Mother and DaughterAinda não leu a parte 1? Leia aqui.

MODÉSTIA DEFINIDA

Modéstia é um valor do Novo Testamento, tendo a ver com nossa conduta ou nossa escolha de vestuário. Então, por exemplo, um bispo ou alguém mais velho deve ser “modesto” (1 Tm 3:2) e as mulheres cristãs devem “se ataviar com modéstia e bom senso” (1 Tm 2:9). Em ambas as referências, o texto grego usa a mesma palavra, kosmios, derivada da palavra da mesma família, cosmos, a qual é usada no Novo Testamento para “universo”. Assim como o universo reflete a ordem e beleza do seu Criador, também os cristãos devem refletir o caráter de seu Senhor e Salvador em sua conduta e vestimenta. Lideres de igrejas devem ser, de acordo com várias traduções, “ordenados”, “controlados”, “corteses” e “dignos”. Simplificando, eles devem andar assim como Jesus andou (1 João 2:6). Em contraste com os estilos atuais, mulheres cristãs escolhem vestir-se de modo simples e sensato, atentas para o fato de serem seguidoras de Cristo e servas do Senhor. Nessas questões, assim como em todas as coisas, o alvo é fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10:31).

Modéstia, portanto, é um aspecto significante do caráter cristão, de forma que nossa vestimenta, como Jeff Pollard diz, “deve fazer a mesma “profissão” que nós fazemos”. Pollard, então, continua para definir modéstia como “autogoverno interior, enraizado em uma compreensão adequada de si mesmo diante de Deus, o que  se exibe exteriormente em humildade e pureza vindas de um amor genuíno por Jesus Cristo, ao invés de se exibir em autoglorificação ou autopromoção.” Consequentemente, modéstia não pode ser entendida como uma definição estática. Muitos dos fundamentalistas de anos passados foram criticados por suas rígidas leis e estipulações. Antigamente pensava-se que uma saia que passasse do joelho era considerada “modesta” enquanto qualquer coisa mais curta era imodesta. Desenhar linhas detalhadas em nossa definição de modéstia pode ser necessário em organizações como escolas cristãs, mas, em nível pessoal, normalmente leva a dificuldades. A realidade é que mesmo um vestido que vai até o chão pode ser imodesto. Em culturas muçulmanas, as mulheres são encorajadas a esconder a si mesmas, às vezes do topo da cabeça aos pés. Modéstia, para eles e para muitos de nós, tem sido definida como “menos pele”. Mas mulheres muçulmanas apenas no nome que escondem suas peles ainda podem usar roupas imodestamente apertadas. Assim também, algumas mulheres podem achar algumas roupas mais modestas, enquanto outras acham menos modestas. Alguns homens podem não ser tentados nem mesmo atraídos ao ver uma mulher com uma saia de certo comprimento, enquanto a mesma saia pode estar impondo uma tentação severa a outro homem. É difícil estabelecer regras rápidas e duras do que é considerado modesto. O jeito mais eficaz de lidar com modéstia para cristãos em um nível pessoal é fazendo perguntas que examinem os motivos de nossos corações.

PERGUNTAS PARA DISCERNIR MOTIVOS DO CORAÇÃO

Ao ensinar nossas crianças se estão sendo modestas, o caminho mais direto é chegar aos motivos dos seus corações. Perguntar as seguintes questões pode ajudar seu filho ou filha (e mesmo você) a avaliar o que ele ou ela pensa sobre modéstia.

1.Você está se vestindo modestamente por amor a Cristo?

Amor a Cristo deve ser nosso primeiro motivo em todas as áreas da vida cristã. Colossenses 3:17 diz “E tudo o que fizerdes, fazei-o no nome do Senhor Jesus”. Deixe que o amor de Cristo constranja você nessa área da vida também. Diga com João “nós o amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19), de modo que, por amor a Ele, você queira obedecer Seus comandos para andar modestamente diante d’Ele em pureza semelhante a de Cristo.

2. Você está lembrando em sua vestimenta que, se você é crente, você é templo do Espírito Santo?

Primeiro Coríntios 6:19 diz: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Se você é o templo do Espírito, você é separado para a santidade na totalidade de sua vida e em tudo que você transmite aos outros, incluindo a área de como você se veste.

3. Você está se vestindo para conseguir atenção de outras pessoas?

Não é errado que uma mulher queira estar bonita. Ela é criada na imagem de Deus, e mulheres foram dotadas com um senso de beleza. Mas existe uma diferença entre a beleza natural que irradia de uma mulher e a beleza fabricada. Quando a beleza de uma mulher é mais dependente de sua escolha de roupas, corte de cabelo ou quantidade de maquiagem que ela tem em seu rosto, ao invés de permitir que essas coisas complementem a sua beleza, ela tem uma beleza fabricada. O adorno de uma mulher é para ser principalmente aquele Deus deu a ela (cf. 1 Pedro 3:3). Beleza fabricada é satisfeita com o propósito de atrair atenção. Se uma garota se veste com a intenção de  chamar atenção de garotos, ela não está sendo modesta.

4. A sua vestimenta reflete o seu amor pelos outros?

Você deseja preservar a pureza deles assim como a sua? Romanos 13:10 diz: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”. Quando você se veste imodestamente, você percebe que aos olhos de Deus você será quase que certamente culpada por provocar luxúria em um razoável número de homens, incluindo homens tementes a Deus que sofrem com a sua própria concupiscência?  Não diga: “se o meu vestir tem provocado luxúria nos homens, isso é um problema deles”. Essa atitude é simplesmente antibíblica. Você está dizendo que você não é responsável pelas pedras de tropeço moral que você coloca no caminho dos outros. O puritano William Gurnall disse que se Paulo não comia carne sacrificada aos ídolos para não ofender seu irmão, com certeza uma jovem temente a Deus poderia não usar roupas imodestas para não ofender seu irmão em Cristo.

5. Sua aparência exterior diminuiria o valor de sua aparência interior?

Essa é realmente uma questão de caráter. O que queremos dizer é, se um estranho a visse, sua aparência tiraria a atenção da sua beleza interna? Um garoto iria querer falar com você meramente por causa do jeito como você se veste, ou o seu vestido reflete um caráter mais profundo do que a superfície da aparência revela? Uma mulher cristã deve almejar que sua aparência exterior direcione outras pessoas para o seu caráter ou personalidade. Se ela afirma ser cristã, mas está procurando sua segurança na beleza exterior, ela não está se vestindo de modo que reflita a sua disposição interior; em vez disso, não segura de ser uma criança de Cristo, ela está buscando a aceitação do mundo.

6. Você está honrando o seu pai com o que você tem vestido?

Existem muitos pais no nosso mundo hoje que, infelizmente, não têm uma posição de autoridade nas vidas de suas filhas. Mas Deus instituiu a família, e o pai, como o cabeça da família, deve se preocupar e proteger aqueles sob ele. Nossas filhas devem dar aos seus pais (ou talvez os pais precisem tomar) autoridade para ajudá-las a discernir o que é vestimenta modesta e o que não é. Nossas filhas, especialmente as adolescentes, talvez nem sempre pensem racional ou puramente; o conselho de um pai pode ajudar nossas filhas a focar novamente suas intenções e motivos. Um pai deve manter sua liderança dada por Deus sobre suas crianças. E os pais não devem ter medo de dizer “não” a suas filhas se eles pensam que o que elas estão usando é imodesto. Parece que muitos pais negligenciam suas filhas, assim como fazem com suas esposas, retendo afeto e elogio e somente se pronunciando quando tem algo pedindo por repreensão ou correção. Tais homens não percebem que eles confiscaram sua autoridade muito antes de se sentirem convocados a exercê-la.

