mulher lendo 2A Verdade

Existem dezenas de versos na Bíblia nos chamando a temermos ao Senhor e nos ensinando o que é esse temor do Senhor (por exemplo Dt. 31:12; S. 33:8; 111:10). Isso é verdadeiro tanto no Novo quanto no Antigo Testamento; não há base para se pensar que esse temor do Senhor é uma ideia vetero testamentária que não se aplica mais hoje ( por exemplo, Mt. 10:28; Lc 1:50; Fl. 2:12; Ap. 19:5).

Basicamente, temer a Deus significa reverenciar, amar, confiar e viver para Deus somente. É a essência da verdadeira religião (Ec 12:13). John Brown of Haddington colocou dessa maneira: “O temor a Deus significa que os sorrisos e desaprovações de Deus são mais importantes que os sorrisos e desaprovações dos homens.”

Nós fomos criados de tal maneira que o verdadeiro temor do Senhor estava em nossos corações. Contudo, na queda, nós buscamos lançar fora esse temor a Deus, apesar de existir remanescente desse temor em nossas consciências. Muitos pecadores caidos ainda têm um certo medo e temor a Deus, especialmente quando eles vêem um julgamento de Deus sobrevindo a eles. No entanto, nada disso em si mesmo traz salvação. Romanos 3:18 deixa claro que por natureza não há verdadeiro temor de Deus diante de nossos olhos. O temor do Senhor é um presente de Deus provindo da sua graciosa aliança (Jr 32:39-40). O Espírito Santo trabalha no coração de pecadores de forma a infundir, praticar e nutrir neles esse temor a Deus (Sl 86:11). Esse temor do Senhor é “límpido e permanece para sempre” (Sl 19:9)

A Forma

Você conhece esse temor do Senhor? Antes de qualquer coisa, verdadeiramente temer ao Senhor significa que você irá respeitá-lo e reverenciá-lo como o Deus Santo (Is 8:15). Deus é Deus e nós não. Só isso já deveria ser o suficiente para um verdadeiro temor a Ele. Além disso, Ele se revelou tanto na criação como em sua Palavra como todo-poderoso, sábio, santo, justo e bom. Ele tem que ser altamente reverenciado por quem Ele é e por como ele se revelou. Cada pedaço de grama é um chamado a temermos ao Senhor. Cada vez que respiramos aumenta a nossa responsabilidade em temê-lo corretamente.

Em segundo lugar, verdadeiramente temer ao Senhor signfica que iremos cultuá-lo como ele nos instruiu a fazê-lo  (Sl. 5:7; 89:7; Hb. 12:28). Nós não devemos pretender que sabemos por nós mesmos como temer ao Senhor. Mas ele não nos deixou no escuro quanto a como fazer isso. A Bíblia nos ensina claramente e precisamente como devemos nos aproximar Dele.

Em terceiro lugar, temer verdadeiramente ao Senhor signfica que você irá odiar e fugir do pecado. Provérbios 8:13 explica: “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.”

Em quarto lugar, temer verdadeiramente ao Senhor significa que você viverá como quem obteve o perdão de pecados pelo evangelho de Cristo. Sl 130:4 diz “  Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.” Esta não é uma experiência única; como Paulo nos instrui, ela inclui a buscar se purificar mais e mais. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2 Cor 7:1)

Em quinto lugar, temer verdadeiramente ao Senhor significa que você está morto e arruinado para esse mundo, assim como foi Noé. Nós lemos que Noé “sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.” (Hb 11:7)

Em sexto lugar, temer verdadeiramente ao Senhor signifca que você irá desejar ter comunhão com outros que também o temem (Ml 3:16). Além disso, você desejará ver o temor do Senhor espalhado para a próxima geração e pelo resto do mundo (Sl 34:11; Josué 4:24)

Por último, temer verdadeiramente ao Senhor significa que você sempre desejará conhecê-lo melhor. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Prov 1:7). Mas quando nós tememos ao Senhor corretamente nós nunca teremos o suficiente desse conhecimento (Prov 2:5)

___________________

geraldbilkes

**Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Outubro/2013) , traduzido com permissão do editor.

Dr. Gerald Bilkes é professor de Teologia Bíblica e Novo Testamento no Puritan Reformed Theological Seminary. Ele completou seu doutorado (2002) no Princeton Theological Seminary. Ele era beneficiário de uma bolsa para pesquisa da Agência de Informação dos Estados Unidos no Instituto Albright (ASOR) em Jerusalém durante o ano de 1997-1998. Ele tem escrito vários artigos sobre temas bíblico-teológicos e tem palestrado em várias conferências. Suas áreas de interesse especial incluem hermenêutica, a história da interpretação e conversão na Bíblia. Ele e sua esposa, Michelle, tem cinco filhos: Lauren, Seth, Zachary, Audrey, e Josué.

________________

** Tradução: Roberta Macedo