda assim, o Senhor se encontrou com Agar. Ela estava esperando um bebê e é dito a ela para chamá-lo de Ismael, o que significa “o SENHOR te acudiu na tua aflição” (Gn 16:11). Alguns nomes não dizem ou não significam tanto, mas o nome “Ismael” tem um significado especial: diz que quando o necessitado clama Deus o ouve. Ele conhece o sofrimento de Seu povo e ouve seu clamor (Ez 3.7-8; Sl 130.1). Esse nome nos ensina, portanto, que devemos clamar ao Senhor por misericórdia e salvação.

Ismael recebeu uma promessa preciosa (Gn 17.25)
O Senhor veio para renovar a aliança com Abrão e prometeu novamente que Ele seria Deus para Abrão e sua descendência (Gn 17.7). Era uma promessa que dizia que ele não precisava passar pela vida sozinho, pois conheceria o cuidado e amor de Deus. A promessa da aliança foi seguida de um sinal da aliança, a circuncisão (Gn 17.10-11). Quem recebeu esse sinal? Todo homem da casa de Abrão e também Ismael, que tinha 13 anos de idade. O senhor também veio para Ismael, chamando por ele antes que ele chamasse pelo Senhor. Não é isso que também recebemos no batismo? Tanto a circuncisão quanto o batismo são sinais das promessas de Deus (At 2.39). Crianças, que promessas os animam? Talvez uma bicicleta nova ou outro presente especial seja empolgante, mas não há nada como a promessa da salvação que Deus faz no batismo.

Ismael tinha um coração perverso (Gn 21.9)
Alguns anos depois, Ismael recebeu um irmãozinho, Isaque, e o dia veio em que Isaque foi desmamado. Ismael estava agora com 16 ou 17 anos de idade. Nesse dia, porém, Ismael começou a zombar de seu irmão, provocando-o e insultando-o. Talvez pensemos: “Crianças fazem isso o tempo todo!”, mas isso não é certo. Matthew Henry diz: “Deus tem conhecimento do que as crianças falam e fazem em suas brincadeiras e levará em conta se elas falarem ou fizerem algo errado, mesmo que seus pais não o façam”. Ismael deveria ter honrado seu irmão Isaque, pois a descendência prometida nasceria por meio dele. Entretanto, o coração de Ismael se opunha a Isaque. Havia inimizade em seu coração contra a descendência prometida de Abraão e a graça de Deus. Que triste! Mas saiba que também é errado para você quando surge em seu coração aquela vontade má de irritar e zombar de alguém. Precisamos levar nosso coração ao Senhor Jesus e pedir a Ele que o mude (Ez 36.26).

Ismael desfrutou de lábios saciados (Gn 21:9)
Agar e Ismael foram levados ao deserto e ali ficaram sem água. Ela, com medo de que Ismael morresse, colocou-o debaixo de um arbusto (Gn 21.15). Mas o Senhor mostrou a Agar um poço não tão longe de onde ela estava sentada. Ela deve ter corrido para encher a garrafa e pressioná-la sobre os lábios de Ismael. Sua sede poderia ser satisfeita, seus lábios poderiam ser saciados. Porém, no inferno, isso não acontecerá (Lc 16.24). Que boa razão para nós procurarmos escapar da ira vindoura! Que nos lembremos disso sempre que pressionarmos um copo de água gelada sobre nossos lábios. Peça hoje ao Senhor por graça para beber da fonte de águas vivas (Jo 4.14).

Ismael se torna um homem selvagem (Gn 16.12)
Esse é um resumo triste da vida de uma pessoa, não acha? Ser rude, rebelde e insubmisso. É muito melhor se a misericórdia de Deus toma conta de nós e nos muda, fazendo-nos passar de homens selvagens a homens submissos pela graça (Mc 5.15). Crescer nas tendas de Abrão não salvou Ismael, assim como ir à igreja também não nos salva. Se não nascemos de novo pelo Espírito, então devemos também ser lançados para fora (Mt 22.13). Por que ignoraríamos o Senhor Jesus, que veio e deixou Ele mesmo ser lançado para fora do favor de Seu Pai, para que pecadores como Ismael pudessem lançar-se a Cristo e encontrar misericórdia?

______________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Jul-Ago de 2017), traduzido com permissão do editor.
**Lawrence J. Bilkes é pastor da Ebenezer Free Reformed Church em
Dundas, Ontario.

*** Tradução : Rebeca Romero