E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão. (Zacarias 8: 5)

Fonte da imagem: altoastral

  Todos concordam: brincar é divertido. Entretanto, nem todos pensam que brincar é uma coisa boa. Às vezes as pessoas pensam que se você se diverte, você deve ser preguiçoso. Outros pensam que se você brinca, deve ser porque você é imaturo. A Bíblia, porém, fala que brincar é algo muito bom. A Palavra de Deus associa alegria, segurança, salvação e aliança com brincadeira. Brincar é uma grande prova da benção de Deus.

       Zacarias 8:1-8 é uma profecia sobre a grande libertação e restauração que o Senhor realizará por seu povo. A profecia usa a figura de crianças brincando nas ruas para expressar as grandes bênçãos da Sua obra. A primeira maneira pela qual essa bem-aventurança é vista é pela alegria. Quando crianças estão brincando há sorrisos, músicas, jogos e felicidade.

          A segunda maneira que a benção de Deus é vista na recreação está na segurança. Em Zacarias 8:5, as crianças estão brincando “nas ruas”. Os pais podem permitir que seus filhos brinquem sem se preocuparem se estarão seguros. Ninguém vai machucar as crianças. Ninguém vai levar as crianças. Não há nada para ameaçá-las. A imagem de segurança é reforçada pela presença de muitas pessoas bem idosas, sem qualquer temor. (Zacarias 8:4). Entretanto, mais maravilhosa é a segurança de estar na presença do próprio Senhor. “Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos o monte santo.” (Zacarias 8:3). Terceiro, a benção de Deus é vista no divertimento em Sua salvação. Nas profecias de Zacarias, as crianças brincam alegres e seguras porque Deus está presente em Sua graça salvadora. Ele desejou Seu povo para Si e Ele voltou para restaurá-lo à Sua presença. “Assim diz o Senhor dos exércitos: Zelei por Sião com grande zelo; e, com grande indignação, por ela estou zelando. Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião, e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade da verdade, e o monte do Senhor dos exércitos o monte santo.” (Zacarias 8:2-3).

      Se Deus não tomasse a iniciativa, as crianças seriam dispersas com suas famílias por entre os pagãos. Ali, a opressão e a idolatria ao seu redor as ameaçavam física e espiritualmente. Por causa da salvação de Deus, as crianças brincam com alegria e segurança.

Fonte da imagem: Pinterest

      Por último, vemos a benção do Senhor no divertimento através de Sua aliança. Em Zacarias 8:8, o Senhor diz: “E eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus em verdade e em justiça.” As frases “serão o meu povo” e “serei o seu Deus”, encontradas aqui em Zacarias 8:8 são usadas por toda a Escritura para referir ao gracioso relacionamento pactual de Deus com seu povo. Deus livra e consola Seu povo por meio do fiel e terno cumprimento do seu pacto.

  Em resumo nós podemos dizer que a imagem de recreação usada em Zacarias 8:5 expressa a benção de Deus através de alegria, segurança, redenção e seu especial e libertador relacionamento com seus filhos: a aliança. Agora que vimos que diversão é uma manifestação da benção de Deus nas Escrituras, consideraremos três breves aplicações.

    Primeiro, quando você for brincar, aproveite. Deus nos deu diversões para descanso, fortalecimento, alegria e celebração. Diversão é um sinal da benção de Deus em Sua Palavra, e não devemos desprezá-la.

       Segundo, enquanto você desfruta de tempos de diversão, faça isso lembrando que ele deve nos dirigir de volta para o Senhor. Podemos nos divertir por causa da Sua soberana salvação, como fruto de Sua graciosa aliança. Não seria certo nos alegrarmos em horas de diversão sem sermos gratos por Ele e pelo que Ele fez.  As alegrias das recreações devem sempre, no fim das contas, ser sobre Ele e não sobre nós.

       Terceiro, há um grande perigo na falta de diversão. Fisicamente, emocionalmente e mentalmente, nós precisamos de horas de diversão para rejuvenescimento. Se nós não nos divertirmos de vez em quando, nós não poderemos continuar servindo o Senhor no nosso melhor e, eventualmente, podemos até chegar à exaustão por excesso de trabalho e estresse.

      Nosso Senhor Jesus Cristo usa a imagem de divertimento em Mateus 11:16-19 para demonstrar a tolice das pessoas em recusarem acreditar na Sua Palavra. A figura de diversão simboliza a benção de Deus manifestada em alegria, segurança, salvação e aliança. A imagem da recusa à diversão não indica diligência ou maturidade, mas sim uma negação da benção e uma rejeição ao regozijo, segurança, salvação, aliança e por último, ao próprio Cristo. Então vamos sempre brincar com alegria, lembrando-nos de que podemos fazê-lo por causa da segurança que vem através da salvação, por causa da fidelidade pactual de Cristo.

Rev. Terreth Klaver é pastor da Heritage Reformed Congregation de Chilliwack, Colúmbia Britânica, Canadá.

Tradução: Jessica Marinho