O que significa a expressão “vender o direito de primogenitura”? Leia Hebreus 12:12-17.

Você se lembra da história de como Esaú vendeu o direito de primogenitura dele? Você se lembra de como ele retornou da caçada muito cansado e desfalecendo, e Jacó tinha acabado de preparar um guisado. Quando Esaú pediu a Jacó um pouco porque estava desfalecendo de fome, Jacó pediu o direito de primogenitura dele em troca. E Esaú concordou.

Na época do Antigo Testamento, o filho primogênito recebia uma porção dobrada da herança. Isso era o Direito de Primogenitura do filho mais velho. Mas, na linhagem de Davi, o direito de primogenitura também incluía uma bênção espiritual especial. Ao vender estas bênçãos prometidas por Deus por um pouco de sopa ou um “pedaço de carne”, Esaú revelou que não valorizava o seu direito de primogenitura.

Se você vive numa família Cristã, frequenta uma igreja Cristã, ou tem sido criado sob o ensino e orientação da Palavra de Deus, então você tem um direito de primogenitura especial. Você pode valorizá-lo ou desprezá-lo. Se você ora com seriedade e usa os meios de graça que Deus tem dado à você para buscá-Lo, você demonstra que valoriza o seu direito de Primogenitura.

Se, por outro lado, você prefere dar atenção às coisas terrenas e gastar mais tempo e devoção nelas do que nas coisas celestiais e eternas, então você “despreza o seu direito de primogenitura”. Aqueles que receberam e desprezaram esse direito de primogenitura divino serão castigados mais severamente do que aqueles que nunca o receberam. Aqueles que desprezaram o seu direito de primogenitura dado por Deus e venderam por um “prato de sopa” deste mundo, vão lamentar por sua tolice assim como Esaú lamentou (Hebreus 12:17).

Será que existem formas pelas quais você está vendendo o seu impagável direito de primogenitura por um pouco de “sopa” deste mundo? Como? Como esse erro grave erro pode ser corrigido na sua vida? Quais meios você pode usar, com devoção, para corrigir esse problema?

_____________
* Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Março de 2014) , traduzido com permissão do editor.
** James Beeke é membro da  Heritage Reformed Congregation em Chiliwack, B.C.  e consultor internacional em educação. Ele é casado com Ruth, tem 5 filhos e 17 netos.

*** Tradução: Severino Gabriel