obediênciaLeitura sugerida: Efésios 6:1-9

1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.
2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),
3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.
5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,
6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;
7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,
8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.
9 E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.

 

Deus criou tudo e é Rei sobre tudo. Porém, Ele escolheu nos governar por meio de outros. Ainda que tenha autoridade máxima ou suprema, Ele designa outros para governarem em diferentes esferas da vida. Por exemplo, Deus proveu pais e mães para governarem em nossas famílias, professores em nossas escolas, diretores em nossos negócios, oficiais em nossas igrejas, e oficiais eleitos em nossos governos civis.

Como devo responder àqueles que Deus colocou como autoridade sobre mim? Nós devemos:

  1. Honrá-los: Mostrar-lhes o devido respeito pela posição na qual Deus os tem colocado (v. 2).
  2. Prontamente obedecê-los: Fazer cuidadosamente aquilo que me mandam fazer, e não fazer o que é proibido (v. 1).
  3. Servi-los com prazer: Servir de todo o coração; não de má vontade, de forma relutante ou hipócrita (v. 5-6).
  4. Suportar suas fraquezas pacientemente: Não criticá-los ou desrespeitá-los por causa dos seus erros ou inconsistências (1 Pedro 2: 18-19)
  5. Orar por eles: Reconhecer que necessitam da ajuda de Deus para governar bem e realizar seus deveres como Deus os instruiu a fazer e os responsabilizou (1 Timóteo 2: 1-2).

Você já pensou “E se a pessoa com autoridade me diz para fazer uma coisa, mas ela mesma não vive desse jeito?” Você ainda é chamado a obedecer. É difícil fazer isso, mas Efésios 6: 1-9 pode te ajudar. O texto fala sobre obedecer aqueles com autoridade “no Senhor”, e obedecer de coração “como a Cristo”, e “fazendo a vontade de Deus de coração”. Concentre-se em um Deus digno e um perfeito Cristo, não em uma pessoa imperfeita que está em posição de autoridade.

A única situação em que nós não devemos obedecer as autoridades sobre nós é quando elas nos mandam fazer algo que vai contra o mandamento de Deus, ou quando nos proíbem de fazer algo que Deus nos ordena fazer (Atos 4: 18-19). Deus é o Rei maior. Em todas as outras situações, nós temos que obedecer no Senhor, pois isso é justo (v. 1).

Você está orando por um espírito de obediência para com aqueles que têm posição de autoridade sobre você? Você também está orando por eles? O que você pode usar como ajuda para obedecer com mais disposição as figuras de autoridade que não agem tão respeitosamente como outras?

2015-02-19

 

___________________

* Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Março/2014) , traduzido com permissão do editor.

** James Beeke é membro da  Heritage Reformed Congregation em Chiliwack, B.C.  e consultor internacional em educação. Ele é casado com Ruth, tem 5 filhos e 17 netos.

***Tradução: Márcia Manuela