Você tem ideia do que essa palavra comprida significa? Significa adiar o que você deveria estar fazendo agora e esperar para fazer em uma outra hora.

Ellen tem algumas tarefas para realizar antes que o ônibus escolar chegue para pegá-la. Toda manhã ela limpa a mesa do café. Ela facilmente consegue deixar tudo pronto, bem antes que o ônibus chegue, se ela começar na hora certa. Mas o sol está brilhando no jardim, onde Ellen está brincando com seu irmãozinho Tiago. A qualquer momento que sua consciência sussurra: “Você deve entrar agora e rapidamente limpar a mesa, Ellen”, a sua mente responde: “Ah, ainda há bastante tempo. Eu posso correr e fazer isso em poucos minutos”. E então Ellen continua a brincar.

Um tempo depois, sua consciência fala mais alto: “Já é 7:30, Ellen; você realmente precisa ir”. “Bem, estou indo”, Ellen pensa em reposta, “estou indo daqui a pouco. Eu ainda tenho bastante tempo”.

“Ellen!” sua mãe chama da janela. “Entre e limpe a mesa, antes que o ônibus chegue!”

“Sim, mamãe, vou correr com Tiago só mais uma vez!” Ellen responde e corre dando risadas pelo jardim, seguindo o seu irmão.

“Oito horas!” ela exclama, olhando para o relógio. Ela está suada e sem fôlego quando finalmente corre para dentro de casa. “Eu não tinha ideia que já estava tão tarde!”

Cansada e às pressas, Ellen olha para os pratos e tigelas em desordem, a caixa de cereais, a manteiga, a geleia, e as migalhas de pão. Cinco minutos é pouco para tudo que ela precisa fazer! Os pratos fazem barulho a medida que ela os empilha rapidamente, a caixa de cereal parece sentir um estranho prazer ao cair e derramar, e as migalhas são empurradas da mesa para o chão. Com uma última rápida passada de pano na mesa, Ellen ouve o ônibus parar em frente à sua casa. Sua mãe apenas lhe dá um rápido abraço, e Ellen se apressa em sair da casa.

E esse é o problema com as crianças (e adultos) que estão continuamente adiando as coisas. Eles sempre pensam que têm tempo suficiente. Eles esperam até o último minuto para começarem a fazer a sua tarefa, e como resultado, ela é frequentemente feita às pressas e pela metade, e não agrada o Senhor.

Uma maneira muito melhor de fazer as coisas é começar tudo na hora certa, e terminar na hora certa. Não somente fazer tudo, mas fazer bem feito!

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando (Tiago 4:17).

 

_________________

andrea-scholten*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Julho/Agosto de 2016) , traduzido com permissão do editor.
**Andrea é professora e escritora para crianças. Ela é casada com Josh Scholten e vivem em Grand Rapids, Michigan. Eles são membros da Heritage Netherlands Reformed Church.

*** Tradução: Mara Davis