Fonte da Imagem: Boneca de Pano

 Você alguma vez já pensou no que poderia ser feito nos muitos tempinhos livres do dia? Em quantos momentos você tem que são gastos fazendo nada, simplesmente porque você diz que não faz sentido começar a fazer algo se você terá um tempo tão pequeno? Havia uma garota chamada Annie que tinha o mesmo problema que você, mas que achou uma maravilhosa solução.

Um dia, a mãe de Annie a levou para uma reunião missionária para crianças. Annie ouviu atentamente tudo o que foi dito, especialmente quando o missionário começou a falar sobre as escolas da Índia. Ele os contou que vários meninos e meninas na Índia desejavam muito ir para a escola, mas que não podiam pagar a quantia necessária, e então ficavam de fora. O missionário, então, perguntou às crianças que estavam na reunião se elas, que tinham tantos amigos generosos para cuidar delas e tantas oportunidades de aprendizado, gostariam de ajudar essas pobres crianças. Ele disse que apenas 15 dólares por ano eram suficientes para educar, alimentar, vestir e prover todo o necessário para uma criança na Índia. Ele disse que muitas crianças daquele país já estavam sendo cuidadas através do sustento dado por outras crianças ao redor do mundo. Não poderiam eles ajudar também?

Tudo isso marcou profundamente a pequena Annie e ela ficou muito pensativa no caminho para casa, imaginando o que uma garotinha pequena como ela poderia fazer.

Annie era muito boa em crochê, então ela pensou se não poderia vender parte do seu trabalho e o dinheiro seria para a educação de uma dessas criancinhas na Índia. Mas aí ela ia todo dia para a escola, e quando chegava em casa não tinha muito tempo para o crochê, principalmente quando tinha tarefa de casa. Esse pensamento a perturbou, e ela resolveu pedir conselho à sua mãe.

A mãe de Annie ficou muito feliz por ela querer ajudar as crianças da Índia, e então encorajou sua filha. “É verdade, querida, que você não tem muito tempo livre. Mas já imaginou se você fizer bom uso do pouco que você tem, ao invés de não fazer nada? Eu acho que quinze ou vinte minutos que poderiam ser úteis, costumam passar sem que você nem perceba. Agora, por exemplo, quantas vezes você já está de pé antes de mim ou do papai? O que você fica fazendo?”

“Nada, mamãe”, Annie respondeu. “Não faz sentido fazer alguma coisa se eu nunca espero mais do quinze minutos.”

“Já pensou que você espera quinze minutos pelo café da manhã, e mais quinze pelo almoço, e pelo jantar, e talvez por mais alguma coisa? Isso dá uma hora inteira, desperdiçada!” a mãe exclamou.  “Pense no quanto você poderia ter feito nesse tempo! E outras vezes, ao invés de demorar tanto para se vestir, você não poderia ir mais rápido e então pegar o seu crochê? Para fazer o crochê você não precisa de muitas ferramentas, e é fácil de pegar e largar.”  A pequena Annie pensou que o que a mãe falou era mesmo verdade, e decidiu fazer o melhor que podia. Você se surpreenderia se descobrisse que, simplesmente preenchendo as sobrinhas do seu tempo, ela tinha, ao final do ano, conseguido dinheiro suficiente com a venda do crochê para colocar uma criança da Índia na escola? Que alegria para a Annie!

E quanto à você? Tem desperdiçado muitos momentos livres que poderiam ser usados de uma melhor maneira? Você tem tempo extra antes da escola, ou depois da escola, ou antes de dormir? Peça ao seu pai e a sua mãe ideias de como você pode usar seu tempo vago para a glória de Deus.

____________________

**Andrea Scholten é professora, escritora para crianças,
 e casada com Josh Scholten  eles são membros da Heritage Netherlands Reformed Church em Grand Rapids, Michigan.

**Esse artigo foi adaptado do livro O tesouro da garotinha, compilado por Annie Brooks. Choteau: Gospel Mission Press, 1980. Revista The Banner of Sovereign grace truth. Março/Abril de 2016 l Vol. 24