Um conde Alemão estava tão convicto de sua vida pecaminosa que decidiu se tornar um monge. Alguém contou para ele sobre um mosteiro que ficava a aproximadamente dois mil e quatrocentos quilômetros de distância, onde o castigo era severo e a disciplina era rigorosa. O nobre acreditava que por meio de castigo e disciplina ele seria capaz de expiar seus pecados e acalmar a sua consciência. Então, a longa e difícil viagem foi feita e, afinal, ele chegou ao mosteiro. O conde tocou a campainha e, um velho monge abriu o portão.

Depois de receber uma refeição e um abrigo para a noite, o conde contou ao monge a sua história. Para sua grande surpresa, o monge respondeu, “Se você deseja expiação para o seu pecado, você veio ao lugar errado. Cristo terminou a obra de expiação, e não restou nada para você fazer.” Esse monge tinha aprendido a mesma lição que Martinho Lutero aprendeu: “o justo viverá por fé” (Romanos 1:17b). Com grande alegria, o jovem conde recebeu instruções do velho monge sobre a salvação por Cristo somente. E, então, retornou a Alemanha, salvo pela graça.

 

____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Setembro de 2014), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Mara Davis