substitutoCrianças, vocês já ouviram histórias sobre a morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Todos os quatro evangelhos contam-nos alguns dos detalhes que envolveram este importante momento na história. Na noite antes de ser crucificado, Jesus comeu a Páscoa com seus discípulos, e depois foi para o Monte das Oliveiras no Jardim do Getsêmani, onde Judas traiu seu Mestre (Mateus 26:30,36).

Jesus não correu e se escondeu, mas “sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se” para receber seus captores (João 18:4). Jesus não estava com medo; Ele era o Cordeiro de Deus, que Se entregou voluntariamente como sacrifício pelo pecado de Seu povo. Ele não era fraco ou impotente. Ele perguntou aos homens: “A quem buscais?” (v.4) e quando eles responderam que estavam procurando por Jesus, Ele disse calmamente: “Sou eu” (v.5). O Salvador mostrou Seu poder divino quando os homens “recuaram e caíram por terra” (v. 6). Apenas uma palavra do Filho de Deus levou aqueles homens armados ao chão. Mas, eles estavam tão determinados a destruir o Senhor Jesus, que isso não pareceu ter qualquer efeito sobre eles. Eles se levantaram e continuaram com seu plano mortal. Jesus repetiu a pergunta, e os homens deram a mesma resposta. Mais uma vez, Jesus respondeu calmamente. Ele não gritou ou xingou-os, mas declarou de forma soberana: “Já vos declarei que sou eu; se é a mim, pois, que buscais, deixai ir estes ” (v.8).

É importante notar que Jesus não implorou àqueles homens ímpios que dessem liberdade para seus discípulos; Ele exigiu que os deixassem ir. Esta é uma bela imagem da expiação substitutiva. A palavra “substituto” é a raiz da palavra “substitutiva”. Um professor “substituto” toma o lugar do seu professor por um certo tempo, por exemplo. “Substituir”, significa  tomar o lugar de alguém ou de alguma coisa. “Expiação” significa reparar ou pagar por algo. Então, “expiação substitutiva” significa pagar o preço pela dívida de outra pessoa.

Nós somos pecadores, e nossos pecados têm consequências. A consequência do pecado é a morte. Em Seu amor e compaixão, Deus enviou o Seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para ser o substituto para o seu povo. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). Jesus se ofereceu para fazer o pagamento pelo pecado no lugar de pecadores indignos, para que eles pudessem receber a vida eterna em vez de morte eterna. Quando Jesus disse: “Já vos declarei que sou eu; se é a mim, pois, que buscais, deixai ir estes” (v.8), isto foi uma bela ilustração de Cristo como o substituto para o Seu povo. Jesus se ofereceu para sofrer e morrer pelo pecado, para que o Seu povo pudesse ser livre.

O que precisamos fazer para receber este dom da salvação? Como conseguimos as qualidades necessárias para ter Cristo como nosso substituto? Devemos tentar ser bons com todas as nossas forças? Será que Deus escolhe apenas as melhores pessoas — aquelas que são muito religiosas, bem-comportadas, bondosas e amorosas? Não. Você só precisa olhar para o comportamento dos discípulos para perceber que Jesus não deu Sua vida por pessoas boas. Pouco antes daqueles inimigos prenderem a Jesus, seus discípulos estavam discutindo sobre qual deles era o maior (Lucas 22:24). Imediatamente depois de Jesus ser capturado por Judas e seus homens, os discípulos “O abandonaram e fugiram” (Marcos 14:50). Depois de verem o poder de Jesus e ouvirem Suas palavras, os discípulos não confiaram nem acreditaram Nele; eles fugiram, temendo por sua própria segurança, deixando seu Mestre nas mãos dos inimigos.

Jesus morreu por esse tipo de pessoa: pecadores que de forma alguma merecem o amor e o perdão de Deus. Jesus morreu por pessoas que O insultaram e ridicularizaram, questionaram Seu poder e autoridade, escarneceram Dele e O humilharam, pensaram que eram mais justos e mais agradáveis a Deus do que o próprio Jesus, e deixaram-No sofrer e morrer sozinho — pessoas como você e eu. Não pense que você teria se comportado melhor do que os discípulos, porque todos nós temos a mesma maldade morando em nossos corações. Nenhum de nós quer ver a si mesmo como somos vistos por Deus. É por isso que precisamos que o Espírito Santo abra os nossos olhos, para que possamos ver o que existe em nossos corações, e para que possamos entender por que precisamos que um Salvador pague o preço do pecado em nosso lugar. Precisamos de humildade e graça para nos arrependermos, e precisamos do sangue de Cristo para lavar os nossos pecados e nos fazer puros e aceitáveis diante de nosso Deus santo.

Queridos, vocês estão lavados no sangue do Salvador? Ele pagou o preço por você também? Jesus te libertou da maldição do pecado? Espero que você não pense que não precisa das vestes brancas de justiça que só podem ser conseguidas por meio do Cordeiro de Deus. Ou então, você é como os fariseus que pensavam que poderiam agradar a Deus por suas boas obras. Você está adiando sua salvação para quando você for mais velho? Então você é como o rico insensato (Lucas 12), que estava preocupado apenas com esta vida. Não se engane pensando que você é muito jovem ou que você não é tão mal ou que você ainda tem tempo de sobra. Ajoelhe-se de uma vez e confesse a sua insensatez e seu pecado para o Salvador hoje! Peça ao Espírito Santo que opere arrependimento e fé em seu coração agora, enquanto você é jovem. Agradeça ao Pai pelo dom precioso de Seu Filho. Deus é bondoso e misericordioso, e Ele ama responder as orações de crianças que Lhe pedem Sua salvação gratuita. “Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham” (Provérbios 8:17).

2015-06-11

 

____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Março de 2011), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa