“Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Daniel 4:35)

Fonte da Imagem: Zaelani Blog

“Vem do Alto,” Pedro disse silenciosamente repetidas vezes. Mesmo quando uma lágrima escorria no seu rosto as palavras que seu pai havia dito antes de morrer continuavam ecoando em sua mente: “Meu querido Pedro, eu vou te deixar em breve e você estará sozinho neste mundo. Muitos problemas aparecerão no seu caminho e a vida não será fácil. Mas sempre que você estiver desanimado, lembre-se de que vem do Alto. Este pensamento tornará mais fácil para você carregar todos os fardos da vida.”

 Pedro ouvira atentamente as palavras de seu pai e, embora não as tivesse entendido completamente, ele as sussurrava várias vezes para si mesmo. À medida que os meses e os anos passaram essas palavras nunca deixaram Pedro, e lentamente ele começou a entender o que seu pai queria dizer.

“SIM”, Pedro começou a perceber, “Deus, em sua boa providência, está governando e guiando tudo neste mundo, o que também significa que o que quer que aconteça comigo, seja bom ou ruim, tudo vem das mãos de meu Pai.” E assim Pedro continuou sua vida dia após dia com o pensamento sempre diante dele de que “isso vem do alto”.

Um dia, Pedro estava caminhando pela cidade, quando uma grande rajada de vento rachou um galho de uma árvore sob a qual Pedro estava. O galho bateu no ombro de Pedro e o derrubou na calçada. As primeiras palavras que ele falou foram “isso vem do alto.” As pessoas que estavam perto dele não podiam deixar de rir, pensando em quão tolas eram suas palavras. É claro que o galho veio do alto! Momentos depois aconteceu um acidente horrível em um cruzamento que Pedro estava prestes a atravessar. Muitas pessoas ficaram gravemente feridas, mas Pedro, que havia sido parado pelo galho, não foi uma delas. Aquele galho certamente “veio do alto”, e Pedro se alegrou com a mão providente de Deus!

Num outro dia, um empresário contratou Pedro para entregar uma encomenda muito importante para outro empresário. Ele disse a Pedro que era muito importante que fosse entregue naquele dia, então Pedro correu para entregar. Ele decidiu atravessar alguns campos para chegar ao seu destino mais rapidamente, mas logo teve problemas. Havia várias valas que ele precisava atravessar e, embora ele tenha pulado as duas primeiras, a vala final apresentava um grande desafio. Era muito larga e, Pedro não tinha certeza de que seria capaz de pular sobre ela. Mas se ele retornasse o documento não poderia ser entregue na hora! E então ele pulou. Ele estava certo, a vala era muito larga e ele caiu bem no meio dela. A lama escorria por cima dos sapatos e ele teve dificuldades em sair da vala. Subindo pela lateral, Pedro de repente percebeu que o pacote não estava mais com ele. Procurou por cima e por baixo, dos lados da vala, mas nenhum pacote pôde ser visto. Finalmente ele teve que desistir. Ele caminhou lentamente de volta para o empresário que o contratou para lhe contar o que havia acontecido. O empresário ficou furioso, principalmente quando Pedro terminou com “tudo vem do alto”. Ele pulou de trás de sua mesa e pôs Pedro para fora da sala. Mas no dia seguinte, o empresário encontrou Pedro. Ele sorriu de um jeito amigável para Pedro e disse: “pegue aqui esse dinheiro. É um bônus por perder meu pacote. As coisas mudaram muito nas últimas 24 horas e meus negócios teriam sofrido se esse pacote tivesse sido entregue. Estou feliz que você o tenha perdido”. Pedro só podia olhar para o homem com espanto e dizer: “isso vem do alto”.

Muitas outras histórias poderiam ser contadas sobre a vida de Pedro e os leitores podem estar interessados em saber que através do trabalho duro, o próprio Pedro acabou se tornando um homem de negócios muito rico. Mesmo em sua prosperidade, ele nunca se esqueceu das palavras de seu querido pai: “isso vem do alto”. Ele permaneceu sendo um homem humilde por toda sua vida.

  Você reconhece a providência de Deus em sua vida? Seu coração tem sido transformado de maneira que, quando coisas ruins acontecem, você é capaz de se submeter ao Seu plano, e quando as coisas vão bem, você vê que isso é um presente das mãos do Pai?

**Andrea Scholten é professora, escritora para crianças e membro da Heritage Reformed Church em Grand Rapids, Michigan. Este artigo foi adaptado de Histórias religiosas para jovens e velhos, reimpresso em 1992.

**Tradução: Joelma Magalhães