Fonte da Imagem: Pinterest

Imagine ter uma chance de ser um príncipe em um grande reino! Você poderia morar em um palácio. Teria muitas coisas para se alegrar e servos para servir você. As pessoas o reverenciariam e respeitariam. Você seria famoso. Muitos sonham em ser um príncipe. Muito tempo atrás, Moisés foi um príncipe — por um tempo. Mas ele aprendeu que ser uma criança de Deus era ainda mais especial. Vamos aprender com esse jovem menino, Moisés.

Moisés nasceu em uma família de escravos.Seus pais moravam no Egito. O rei do Egito, Faraó, ordenou que os Israelitas trabalhassem duro, construindo grandes edifícios para ele. O pai de Moisés era chicoteado quando não trabalhava duro o bastante. Ainda pior, Faraó temia que os Israelitas se tornassem muito poderosos, então ordenou que todos os bebês meninos fossem jogados no Rio Nilo. Quando a mãe de Moisés estava esperando um bebê, ela deve ter pensado: será que o bebê é menino ou menina? Será se ele vai ser jogado no Nilo ou será que ela conseguirá viver? Então o bebê nasceu. Era um menino! Seus pais o chamaram de Moisés e o esconderam dos Egípcios.

Como sua vida deve ser diferente!Provavelmente ninguém pensou em te matar quando você nasceu. Certamente seu pai não é um escravo. Você não deve viver na miséria. Você não deveria ser agradecido a Deus por esses presentes?

Moisés também tinha motivo para ser agradecido por algo muito especial. Ele tinha pais que confiavam, temiam e amavam o Senhor. Ter pais assim é melhor do que ter pais que te dão muitas coisas, mas não se preocupam com sua alma. Hebreus 11: 23 diz: “Pela fé, Moisés, apenas nascido, foi ocultado por seus pais, durante três meses, porque viram que a criança era formosa; também não ficaram amedrontados pelo decreto do rei”.

Eles sabiam que Deus não lhes havia dado esse filho para que eles o entregassem para ser morto pelos malvados egípcios.Ele nasceu para ser criado no temor de Deus. Deus prometeu que os Israelitas não seriam destruídos no Egito, mas que eles voltariam para a Terra Prometida.

Quando Moisés era bem jovem sua mãe compreendeu quão perigoso era tê-lo em casa, então ela o colocou em um cesto de junco e o pôs para flutuar no rio. Fazendo isso, ela colocou Moisés nas mãos de Deus, para cuidar dele. E Deus cuidou dele. Você conhece a história de como a princesa achou Moisés e quis criar ele.

Então Miriam, sua irmã, disse que conhecia alguém que poderia cuidar dele até ele poder ir para o palácio. Essa era a sua própria mãe!

Isso nos ensina que estamos seguros quando estamos nas mãos de Deus. Ele cuida daqueles que confiam Nele.

Assim Moisés pôde passar seus primeiros anos com seus pais. O que eles fizeram por ele? Eles cuidaram dele, o alimentaram, vestiram, mas especialmente o ensinaram sobre o Senhor. Falaram para Moisés que existe somente um Deus e que os deuses dos Egípcios são feitos por mãos de homens.  Eles falaram sobre sua própria pecaminosidade e sobre Deus purificar os pecados e salvar do julgamento. Falaram sobre como Deus é Digno de ser buscado, crido e amado. Isso foi tão especial!

Quando Moisés ainda era jovem, ele teve que deixar sua casinha simples e irpara o grande palácio da princesa. Tudo parecia melhor lá. Mas lá ele não ouvia mais sobre o Deus de Israel. As pessoas dali não temiam a Deus. Eles viviam em pecado. Que diferença! Ele iria esquecero que seus pais o ensinaram? Não, ele não poderia esquecer o Senhor.

Você deve ser muito agradecido por poder ser ensinado sobre Deus no seu lar, mas você também irá para lugares e se encontrará com pessoas que não temem a Deus. Isso é muito triste. Você, então, se tornará como eles? Você vai falar como eles e agir como eles, e se esquecerá de Deus? Ou você sempre se lembrará do que você tem sido ensinado? Você só faz coisas boas porque seus pais estão ali para dizerem para você as fazer? Ou você desejará orar a Deus e andar no caminho dEle mesmo que ninguém ao seu redor faça isso?

Quando Moisés ficou mais velho ele não quis mais ser um príncipe num palácio estrangeiro e se alegrar nos prazeres do pecado. Ele escolheu fazer parte do povo escravo — porque eles eram o povo de Deus. Ele sabia que eles eram abençoados e verdadeiramente felizes porque eles tinham Deus para salvá-los, cuidar deles e os abençoar.

Crianças, que sua canção seja:

Oh, Senhor, lembra-te de mim em sua graça,
Permite-me ver tua salvação;
A graça que mostrastes aos Santos.
Revela também a mim.
Deixe-me ver o bem do teu povo
E na alegria dele me regozijar.

(Baseado no Salmo 106)

____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, Julho/Agosto de 2017, pg. 147, traduzido com permissão do editor.

**Rev. David H. Kranendonk é o pastor Free Reformed Church do Condado de Oxford, Ontário, Canadá, depois de ter servido pela primeira vez a Free Reformed Church of Bornholm (2003-2013). Ele recebeu seu título de Mestre em Divindade do Puritan Reformed Theological Seminary em maio de 2003 e seu título de Mestre em Teologia do Calvin Theological Seminary em maio de 2008.

*** Tradução: Sara Botelho. Revisão: Paula Ximenes