Você se surpreenderá ao saber que a esposa do seu pastor é muito parecida com você. Ela não é uma celebridade ou uma super crente, mas, assim como você, ela quer ser uma fiel seguidora do senhor Jesus Cristo. Isso significa que o que Deus a deu como prioridade foi cuidar de seu marido e filhos. Esse é um grande trabalho, como todas as mulheres da igreja entendem. Assim como elas, ela é chamada para edificar a sua casa (Provérbios 14:1) e proporcionar um oásis de alegria para a sua família. Esse chamado não é um chamado especial de esposa de pastor, mas de todas as esposas cristãs.

Fonte da Imagem : Pinterest

Eu nunca aspirei ser uma “esposa de pastor”, mas, certamente, eu desejei ser esposa do Doug. Quando nos casamos, eu não sabia exatamente para onde ele iria, mas sabia que queria ir com ele. Então mais tarde, quando ele foi chamado para ser pastor, ficou óbvio que eu fui chamada para ser esposa de pastor. Naquele tempo, eu sabia claramente os meus deveres como esposa, mas quanto ao que poderia ser o de uma esposa de pastor, eu não fazia ideia. Mas isso foi há quatro décadas.

O que ela deveria ser?
Assim como cada safra de vinho é única em sua região, clima, altitude e solo, cada comunidade da igreja tem uma personalidade e uma história única. E não há como evitar o fato de que o pastor tem um grande impacto no aroma da congregação. O objetivo é que a igreja tenha o aroma de Cristo (Efésios 5:2), que tenha o cheiro e o gosto das boas novas do evangelho.

A esposa do pastor e seus filhos sem dúvidas contribuirão (para o bem ou mal) para impacto do ministro na igreja. Nossos filhos cresceram tendo em alta conta o chamado de seu pai, e eles também sabiam que eram sua principal qualificação para o ministério. Se eles fossem rebeldes e desobedientes, seu pai não seria apto a ser pastor. Como ele poderia conduzir uma congregação se ele não conseguiria conduzir seus próprios filhos (1 Timóteo 3:4-5; Tito 1:6)? Isso os fez sentir vitais na vida de seu pai e em seu chamado. Eles não foram deixados de lado enquanto ele fazia coisas “importantes”. Eles sabiam que eram o mais “importante”. E agora que são adultos, eles ainda gostam dessa posição.
Assim também a esposa do pastor sabe que a saúde do seu casamento é outro aspecto central para sua qualificação para a liderança. Sei que se não estou indo bem, meu marido será prejudicado. Isso não é algo trivial, mas uma pressão divina para andarmos fielmente. Paulo estabelece algumas qualificações para esposas de oficiais da igreja (1 Timóteo 3:11) e eu acredito que os mandamentos para as mulheres mais velhas em Tito 2:3-5, embora se apliquem a todas as mulheres mais velhas, certamente se aplicam à esposa do pastor, independentemente de sua idade.
Embora a esposa do pastor compartilhe dos mesmos deveres que todas as mulheres casadas em sua congregação (leia Efésios 5:22-24, 33; Colossenses 3:18, 1 Pedro 3:1-6), seu ministério para com o marido está ligado ao seu chamado particular como ministro. A esposa é chamada para ser auxiliadora de seu marido (Gênesis 2:18), então o seu chamado em particular requererá uma ajuda particular.

Auxiliadora na missão

Que tipo de ajuda especial ele precisa? A sua esposa está vendo tudo de perto, então ela pode orar especificamente por suas responsabilidades, provações e desafios. Às vezes ela pode ser chamada para ajudá-lo em aconselhamentos pastorais. Ela sabe que esses deveres são privilégios que a acompanham por ser sua cooperadora e companheira de luta (Filipenses 2:25). Muitos desses serviços serão feitos nos bastidores, mas alguns serão vistos pela congregação.
A esposa do ministro não é um oficial da igreja, mas, como congregante, ela deseja servir a igreja como um membro fiel junto às outras mulheres na igreja. Isso significa que ela quer participar, mas não necessariamente organizar todos os eventos sociais da igreja. Ela se alegra em ver outras mulheres usando seus talentos e habilidades para edificar o corpo, porque esse é um sinal de uma igreja saudável.
A esposa do pastor não é um meio para a congregação mandar mensagens, sugestões ou críticas para o pastor. Ele é seu marido, mas é também seu pastor. Ela se beneficia de seus ensinamentos como qualquer outro membro da congregação. Ela não é responsável pelas decisões que seu marido ou conselho tomam. Portanto, quando alguém da congregação se opõe a uma decisão e diz à esposa do pastor, ela os apontará na direção certa para que eles deixem sua opinião. Em outras palavras, ela não é uma caixa de reclamações.

Trate-a como uma irmã
Lembro-me de pensar que ser auxiliadora do meu marido era, definitivamente, muito mais atraente para mim do que ser sua companheira de luta. Eu não tinha certeza se queria estar na linha de fogo. Mas a esposa de um ministro não pode desistir de algo que Deus a chamou para fazer. Facilidade e conforto não nos é garantido quando confiamos e seguimos a Deus, mas ele nos prometeu que nunca nos abandonará. Como esposa do pastor, acho que tenho tremendas vantagens. Ele está disponível para me aconselhar, ensinar, responder milhares de perguntas ao longo dos anos. Ele é meu pastor assim como da congregação, e eu aproveito ao máximo o seu ministério. Que alegria e benção tem sido!

A esposa do pastor não exige sua compaixão pelas dificuldades que acompanham seu chamado. Cada chamado vem acompanhado de dificuldades. Ela serve ao Senhor com alegria em sua posição, e mesmo em meio a provações ela se alegra, pois Deus a chamou para servir a igreja ao lado de seu marido. Mas ela precisa e aprecia suas orações e suporte da congregação. Ela gosta da amizade congregacional centrada em Cristo e não em sua posição ou na posição de seu marido. Ela não quer que a congregação evite contato próximo ou que se deixem intimidar por ela. Ela quer aproveitar a comunhão que temos em Cristo. A esposa do pastor, ao que parece, é sua irmã em Cristo, e está se esforçando para ser frutífera e fiel a ele, assim como você.

_________________________________________________

*Nancy Wilson é esposa e dona de casa de um pastor em Moscou, Idaho, que escreveu vários livros, incluindo The Silver Lining: Um Guia Prático para Avós Cristãs e Aprendizagem do Contentamento. Ela e o marido, Douglas, têm três filhos e dezessete netos.

Traduzido por: Carolina Crepaldi Hito| Revisado por : Sara Mendonça

https://www.desiringgod.org/articles/what-should-a-pastors-wife-be-like