Continuação…

4 – Contraceptivos – Questões bíblicas, sondando o coração

Gostaria de finalizar este texto pedindo que você sondasse o seu coração como fiz ao meu: Mesmo utilizando métodos contraceptivos aceitáveis (tabelinha, métodos de barreiras dentre outros citados) qual a real intenção em meu coração ao evitar os filhos?

Cremos que o sexo é uma bênção de Deus a ser desfrutada exclusivamente dentro do casamento e alguns métodos podem ser utilizados pelo casal para controle da natalidade. Mas há uma ordem na Bíblia: “Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a” (Gênesis 1.28) O povo de Deus deixou de seguir esse mandamento. Não estou alheia às enormes dificuldades atuais em relação à situação econômica, exigências trabalhistas tanto de homens como mulheres, da decadência moral e religiosa que enfrentamos. Mas eu te pergunto: quando foi que não tivemos isso na história humana? Bem dizia Salomão: “o que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol.” (Eclesiastes 1:9). Então, não há novidade nessas dificuldades.

O povo de Deus sempre passou por problemas e, convenhamos que bem maiores do que o temos hoje; mesmo assim a bênção de Deus sobre o seu povo os fazia crescer e multiplicar a despeito da escravidão no Egito, do exílio, da perseguição na igreja primitiva, do massacre dos puritanos e outros, outros e outros. Mesmo que as filosofias e contemporaneidades mudem, as palavras de Cristo não mudam. A Bíblia é atemporal.

Sonde seu coração, querida. Seus planos são exalar a glória de Deus em primeiro lugar? Seu coração está em ser aquilo que Deus deseja para suas filhas ou seu desejo é mais parecido com o que esperam de você como mulher “de sucesso”. Algum ídolo como carreira, sucesso, reconhecimento, título, liderança – tem tirado seu foco daquilo que Deus quer? Seria uma qualidade de vida “superior” o seu ídolo e, ter mais filhos limitaria o seu planejamento e te deixaria, digamos, que mais dependente de uma organização, de orçamento menor e da privação de luxos que você tem como prioridade? Seria a falta de confiança que Deus irá sustentar a família da aliança? Eu entendo que a Escritura não proíbe explicitamente ou trata diretamente a questão da contracepção; mas podemos aplicar a primeira pergunta do catecismo para nortear nosso objetivo de vida e sondar continuamente o nosso coração.

Qual é o fim principal do homem? O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre. Nosso objetivo em evitar filhos é santo ou mundano? Glorifica a Deus ou objetiva nossa própria glória e prazer? Entendo que nosso coração – fábrica de ídolos – também pode, inclusive, fazer de nossos filhos ou do desejo em tê-los um ídolo e isso deve ser sondado constantemente por nós.

“A glória de Deus deve superar todo relacionamento e toda situação. Deus nos mostra sua glória em sua Palavra. É lá que precisamos fixar nossos olhos, porque o que cremos a respeito de Deus vai determinar como vivemos.” Susan Hunt

Conclusão

Por fim, após conhecer um pouco sobre embriologia e sobre métodos contraceptivos te convido a refletir sobre o real motivo de usa-los e a reavaliá-los em sua vida.

Há diversos métodos que podem ser usados por nós, mulheres cristãs, para que desfrutemos a sexualidade em nosso casamento de forma mais santa, piedosa e satisfatória. Procure conhecer seu ciclo menstrual, avaliar sua temperatura corporal, associe a um método de barreira se necessário. Há muita literatura disponível se buscada. Entendo que existem motivos piedosos para evitar temporariamente ou definitivamente uma gestação; mas, sempre sonde seu coração, clame a Deus para que prove suas intenções. Os filhos são herança do Senhor, devem ser desejados por um casal verdadeiramente cristão. Não rejeite por motivos levianos a herança do Senhor para você e seu esposo.

Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.” Salmos 127.3-5.

Que Cristo nos dê graça e sabedoria.

__________________________

Ester M. Ribeiro é casada há 8 anos com Fernando Ribeiro, presbítero na Igreja Prebiteriana do Brasil em Jundiapeba, Mogi das Cruzes – SP. Desde 2019 é mãe homeschooler e, atualmente é Tutora Foundations do programa Classical Conversations e, em sua igreja, professora na Escola Bíblica Dominical. Médica nefrologista por formação trabalhando em horário (bem) reduzido pelo chamado como Mãe do Davi de 4 anos e Daniel de 2 anos.