criançaA Bíblia fala sobre muitas pessoas que sofreram por amor a Cristo. Você conhece as histórias de Paulo e das muitas vezes em que ele foi espancado, apedrejado, e expulso das cidades por ter pregado as boas novas do Senhor Jesus Cristo. Todos os discípulos sofreram por pregarem a salvação por meio de Cristo somente. Jesus avisou que isso aconteceria: “Sereis odiados de todos por causa do meu nome” (Mateus 10:22). Ainda no Antigo Testamento, o povo de Deus sofreu por causa do Deus a quem amavam e por causa do Salvador que um dia viria para salvá-los de seus pecados. O autor de Hebreus nos diz que Moisés escolheu “ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado” (Hebreus 11:25). Dos doze espias enviados à Canaã, apenas Josué e Calebe acreditaram firmemente no poder de Deus para derrotar o inimigo, embora os israelitas estivessem prontos para apedrejá-los por suas palavras de fé.

Por que essas pessoas, e muitas outras, escolheram a dor e o sofrimento quando poderiam ter escolhido uma vida mais fácil? Não foi porque o sofrimento era fácil ou agradável, certamente que não! Em vez disso, eles sofreram por causa do Deus a quem serviam e amavam. Eles ficaram contentes de sofrer a dor pelo Senhor Jesus, porque Ele deu a Sua vida por eles. Aquele sofrimento não era nada comparado ao que Jesus, o Filho de Deus, sem pecado, suportou por eles. Os discípulos queriam que todos soubessem sobre o amor de Deus e como Ele enviou Seu Filho unigênito para morrer por seu povo.

Mas por que as pessoas desejam ferir aqueles que trazem uma mensagem tão preciosa? Por que as pessoas querem impedir os outros de ouvir sobre o Senhor Jesus? É por causa da natureza pecaminosa com a qual todos nós nascemos. Há muito tempo, no Paraíso, Adão e Eva pecaram e escolheram dar ouvidos a Satanás em lugar de Deus. Por causa disso, toda criança nasce com uma natureza pecaminosa; todas as pessoas precisam ser renovadas. Nossos corações são contra Deus, e nós precisamos de corações voltados para Ele. A natureza humana está determinada a destruir tudo o que é de Deus, especialmente a bela mensagem de salvação. Nenhum de nós se dá conta de que estamos, de fato, tentando destruir o que é para o nosso bem. Não até que o Espírito Santo nos dê um novo coração que ama o que é bom e odeia o que é mau.

No mês de outubro, geralmente pensamos sobre Martinho Lutero, que publicou suas noventa e cinco teses na porta da igreja de Wittenberg. Martinho Lutero foi um dos reformadores que corajosamente pregou o evangelho da salvação através de Cristo em uma época em que a igreja ensinava que a salvação só era possível por meio de boas obras. Quando os reformadores começaram a ensinar essas verdades da Bíblia, a mensagem deles não foi bem recebida por todos. Você sabia que os reformadores também sofreram por sua fé? E aqueles que acreditavam em seus ensinamentos sofreram também. Milhares de pessoas morreram porque creram no Senhor Jesus. Eles foram presos em condições terríveis, torturados e mortos por causa de sua fé.

Por que é importante saber que os reformadores sofreram por sua fé? Precisamos estimar o que Deus nos deu através da dor e sofrimento deles. A grande misericórdia de Deus abriu os olhos de certas pessoas para ensinar aos outros o caminho da salvação. Como a Bíblia estava se tornado cada vez mais rara, e a Igreja Católica Romana estava se desviado cada vez mais da verdade da Bíblia, as pessoas viviam em maior e mais profunda escuridão. Martinho Lutero, João Calvino e outros, foram usados ​​por Deus para falar corajosamente contra os erros da Igreja Católica Romana e ensinar as verdades da Bíblia. Foi como Isaías descreveu em Isaías 9:2: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. Muitas pessoas vieram para a Luz (o Senhor Jesus) e foram salvos, mas muitos outros ficaram com raiva e fizeram tudo o que podiam para parar a obra da Reforma. Às vezes, parecia que esses inimigos haviam sido bem sucedidos, especialmente quando eles tornavam a vida do podo de Deus tão miserável que estes servos sofredores desistiam e retornavam para a Igreja Católica Romana, ou quando tantas pessoas morriam que parecia que o inimigo havia vencido. Mas Deus sempre tem um “remanescente”: ” Mas deixarei um resto, porquanto alguns de vós escapareis da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelas terras”. (Ezequiel 6:8).

