peregrinoVinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Quando você faz algo errado, você fica com medo. Você não quer que ninguém descubra o que fez e, por isso, você evita seus pais. Talvez eles não descubram o que você fez e você espera que seus irmãos e irmãs não contem a eles! Mas, cedo ou tarde, sua mãe ou seu pai te chama. O que você acha que eles vão dizer e fazer? Você acha que será repreendido e castigado. Isso é o que você merece por ter desobedecido. Você sabe que isso é justo e correto.

De certa forma, isso é o que Adão e Eva sentiram depois que pecaram. Eles ficaram com medo e se esconderam. Eles se lembraram de que Deus havia dito: ” mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Adão e Eva comeram o fruto, e eles sabiam que mereciam morrer. Eles achavam que Deus iria matá-los e expulsá-los de Sua presença para sempre. Isso seria justo e correto. Eles devem ter ficado apavorados quando ouviram Deus chamando: “Onde estás?” (Gênesis 3:9).

Mas, em vez de matar Adão e Eva, Ele lhes deu uma bela promessa! Sim, eles receberam punições por seu pecado, mas Deus também lhes disse: ” Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:15). O Espírito Santo os ajudou a compreender que isso significava que um dia o Messias viria para pagar por seus pecados.

Crianças, vocês também merecem a morte e destruição, assim como Adão e Eva mereciam. Por natureza, todos nós tentamos nos esconder de Deus. Nós não queremos ir até Ele. Não apenas somos pecadores, nós também não queremos reconhecer o nosso pecado. E, ainda assim, o Senhor é gracioso. Deus chamou Adão e Eva, e não para matá-los, mas para dar-lhes uma mensagem de esperança e salvação. Muitos anos mais tarde, o Senhor Jesus Cristo explicou a Nicodemos: “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:17). O mesmo Salvador que recebeu as criancinhas e as abençoou diz a vocês: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei ” (Mateus 11:28). Ele sabe que vocês pecaram e continuam pecando contra Ele, mas Ele promete perdão para aqueles que vão até Ele. Jesus fala especialmente para aqueles que estão “cansados e sobrecarregados”. “Cansado” de se esforçar e “sobrecarregado” pelo peso do pecado que empurra para baixo. Jesus chama a todos que estão cambaleando sob seus pesados ​​fardos. Isto faz-me pensar em Cristão, do livro “O Peregrino”, de Bunyan. Cristão carregava um fardo pesado nas costas. Ele não conseguia se livrar daquele fardo por conta própria, e sabia que precisava encontrar alguém para ajudá-lo. Em “O Peregrino”, Cristão é um retrato de cada pecador que sabe que é culpado.

Crianças, vocês carregam um fardo? Vocês ficam tristes por pecarem tantas vezes contra Deus? Vocês estão se escondendo Dele? Vocês estão com medo serem castigados severamente e mandados para longe Dele para sempre? Ouça o que o querido Salvador diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei “. Ficar longe Dele significa morte e destruição; ir até Ele significa vida e salvação. Ele vos chama para Si mesmo, não para condenar, mas para tirar o seu fardo pesado e vos dar alívio.

Quando vocês são desobedientes e seus pais os punem, eles mandam vocês para longe deles para sempre? Não, certamente que não! Eles querem que vocês confessem o que fizeram para que eles possam perdoá-los. Embora vocês devam sofrer as consequências de seu pecado, aquele terrível sentimento de culpa vai embora, e mais uma vez há harmonia em sua casa. Assim é com Deus. Enquanto vocês ficarem longe Dele, vocês vão carregar o fardo do pecado. Vocês terão medo de Deus e acreditarão nas mentiras que Satanás lhes diz sobre Ele, assim como Eva acreditou nas mentiras de Satanás no Jardim do Éden.

Talvez vocês não carreguem um fardo, não gostem de pensar sobre o pecado, nem se sentem mal por pecar contra Deus. Então vocês também devem ir a Jesus. Ao pregar sobre Mateus 11:28, Charles Spurgeon disse: “Se você não pode vir com o coração quebrantado, venha em busca de um coração quebrantado. Se você não pode vir com fé, venha em busca de fé. Se você não pode vir arrependido, venha e peça ao Senhor que lhe dê arrependimento. Venham de mãos vazias, falido, arruinado, condenado, e encontrará descanso”.

Queridos filhos, sejam sábios e obedientes, e corram para Jesus! Ficar longe de Jesus é um grande pecado e perigo para a alma de vocês. Ele vos chama de novo e de novo. Pela graça de Deus, corram para Ele hoje; não demorem, ou pode ser tarde demais.

 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25).

2015-02-26

____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Fevereiro de 2012), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa