naturezaA mochila de Nick estava largada perto da parede; não tinha sido tocada desde o dia que ele entrou de férias. Ele jogou a bola contra a parede na frente da sua cama e ficou quicando. As férias tinham começado bem. Ele tinha lido livros, dormido, feito algumas tarefas para a sua mãe e para o seu pai, e aprendido alguns truques de skate. Mas agora os dias pareciam estar se prolongando infinitamente. Ele bocejou; sua vida parecia tão comum, tão chata. “Eu gostaria que algo emocionante acontecesse por aqui”, pensou.

Aposto que você já se sentiu como Nick antes. Alguns dias parecem chatos e nós pensamos que a aventura e a vida estão em algum outro lugar lá fora, com outras pessoas. Mas a verdade é que você recebeu um presente fascinante que pode lentamente desembrulhar, descobrir e desfrutar a cada dia: é o mundo ao seu redor!

Desde a mais jovem formiga que caminha pelo balcão da cozinha até a tempestade trovejante que te acorda no meio da noite, a criação está bradando diante da glória de Deus, testemunhando de seu Criador. Esta não é uma ideia nova; dois mil anos atrás, o apóstolo Paulo explicou esta verdade aos gentios em Listra (Atos 14: 17-18). Não importa se você está no topo do Monte Everest ou nos campos de milho de Iowa, a criação está repleta de evidências e da glória do Criador. Você enxerga isso? Ouve isso?

Quando você acordar e se levantar para o café da manhã, olhe pela janela. Os pássaros que bicam a grama estão ali para que você possa vê-los e apreciá-los. Eles testemunham de Deus para você! Quando você acampar no quintal, ouça o coro dos grilos e admire a incrível diversidade de sons que enchem a noite. Enquanto você estiver pescando em algum lago, olhe para as rochas escarpadas cheias de musgos e encontre pequenos seres vivos escondidos nas rachaduras. Ele encheu cada centímetro da terra com vida fascinante. Estes são presentes de Deus para você; você está aproveitando isso? Você procura conhecer sobre a criatividade de Deus e seus complexos projetos?

Se estamos entediados ou pensando que Deus é chato, é só porque estamos fechando nossos olhos e ouvidos para o mundo que nos rodeia, transbordando e cantarolando com os ritmos da vida. Se os nossos olhos estiverem abertos para ver Seu testemunho na criação, ficaremos cheios de temor e admiração.

Você pode imaginar a quantidade de água no oceano? Nós só podemos levar um balde de cada vez, mas Ele “ajunta em montão as águas do mar; e em reservatório encerra as grandes vagas” (Salmo 33:7). Você já tomou conta de um animal de estimação? Os meus filhos estão cuidando de três pintinhos. Eles dão muito trabalho. As crianças ficam ocupadas dando comida, certificando-se de que eles têm água, e mantendo guaxinins longe da gaiola! O Senhor cuida de cada criatura no mundo. “Ele dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam” (Salmo 147:9). Isso não faz o seu coração cantar o mesmo que Davi: “Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir” (Salmo 147:5)?

Há tanta coisa para aprendermos sobre o caráter de Deus à medida que estudamos Sua criação. Romanos nos diz que a criação nos ensina sobre os atributos de Deus (Romanos 1:20). Procure alguma coisa em seu tempo livre, explorando o mundo ao seu redor. Jonathan Edwards fez isso intencionalmente, mantendo um caderno chamado Caderno da Natureza. Ele observava a criação e fazia perguntas sobre ela para que ele pudesse pensar sobre Deus e sobre Seu caráter. Isso o fez crescer em admiração e louvor a Deus.

Por que você não começa um caderno também? Comece a escrever uma página a cada dia. Faça desenhos do que você observar; as linhas de uma árvore, algumas trilhas na sujeira, patos mergulhando suas cabeças, ou as estrelas no céu durante a noite. Em seguida, escreva algumas perguntas embaixo como: “Como patos flutuam?” “Porque esta árvore é vermelha por dentro?” “O ​​que isso me diz sobre quem é Deus?” “Como Deus pode conhecer todas as estrelas pelo nome?” À noite, enquanto você faz seu devocional, adicione versículos sobre a criação em seu caderno; há muitos (veja Jó e Salmos)! E, quando você for dormir, medite sobre o seu Criador.

Deus é tão disposto a Se revelar aos pecadores que Ele não para com a criação apenas. Temos a Sua Palavra! E nós podemos conhecer o Seu Filho, Jesus Cristo, que é a “expressão exata do seu Ser” (Hebreus 1:3). Ele é a revelação e o testemunho pleno de Deus. Você consegue ver que Ele deseja que você O conheça?

Que você possa crescer em se maravilhar com Suas obras e na alegria da Sua salvação enquanto você explora estes presentes. Espero que seu coração transborde com louvor na medida em que você considera o cuidado de Deus em dar-lhe a Criação, a Palavra, e Seu Filho – tudo para que você O conheça.

2015-03-12

 

___________________

Captura de Tela 2013-09-04 às 11.45.57 PM*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Julho de 2014), traduzido com permissão do editor.

Kara Dedert é esposa de Darryl e mãe de Sophie, Noah, Evelyn e Calvin. Ela foi missionária por 5 anos no Cambodja ao lado de seu marido, onde o casal pretendia passar a vida inteira, mas ambos precisaram voltar aos Estados Unidos quando seu filho mais novo, Calvin, foi diagnosticado com Desordem de Migração Neuronal e Malformações Cerebrais Graves. Ela mantêm o blog En Route e escreve esporadicamente no Not Alone. Eles congregam na Heritage Netherlands Refomed Congregation em Grand Rapids, MI.

*tradução: Arielle Pedrosa