Fonte da imagem: Pinterest

Durante várias semanas eu estava querendo mandar mensagem para ela, mas, continuava adiando por medo. E se ela disser não? E se ela for muito ocupada? E se ela não quiser fazer isso?

Eu sabia que minhas hesitações vinham do meu medo de rejeição, então — antes que eu pudesse pensar sobre isso de novo, eu rapidamente comecei a digitar uma mensagem de texto. Depois de reler minha mensagem várias vezes, eu cliquei enviar.

 Eu sabia que essa era uma boa decisão e eu lembrava a mim mesma de confiar em Deus o que quer que acontecesse. Pedir para uma mulher mais velha e piedosa para me mentorear era algo que eu sabia que precisava fazer. Eu tinha lido Tito 2 um milhão de vezes e sabia que o bom plano de Deus para mulheres cristãs é “as mulheres mais velhas instruam as mais novas…”. Eu mesma já estava mentoreando várias mulheres mais novas e sabia que precisava buscar a mesma coisa para minha própria vida.

Depois de vários dias, recebi de volta uma mensagem de texto da senhora a quem eu havia pedido, dizendo que ela amaria me mentoriar.

Eu estava super animada. Finalmente eu teria uma mentora para mim e mal podia esperar para começar a aprender com essa senhora mais velha e piedosa.

Mentoria e discipulado. Essas são coisas fundamentais para nós mulheres cristãs. Mulheres mais velhas mentoreando mulheres mais novas é o bom plano de Deus para nosso crescimento espiritual e prestação de contas pessoal. Não fomos criadas para viver sozinhas. Fomos criadas para viver a vida cristã juntas, umas com as outras em relacionamentos genuínos e profundos. Nós precisamos da contribuição e sabedoria piedosa daquelas que vieram antes de nós.

Tito 2.3-5 diz: “as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”.

Eu finalmente encontrei com minha mentora pela primeira vez semana passada e foi incrível.

Nós falamos sobre a vida, Jesus, dificuldades, orações, prestação de contas e tudo mais. Tito 2 estava ganhando vida bem diante dos meus olhos. Foi incrível e eu já sou uma super fã.

Cada relacionamento de mentoria vai ser diferente, mas, para te dar uma ideia de como funciona, aqui está o que estamos fazendo:

Estamos planejando nos encontrar pessoalmente, de 2 a 3 semanas em uma cafeteria. Durante esse tempo, nós falaremos sobre áreas específicas de crescimento nas quais estou trabalhando (casamento, estudo bíblico, amadurecimento do caráter, disciplinas espirituais, etc). Minha mentora me perguntará como estou indo e oferecerá algum auxílio sábio, as Escrituras ou recursos que possam me ajudar. Ela esperará responsabilidade de minha parte em certas áreas e me cobrará como estou indo a respeito de tempo devocional pessoal, oração, memorização da Escritura, etc. E, por fim, como a vida é imprevisível, falaremos sobre qualquer coisa nova, difícil ou desafiadora que eu estiver enfrentando naquela semana em particular.

Mesmo depois de apenas um encontro, eu já consigo ver o quão isso será incrivelmente benéfico para mim. Isso é algo que eu adiei por muito tempo, quisera eu ter feito mais cedo. Agora, mais do que nunca, eu realmente quero isso para cada mulher (independente de sua idade ou momento da vida). Pedir alguém para te mentorear não é tão assustador quanto parece.

Se você não tem certeza de como conseguir um mentor ou por onde começar, aqui estão algumas dicas para dar o pontapé inicial.

  1. Ore e peça a Deus para trazer alguém à sua mente.

Levou um tempo até eu saber exatamente a quem eu pediria. Eu orei e pedi a Deus para trazer à minha mente uma mulher mais velha e piedosa. Deus respondeu minha oração e trouxe à minha mente uma mulher incrível que mora bem na minha comunidade! Eu sei que Ele pode fazer o mesmo por você. Mesmo se ela não morar perto de você, o Skype e FaceTime também são ótimas maneiras de “se encontrar”.

  1. Faça logo contato com ela.

Uma vez que Deus trouxer alguém à sua mente, não deixe o medo tomar conta de seu coração. Foi isso que aconteceu comigo durante várias semanas e isso foi algo sem sentido. Você tem que orar por coragem e então dê um passo de fé. Também não espere que alguém venha bater na sua porta…você tem que começar a conversa. Você tem que pedir a alguém para ser sua mentora. Se isso parece assustador e você não sabe bem como pedir, quero compartilhar com você a mensagem de texto exata que eu enviei para minha mentora. Foi assim que eu pedi a ela (palavra por palavra com emojis e tudo):

Oi Susan! Tem sido tão bom ver todos vocês na igreja ultimamente. (emoji do coração batendo) Eu tenho uma pergunta que tenho aguardado para te fazer e tenho orado sobre ela por um bom tempo. Eu preferiria fazer pessoalmente, mas, como não vou te ver por um tempo, vai ser por mensagem mesmo. (emoji de beijinho com coração).

Eu te admiro e respeito e, realmente te vejo como uma mulher mais velha piedosa que eu desejo me assemelhar de muitas maneiras. Eu tenho orado a respeito de buscar uma mentora e você sempre vem à minha mente. Eu não sei como estão seus horários agora, mas, eu amaria tê-la como uma mentora na minha vida! Por favor, ore por isso — e NÃO tem nenhum problema se não der certo agora.

Eu imaginei que poderíamos nos encontrar mais ou menos uma vez ao mês, e estabelecermos um relacionamento de prestação de contas durante a semana, por mensagem ou algo assim…

Fale-me o que você acha e se isso é algo que você estaria aberta/disponível para fazer. (emoji do coração batendo) Muito obrigada!

Sinta-se livre para copiar, colar e usar qualquer parte do meu texto.

  1. Se não der certo da primeira vez, tente, tente de novo.

Nem todo “pedido” terminará em um relacionamento de mentoria. As pessoas são ocupadas e podem ter mais coisas acontecendo na vida delas que nem imaginamos. Se seu “pedido” acabar em uma resposta negativa, não deixe que isso desencoraje você. Volte para o primeiro passo e comece a orar novamente por alguém diferente. Eu conheço uma moça que teve que pedir a 3 pessoas diferentes antes que desse certo. Isso é muito normal. O que quer que você faça, não desista!

Ter uma mentora é uma parte maravilhosa e frutífera do bom plano de Deus para o discipulado. Eu não consigo encorajar você o suficiente para começar a orar hoje e pedir a Deus para colocar uma mulher piedosa na sua vida. Você não vai se arrepender!

Eu amaria ouvir o que você pensa a respeito das perguntas abaixo:

  • O que mais te impede de buscar e pedir a uma mulher piedosa que seja sua mentora?
  • Que benefícios você acha que uma mentora espiritual traria para sua vida?

_________________

kristen clark2

*Este post é uma tradução de um artigo de publicado originalmente no Blog “Girl Defined”, traduzido e publicado com permissão.

**Kristen Clark é casada com o amor da sua vida, Zack Clark, e não poderia estar mais feliz. Ela ama uma boa xícara de café e não se cansa de amêndoas cobertas com chocolate meio amargo. Ela é co-fundadora do Ministério GirlDefined com a sua irmã Bettany Baird e ama estudar o desígnio e propósito de Deus para as garotas.

***Tradução por: Juliana Fontoura Revisão por: Paula Bacellar de Lima