7. Estaria tudo bem se sua mãe usasse isto?

Essa pergunta soa absurda, e, infelizmente, algumas mães usam, sim, roupas imodestas. Mas pode ser uma boa pergunta para fazer a sua filha. Isso porque devemos ver nossas mães como mais sábias, mais experientes e piedosas. Paulo exorta mulheres jovens a aprender com as mais velhas (cf. Tito 2:1-5). Nossas mães devem ser um exemplo de como a pureza e a modéstia devem parecer. Se uma filha não consegue ver sua mãe usando calças justas ou uma blusa decotada, então ela deve ver isso como um sinal de sabedoria.

8. Você pode pedir a benção de Deus sobre o que você está vestindo?  

Você pode ajoelhar-se e pedir a benção de Deus sobre o que você está prestes a fazer? Se não, é melhor você não fazê-lo. Podemos aplicar isso ao vestir bem como a muitas outras coisas. Você pode ajoelhar-se e pedir a benção de Deus sobre o que você está vestindo? Se não, é melhor não vestir.

9. Vocês, homens jovens, mostram pelo seu vestir e seu agir que vocês valorizam a modéstia bíblica tanto em vocês quanto nas mulheres jovens?

Como pais e mães, devemos também ensinar modéstia aos nossos filhos. Devemos encorajá-los a valorizá-la e praticá-la em sua conduta e escolha de roupas. Devemos nos esforçar para promover neles um senso da verdadeira beleza para que eles procurem mulheres piedosas como suas amigas e, enfim, como suas esposas. Como pais, devemos dar o exemplo aqui para nossos filhos para que eles vejam essas virtudes modeladas em nós por essa simples razão: iremos enfrentar uma batalha trabalhosa e perdida com nossas filhas se nossos filhos não compartilharem dos mesmos valores e viverem pelo mesmo princípio de modéstia.

10. Como suas roupas trazem glória a Deus?

Paulo nos diz que se comendo ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, devemos fazer tudo para a glória de Deus — e isso também vale para nosso corpo (1 Co 6:20; 10:31). Paulo tinha em mente todas as áreas da vida, incluindo a pureza, a castidade e a modéstia de nossas filhas. Pais precisam ensinar a suas filhas a necessidade de glorificar a Deus em todas as coisas, incluindo no que vestem. Se uma filha não pode dizer como suas roupas em específico trazem glória para Deus, ela não deve estar pensando a partir de uma perspectiva eterna. Precisamos ajudar nossas filhas a ver a necessidade de glorificar a Deus. É importante lembrar que no Jardim do Éden, depois da queda, Adão e Eva receberam roupas. Suas roupas não funcionavam para mostrar mais pele ou para exibir seus corpos a fim de obter vantagens. Em vez disso, Adão e Eva receberam roupas para cobrirem sua nudez e sua vergonha.

Essas 10 perguntas irão ajudar a nós e a nossos filhos a examinar suas intenções. A escolha de se vestir modestamente ou imodestamente é advinda do coração. É somente direcionando nossas crianças de volta para a glória de Deus e para o evangelho que elas podem efetivamente se vestir modestamente. Não obstante o que foi dito acima, existem algumas orientações que queremos oferecer no artigo final da edição do próximo mês.

___________________

joel beeke*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Agosto/2015) , traduzido com permissão do autor.

**Dr. Joel Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA). É pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation, editor da Banner of Sovereign Grace Truth, diretor editorial de Reformation Heritage Books, presidente da Inheritance. Foi co-autor, escreveu ou editou mais de 50 livros, dentre os quais, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo”. Obteve seu Ph.D. em Teologia da Reforma e Pós-reforma no Westminster Theological Seminary. Ele é convidado freqüentemente para lecionar em seminários e pregar em conferências ao redor do mundo. Ele e sua esposa, Mary, foram abençoados com três filhos: Calvin, Esther e Lydia.

*** Tradução: Julie Lawley
***Revisão: Rebeca Romero