Um dos objetivos dos reformadores era que a Bíblia fosse traduzida para a língua do povo. Até então, as pessoas comuns nunca tinham visto a Bíblia; até mesmo a maioria dos padres não sabia o que estava escrito nela. Ela tinha sido escrita nas línguas originais do hebraico e grego; mais tarde, tinha sido traduzida para o latim, que era a língua de estudiosos. Imaginem frequentar a igreja da cidade fielmente a cada domingo, ouvindo um padre recitar orações e passagens das Escrituras em uma língua que você não entende, e ninguém consegue dizer a você o que significa!

Os Reformadores entenderam que a Palavra de Deus é o que traz luz e vida; o mais importante não eram suas palavras, era da Bíblia que o povo precisava. Quando os reformadores pregavam as verdades claras que a Bíblia contém, até mesmo as crianças conseguiam entender. Quando a Palavra de Deus era proclamada, o Espírito Santo aplicava aquelas verdades simples, e iluminava os corações de muitos pecadores perdidos. Muitas pessoas foram salvas, mas, infelizmente, muitos rejeitaram a maravilhosa notícia da salvação através de Cristo. Aqueles que aceitaram o evangelho, muitas vezes sofreram a pobreza, a prisão, a tortura e a morte, porque acreditavam que Jesus Cristo é o único caminho da salvação.

Você percebe que grandes bênçãos você tem? Mesmo que você ainda nem consiga ler muito bem, você já aprendeu mais sobre o Senhor do que a maioria das pessoas aprenderam durante os tempos sombrios antes da Reforma. Quantas Bíblias você tem em sua casa? Antes da Reforma, cidades inteiras não tinham sequer uma Bíblia, e nem mesmo uma pessoa que fosse capaz de lê-la. Você consegue ir à igreja todos os domingos? Você percebe que isto é uma grande bênção? Os cultos não são em latim; eles estão em Português, para que todos possam entender a mensagem. Achamos que isso é normal, mas antes da Reforma não era assim.

Os reformadores estudaram a Bíblia e escreveram o que aprenderam. A partir desses estudos, temos livros e documentos escritos com os quais ainda nos beneficiamos hoje, como catecismos, várias confissões de fé, e muitos livros que explicam a Bíblia e as doutrinas que ela contém. Escola dominical, catequese, educação cristã, culto doméstico e os momentos devocionais em família são todos grandes bênçãos! As verdades da Escritura que esses reformadores lutaram muito para descobrir e ensinar aos outros são ensinadas a você. Algumas dessas verdades são simples; outras são mais difíceis, mas todas elas são grandes bênçãos.

Podemos ler a Bíblia hoje por causa do sangue que homens e mulheres de Deus derramaram no passado. Deus usou os reformadores para trazer luz em um mundo escuro. Agradeça a Deus pelas bênçãos que Ele tem te dado graciosamente! Mais importante ainda, peça ao Espírito Santo que derrame a Sua luz em sua alma. Quão terrível seria se você, tendo todas estas bênçãos, rejeitasse o Senhor Jesus! Se você não tem a luz do evangelho brilhando em seu coração, vá imediatamente ao Senhor Jesus Cristo, a fonte da luz. Ele terá prazer em brilhar a luz da salvação em seu coração e te afastar das trevas do pecado e da morte. “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12). “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Efésios 5:14).

2014-10-23

 

 

_____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Outubro de 2007), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa